quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Gol da Chevrolet!


Maior que o Celta, menor que o Agile, Onix chega para sacudir o segmento dos compactos. Atração no Salão’2012, hatchback terá quatro versões e duas opções de motor

Sucessor definitivo do Corsa hatch no Brasil, o Onix foi apresentado à imprensa na quarta-feira, mas informações oficiais do novo compacto só serão liberadas nos próximos dias. Enquanto o lançamento não é revelado por completo, a Chevrolet confirmou que o CEO mundial do grupo General Motors, Dan Akerson, participa da apresentação do modelo no país. Dois novos desenhos adiantam como serão o painel e a traseira do carro.

O Onix é um projeto totalmente desenvolvido pela engenharia local da marca, sobre a mesma plataforma do Sonic – que continuará posicionado acima do Agile. Principal atração da marca norte-americana durante o Salão do Automóvel de São Paulo, ele estará à venda logo após em novembro. O hatch terá como concorrentes os líderes de vendas Volkswagen Gol, Fiat Uno e os recém lançados Hyundai HB20 e Toyota Etios. A produção será em Gravataí (RS), mesma unidade de onde saem o Celta e o sedã Prima, o que indica que o Onix ainda poderá substituir o primeiro a longo prazo. Uma versão sedã do novo compacto está prevista para o início de 2013, “matando” o Prisma.


Imagens publicadas pelo blog AutosSegredos dias atrás revelaram o desenho do Onix por completo e sua gama, composta de quatro versões de acabamento e duas opções de motor: 1.0 LS, 1.0 LT, 1.4 LT e 1.4 LTZ. Enquanto o Onix básico apresenta uma aparência espartana, o topo de linha virá com grade frontal com apliques cromados, faróis de máscara negra, rodas de liga leve diamantadas, aerofólio e vidros escurecidos, dentre outros. Exceto na dianteira, a carroceria do compacto lembra muito a do Gol, seu principal rival.

A Chevrolet já havia anunciado que o compacto trará inovações ao segmento. A lista de equipamentos inclui o sistema multimídia MyLink, com tela LCD sensível ao toque instalada no console central. Outro recurso inexistente na concorrência é o câmbio automático de seis velocidades, o mesmo que equipa o sedã médio Cruze. Os preços devem variar de R$ 28 mil a R$ 42 mil.


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Primeiro dia de vendas do HB20 é problemático

Enquanto a Chevolet exibia o Onix pela primeira vez, a Hyundai iniciava as vendas do HB20 em uma rede de 120 concessionárias independentes. Identificadas pelo portal de entrada na cor azul e a logomarca da Hyundai Brasil, as lojas estão aptas a vender apenas o hatch, enquanto o importador Caoa continuará comercializando os modelos importados. Do total de revendas, 13 ficam em Minas Gerais, mas nem todas estavam funcionando na quarta-feira. Em Belo Horizonte, nenhuma das duas concessionárias atendeu os telefonemas. Dias atrás, um leitor (e cliente em potencial) foi proibido de tirar fotos do lançamento em Divinópolis. Numa revenda de São Paulo, o HB20 1.6 automático foi oferecido por R$ 50.500, sobrepreço de R$ 2.505. Em Goiânia e Rio de Janeiro todas as unidades foram vendidas e a lista de espera varia de 60 a 90 dias.

Com os pés no chão


Segunda geração do Mercedes-Benz Classe B chega mais esportiva e distante do estilo de minivan

O pontapé inicial da Mercedes-Benz na criação de uma nova família de carros compactos foi dado com o Classe A. A terceira geração do carro virou hatchback e em nada lembra o monovolume que, diante uma frustrada estratégia de vendas, acabou não vingando no Brasil no início da década passada. Com o novo Classe B, a marca alemã prossegue sua guinada por produtos mais atraentes neste promissor mercado, porta de entrada para jovens compradores. Em duas versões equipadas com motor 1.6 turbo de 156 cv (cavalos) e uma nova transmissão automática de sete velocidades e dupla embreagem, o modelo parte de R$ 115.900.

Sua plataforma faz parte da NGCC, nome dado à nova geração de compactos que também dará vida a um sedã inspirado no A um utilitário-esportivo. Graças ao reposicionamento do motor, agora mais à frente do eixo dianteiro, o Classe B evoluiu na distância entre-eixos e, por consequência, espaço interno. Outros aspectos importantes foram o rebaixamento do teto em quase cinco centímetros e a altura dos bancos em relação ao solo (menos 86 mm) para facilitar a entrada e saída dos passageiros.


Com as novas medidas, a minivan ficou com aparência dinâmica. O capô flui até a primeira coluna, acima dos faróis prolongados, e o teto desce suavemente até o spoiler traseiro. Atrás, ganho de área envidraçada com a tampa do porta-malas maior. A borda inferior da carroceria ostenta saias dinâmicas que, juntamente com os ressaltos laterais, adicionam um toque de esportividade. O resultado do conjunto é um coeficiente aerodinâmico reduzido, de 0,26 cx.

O painel de instrumentos tem acabamento em couro sintético, com três grandes saídas de ar arredondadas, ao centro, e tela digital. O volante também revestido de couro, com elemento cromado em prata no raio do meio, a instrumentação com quatro mostradores analógicos redondos e ponteiros suspensos na posição seis horas, além dos bancos com costuras contrastantes, enfatizam a nova personalidade. Atendendo a pedidos de clientes, a posição dos assentos ficou mais ereta. Ao mesmo tempo, o espaço para a cabeça foi melhorado. Com espaço livre de 1.047 mm na frente e 976 mm de espaço para as pernas no banco traseiro, a nova Classe B se aproxima do habitáculo dos sedãs E e S. No porta-malas há espaço para 488 litros de bagagem.


O motor 1.6 a gasolina de quatro cilindros é inteiramente novo. Alimentado pelo sistema de injeção direta de terceira geração da Mercedes-Benz, foi projetado tanto para instalação transversal quanto longitudinal. No B200 Turbo é capaz de acelerar até 100 km/h em torno de 8,4 segundos e alcançar uma máxima de 220 km/h.

Câmbio versátil
Tão importante quando o desenvolvimento da nova unidade de força foi a aplicação da transmissão automática de dupla embreagem 7G-DCT. Extremamente compacta, graças às sete marchas, ela faz as trocas de marchas sem trancos, combinando o conforto de uma transmissão automática com a eficiência de uma manual – as trocas também podem ser feitas por meio de borboletas localizadas junto ao volante. No modo automático, a tradicional alavanca de marchas foi substituída pelo sistema Direct Select, que permite a operação de funções por meio de uma haste posicionada atrás do volante. A solução, em conjunto com a adoção de freio de estacionamento com acionamento elétrico, libera uma grande área no console central, convertida em porta-objetos, aumentando a versatilidade da minivan.


Três recursos permitiram um incremento no desempenho sem comprometer a estabilidade ou o conforto: o centro de gravidade mais baixo, a nova suspensão traseira independente com quatro braços e a última geração do ESP, programa eletrônico de estabilidade. Outro importante avanço na segurança é o Attention Assist, que detecta mudanças de comportamento do condutor possivelmente causadas por sonolência e sugere uma parada para descanso. Também de série é o aviso eletrônico da eventual perda de pressão dos pneus.

O lado familiar é reforçado pela presença do sistema Isofix de fixação para cadeirinhas infantis. Para facilitar nas balizas há ainda o Active Park Assist, auxiliar de estacionamento que possibilita sair da vaga também automaticamente, caso tenha entrado na vaga com o assistente. Facilidades para nenhuma mamãe motorista de monovolume botar defeito.


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Ficha técnica
Mercedes-Benz Classe B 2013


Motor – Quatro cilindros em linha, 1.595 cm³, a gasolina, com turbo e injeção direta de combustível; potência de 156 cv a 5.300 rpm
Transmissão – Automática de sete velocidades
Aceleração até 100 km/h – 8,4 segundos
Máxima – 220 km/h (limitada eletronicamente)
Direção – Assistência elétrica
Dimensões – 4,35 metros de comprimento; 2,01m de largura; 1,55m de altura
Porta-malas – Não informado

Equipamentos de série
B 200 Turbo (R$ 115.900)   
Acabamento do forro do teto cinza
Áudio 20
Ar condicionado Thermatic   
Moldura com acabamento matrix
Pacote de iluminação   
Pneus Run Flat   
Rodas aro 16
Tempomat   
Volante multifuncional com shift paddles   

B 200 Turbo Sport (R$ 129.900)   
Acabamento do forro do teto cinza
Active Park Assist   
Áudio 20
Ar condicionado Thermatic   
Bancos de couro sintético ártico   
Discos de freio perfurados com pinças em cinza e logotipo Mercedes-Benz
Faróis bi-xenônio com LEDs   
Moldura com acabamento colméia
Pacote de iluminação   
Pacote Sport   
Pacote Night
Pneus Run Flat   
Rodas aro 18
Suspensão Avantgarde   
Tempomat   
Volante multifuncional com shift paddles