terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Cabines simples como a Amarok são para o trabalho


Diferente das picapes de cabine dupla, de uso variado, as simples do segmento médio estão cada vez mais voltadas para o trabalho. Verdadeiro nicho de mercado. A última novidade a chegar é a Volkswagen Amarok, que estreia em versão básica com motor 2.0 diesel de 122 cv (cavalos), câmbio manual de seis marchas, e opções de tração traseira (4x2) ou 4x4 (selecionável). Na caçamba ampla, o que mais interessa nesse tipo de modelo, há seis ganchos para fixar a carga. A capacidade varia de 1.232 kg para a Amarok 4x2, a 1.142 para a 4x4. Na cabine, há um espaço de 25 centímetros atrás dos bancos para acomodação de objetos ou ferramentas.

O design da Amarok cabine simples se diferencia pelos para-choques, maçanetas e retrovisores pretos. As rodas são de aço, aro 16. Há para-barro de série na configuração 4x4.
A lista de equipamentos inclui ar-condicionado, bancos de tecido, desembaçador do vidro traseiro, freios ABS, rádio CD MP3, volante regulável em altura e profundidade.


Ainda que o segmento ganhe novas opções a cada ano – em 2012 virão as novas gerações da Chevrolet S-10 e Ford Ranger – as vendas são pouco animadoras. De 2007 a 2010, as cabines simples tiveram sua participação de mercado reduzida de 6% para 3%, segundo dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Na linha Amarok, a cabine simples deverá responder de 15% a 20% das vendas.


[saiba mais]:
Reboque
A Amarok cabine simples pode tracionar reboques com até 2.460 kg

Concorrentes
Chevrolet S-10
Única flex, também é líder de vendas e parte de R$ 51.061 na versão 2.4 Advantage a gasolina (4x2)

Ford Ranger Sport
Por R$ 57.790, oferece design personalizado – com grade na cor da carroceria, rodas de liga-leve aro 16, faróis e lanternas escurecidos – e motor 2.3 a gasolina

Toyota Hilux
Também argentina, tem motor 2.5 diesel de 102 cv, a partir de R$ 85.690