sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Câmbio em ascensão - Automatizados se popularizam na faixa de R$ 35 mil com Palio e Gol



Tão confortável quanto um automático, mas com preço inferior, o câmbio automatizado se populariza entre os carros nacionais. Se em 2000 ele representava 2% das unidades produzidas no país e era oferecido em versões mais caras, hoje já é possível escolher entre 32 opções, com modelos vendidos a partir de cerca de R$ 35 mil, como os recém-lançados Palio e Siena 1.8 Dualogic, Gol e Voyage 1.6 I-Motion. Uma faixa que promete fechar 2009 com 8% de participação nas vendas.

O conforto, a facilidade de uso e opções de trocas esportivas, manuais e automáticas são as principais virtudes deste tipo de transmissão, que aposta num custo de manutenção menor, justamente por ser baseada em um câmbio manual. Nela, o comando manual foi substituído por um conjunto de atuadores eletroidráulicos comandados por uma central eletrônica, e o pedal de embreagem foi abolido, pois o funcionamento é totalmente automático.

Como funciona
O controle da transmissão é feito pela central de comando eletrônico (TCU, do inglês Transmission Control Unit), que avalia as condições de uso do carro e comanda os acionadores eletroidráulicos, movimentando a embreagem e fazendo as trocas de marchas. A TCU trabalha em harmonia com a central de comando do motor (ECU, de Eletronic Control Unit), que reduz a rotação automaticamente durante as alterações de marcha. A posição do acelerador é passada para a ECU. Assim que a mudança é feita, a rotação do motor volta a ser administrada pelo motor.

Comparado ao câmbio manual convencional, o sistema I-Motion da Volkwagen custa R$ 2.476 a mais, menos da metade um câmbio automático seqüencial Tiptronic. Ou seja, nas versões básicas (há outras opções de acabamento), Gol e Voyage I-Motion passam a custar R$ 34.605 e R$ 37.090, na ordem. Palio e Siena Dualogic, oferecidos somente nos pacotes ELX e HLX, saem por R$ 37.630 e R$ 43.750, enquanto que o Stilo tem opções que variam de R$ 48.770 a R$ 65.610.



NA PRÁTICA
Saiba como operar um câmbio automatizado

O modo de condução é automático ou manual, onde as trocas são feitas por meio de um toque, para frente (+, o que aumenta) ou para trás (-, o que reduz) na alavanca de câmbio



Há cinco posições na alavanca:
N - neutro (ponto morto)
D - drive (do inglês direção, para guiar no modo automático)
M - manual
R- ré
S - condução esportiva




Borboletas no volante:
Também conhecidos como paddle shifts, os acionadores (opcionais) permitem trocar as marchas sem tirar as mãos do volante, por meio de um toque

Em possível fim de carreira, Golf de quarta geração ganha série especial Black Edition



Quando menos se esperava, a Volkswagen lança a série limitada Black Edition para o Golf. Equipada com motor 2.0 flex de 120 cv, ela se diferencia pelas rodas de liga-leve aro 17, faróis escurecidos e a cor exclusiva Preto Ninja. O volante foi herdado da extinta versão GTi e o câmbio é Tiptronic, automático seqüencial de seis velocidades. A estréia da série ocorre justamente quando surge a possibilidade da sexta geração do hatch médio começar a ser vendida no Brasil em 2010. O modelo nacional, reestilizado em 2007, ainda está na quarta geração. Preço: R$ 63.950.




Explorer e Ranger V6 são convocados às oficinas, mais de 12 anos depois da fabricação

A Ford demorou mais de 12 anos para descobrir uma falha no piloto automático do Explorer (ano/modelo 1995 a 1997) e Ranger (1995 a 2002) equipados com motor V6. Ambos são convocados para um recall. Há possibilidade de infiltração de fluido de freio na região interna do interruptor de desativação do sistema, o que pode ocasionar incêndio no compartimento do motor. A solução é a instalação um chicote adicional no circuito de desativação do controle de velocidade. Informações pelo telefone 0800 703 3673.

Pioneer lança quatro modelos de subwoofers



A Pioneer oferece os novos subwoofers TS-W258D2, TS-W258D4, TS-W308D2 e TS-W308D4, com potências de 350 e 400 W RMS e preços que variam de R$ 329 a R$ 399, na ordem. Os novos modelos são indicados a quem procura por batidas graves e potentes no interior do carro e permitem baixa distorção, mesmo em elevada pressão sonora. Fibras de aramida e basalto compõem suas estruturas. Segundo o fabricante, as ligações e a instalação são fáceis, devido ao posicionamento de todos os terminais no mesmo lado.

Motorgerais consolida presença em 10 jornais impressos de Minas



Mais dois jornais mineiros passam a publicar o conteúdo produzido por Motorgerais. O semanário Folha do Vale do Sapucaí, de Pouso Alegre, e Gazeta Livre, de Boa Esperança, marcam a publicação da coluna em 10 jornais impressos do estado. Somando ainda o notíciário eletrônico Estado Atual, de Conselheiro Lafaiete, Motorgerais está presente em 11 publicações, o que confirma sua proposta de levar informação especializada para leitores das mais variadas regiões do interior de Minas Gerais.

Para ler o conteúdo da Folha do Vale do Sapucaí, basta clicar aqui.

XC60 respondeu por 83% das vendas da Volvo no mercado brasileiro em outubro



À venda no Brasil desde janeiro, o XC60 já se tornou o Volvo mais vendido no país, e agora bate recordes de vendas entre os modelos do fabricante. Em outubro, o utilitário-esportivo emplacou 206 unidades, 83% de um volume de 246 veículos distribuídos pela Volvo no período. O resultado faz de outubro o melhor mês de vendas do XC60 no Brasil. Desde o início do ano, já foram vendidas 1.262 unidades do jipão, cerca de 70% do volume total de 1.828 unidades vendidas pela Volvo nos dez primeiros meses de 2009.

“No final do ano passado, projetamos uma meta de duas mil unidades no Brasil em 2009. Com o sucesso acima das expectativas alcançado pelo XC60, podemos prever um resultado melhor”, comenta Anders Norinder, presidente da Volvo Cars para a América Latina e Caribe. Para Norinder, a explicação para o sucesso do XC60 é o preço, entre R$ 138,5 mil e R$ 165,9 mil, o motor de 285 cv e a tração integral. A rede de concessionária, que passou de 11 no início de 2008 para 18 neste ano, é outro fator apontado pelo executivo.

Programa Audi Qualified tem garantia estendida para dois anos nos usados da marca



Prestes a completar 10 anos de existência, o programa Audi Qualified tem sua garantia estendida para dois anos, nos veículos usados do fabricante. Trata-se de um selo que garante a chegagem de 120 itens, como os de segurança. “Muitos dos nossos compradores financiam um usado em até 24 meses, por isso achamos importante oferecer essa tranqüilidade da garantia de dois anos”, afirma Marco Borrs, gerente do programa. Os seminovos de outras marcas continuam a ser oferecidos com um ano de garantia.

Só recebem o selo automóveis com no máximo cinco anos de uso ou 100 mil quilômetros rodados, sem histórico de acidentes. Necessariamente, têm de ser modelos que garantam alta tecnologia e sofisticação, como sedãs ou hatches médios muito bem equipados. Quem adquire um carro pelo programa também possui assistência do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) do Administrador da Garantia Qualified, além de uma ferramenta no site www.audi.com.br/seminovos, onde há acesso ao estoque nacional.

Kia vai correr pela primeira vez nos Estados Unidos, com o Cerato Koup



A Kia Motors vai construir e divulgar carros de corrida pela primeira vez nos Estados Unidos. A parceria com o Kinetic Group, anunciada nesta semana, oficializa a participação do fabricante com o modelo Cerato Koup no Grand 2010-AM Koni Sports Car Challenge Serie, categoria Tuner Street (ST). A competição utiliza produção baseada em carros de corrida e tem grande variedade de modelos europeus, norte-americanos e asiáticos, com restrições de peso e entrada de ar. Andy Lally e Nic Jönsson serão os pilotos das duas unidades que participarão das provas.

HSBC lança consórcio para modelos de luxo

 O HSBC Bank Brasil anuncia a chegada do primeiro consórcio de carros importados do setor financeiro do país, com créditos que variam de R$ 119,5 mil a R$ 234 mil e que têm como referência, modelos da Audi, BMW, Mercedes-Benz, Mini e Volkswagen. A taxa de administração é de 10% e o plano de pagamento pode ser feito em até 100 meses, além de ter um seguro de vida incluso. Nele, em caso de morte ou invalidez, o plano é quitado e os valores são devolvidos ao beneficiário do consorciado. Serão três contemplações por mês: uma por sorteio e duas por lance (dependendo da disponibilidade financeira do grupo), sendo que o cliente pode utilizar até 40% do valor total do crédito como lance.

Citroën oferece Xsara Picasso com bancos de couro e taxas de juros de 0%, durante novembro



Enquanto não é substituída pela C3 Picasso na linha de produtos nacionais da Citroën, a minivan Xsara Picasso é comercializada em condições atrativas a quem deseja um veículo espaçoso e com bom desempenho. Durante o mês de novembro, o fabricante oferece o modelo com bancos de couro grátis e taxas de juros de 0%, com financiamento de 36 parcelas de R$ 647 e 60% de entrada, para a versão 1.6 16v GLX. Desde que começou a ser produzido em Porto Real (RJ), há cerca de nove anos, o monovolume já comercializou 90 mil unidades no mercado brasileiro.