terça-feira, 23 de outubro de 2012

Salão'2012: Chinesa Haima estreia no Brasil com três modelos


Haima 2 GLS

Antiga parceira da japonesa Mazda – base para a maioria dos modelos – a chinesa Haima faz sua estreia no Brasil com uma linha composta por três modelos e a promessa de lançar outros dois até 2013. Todos tem na ampla lista de equipamentos de série o grande diferencial. O carro de entrada é o 2 GLS, hatchback derivado do Mazda 2 equipado com motor 1.5 de 105 cv (cavalos). A partir de R$ 39.900, ele vem com airbags frontais, ar-condicionado, direção hidráulica, freios ABS e EBD, rádio com CD MP3 e entradas USB, trio elétrico, rodas de liga leve e volante com comandos do sistema de som. A seguir aparece o sedã 3 GLS. Remodelado no mercado chinês em abril, ele vem com motor 1.6 de 118 cv a R$ 49.800.

A terceira aposta inicial da marca é o utilitário-esportivo Haima 7. Em duas versões (GLX e GLS, a partir de R$ 59.800) o jipão também aposta no conteúdo para rivalizar com Ford EcoSport e Renault Duster, líderes de vendas do segmento no país. Para isso, também traz um motor 2.0 de 110 cv, câmbio manual ou automático, teto solar elétrico de série, controle de tração e airbag de cortina na versão mais cara. No próximo ano virão o subcompacto 1 GLS, 1.0 de 55 cv, e o 2 na versão esportiva Sport.


Haima 7

 “A Haima considera o Brasil, juntamente com a Rússia, um dos mercados-chaves para o desenvolvimento e crescimento mundial da marca, que atualmente produz cerca de 300.000 carros por ano”, afirma Abdul Ibraimo, CEO da importadora Districar, também responsável pelas marcas Changan (antiga Chana), e a SsangYong no mercado brasileiro.

Fundada em 1988, a Haima faz parte do grupo Faw, conglomerado chinês que tem como parceiros a Mazda, a Toyota e a Volkswagen. A criação surgiu exatamente de uma joint-venture para produção de carros da Mazda, que durou 15 anos. Como resultado, exibe um DNA fortemente integrado ao da marca japonesa. De início serão 10 concessionárias no Brasil, mas a Districar planeja abrir outras 15 revendas até dezembro do ano que vem.


Haima 1

A Districar aproveita o Salão do Automóvel’2012 para lançar ainda os SsangYong Actyon Sports e Rexton W remodelado, o sedã de luxo Chairman W, e sete modelos da Changan: a linha de microvans Star (Picape Star CS, Star Family e Star Utility), à venda em janeiro, o subcompacto Mini Benni, o sedã Alsvin, o monovolume CX20 e o sedã C201.


Changan CX20

Salão'2012: Estudo da Troller sugere novo T4


Lado a lado com a linha 2013 do T4, a Troller - marca pertencente ao grupo Ford – expôe o conceito TR-X. Criado no Centro de Design da marca do oval azul, o modelo exibe formas musculosas que sugerem como será a segunda geração do jipão. Com para-lamas mais altos, largos e imponentes, ele traz faróis e lanternas com LEDs (diodos emissores de luz). A cor verde fosca faz referência ao contato com a natureza, um dos preceitos levados a sério pelos troleiros, como são chamados os proprietários do modelo adepto das trilhas. "Buscamos criar um conceito que simbolizasse a essência da Troller", aponta o chefe de Design da Ford, João Marcos Ramos. O estande da marca também expõe três versões customizadas do T4: a Praia e a Acessórios, preparadas para mostrar as diversas possibilidades de personalização do utilitário (com itens como suporte para prancha, capa dos bancos em neoprene, engate traseiro e bagageiro Expedition) e o Troller Ben 10, com adesivagem especial voltada ao público infantil, fã do personagem de desenho animado.