sexta-feira, 4 de junho de 2010

Corrida pelo tempo - Criado como rali, Challenge Bibendum mostrou importância da mobilidade “verde” ao Brasil


Não por acaso a Michelin escolheu o país para sediar a 10ª edição do Challenge Bibendum. Depois de China, Estados Unidos e Japão, o evento que discute soluções de mobilidade sustentável passou pela primeira vez na América do Sul, entre domingo e quarta-feira, no Rio de Janeiro. O pioneirismo brasileiro em combustíveis renováveis, como o etanol, teve peso.

Foi o que garantiu o presidente mundial do fabricante de pneus, Michel Rollier, que disse ainda que a busca por uma indústria automobilística que não ameace o meio ambiente passa pelo Brasil. “Os desafios não são apenas criar uma mobilidade limpa, mas também mais segura”, declarou. Para Rollier, em poucos anos os carros terão níveis de emissão de CO2 bem abaixo dos atuais.


O alcançe do objetivo passa por tecnologias que envolvem pneus, biocombustíveis, recuperação de energia em frenagem e, principalmente, carros elétricos. Dos microcars franceses Aixam aos indianos Reva, passando pelos protótipos expostos por grandes fabricantes, eles puderam ser guiados pelos convidados e acabaram se tornando o chamariz no Riocentro.

[Os protótipos elétricos]

Audi e-tron - A carroceria é baseada no esportivo R8, mas o propulsor é elétrico, alimentado por baterias de íons de lítio que permitem autonomia de 248 km. Nada que afete o desempenho: a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 4,8 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h. Algumas unidades serão importadas até 2012

Fiat Panda Hidrogênio - Guiado por um motor de célula de combustível a hidrogênio, gera 60 kw de potência, sendo capaz de atingir 120 km/h e acelerar de zero a 50 km/h em cinco segundos. Tem autonomia de 200 km em ciclo urbano

Peugeot BB1 - Microcar de 2,50 m, apesar das dimensões reduzidas acomoda quatro passageiros. Tem dois motores elétricos de 10 cv (cavalos), um em cada eixo, também com baterias de íon-lítio. A autonomia é de 120 km


Agrale Hybridus - O ônibus híbrido totalmente projetado no Brasil consome em média 30% a menos que um movido a diesel. Para isso, combina dois motores elétricos como fonte de tração e um propulsor diesel Cummins de 170 cv como fonte de energia

[Site oficial do evento: http://www.challengebibendum.com.br/]

Novo centro de peças da Iveco exigiu R$ 30 milhões antecipando crescimento nas vendas


SOROCABA (SP) - A Iveco planeja um crescimento acima da média no país desde 2007, quando iniciou o projeto para o novo COPI - Centro de Operações de Peças Iveco. De 62 mil veículos da marca circulando no Brasil, 30 mil (ou 42%) foram vendidos entre janeiro daquele ano e dezembro de 2009. Em 10 mil m² de área construída, o novo armazém custou R$ 30 milhões.

A área é compartilhada com a CNH (Case New Holland), que também pertence ao grupo Fiat e já estava instalada ali. Seguindo os conceitos de armazenamento do World Class Logistics, para atender o cliente com "a peça certa, na qualidade certa, no lugar certo, no tempo certo", opera por meio de um software que controla a movimentação da peça da entrada à saída.


"Estamos prontos para o aumento do número e do fluxo de peças", afirma o diretor de Pós-Venda na América Latina, Maurício Gouveia. Hoje são 37 mil componentes diferentes, número que tende a crescer com as duas novas famílias lançadas por ano, em média. Cada novo produto, como o médio Vertis adiantado por Motorgerais, significa mais 4.500 peças na lista.

O jornalista viajou a convite da Iveco

Kawasaki traz Versys e Ninja ZX-14 em julho


Duas novas motos passam a ser importadas pela Kawasaki no próximo mês. A primeira será a Versys 650, misto de trail e street com motor bicilíndrico de 649 cm³ e preço inicial de R$ 33.990. Equipada com freios ABS, sobe para R$ 37.390. Depois vem a superesportiva Ninja ZX-14 (foto abaixo), de 1.352 cm³, a partir de R$ 61.900.

Vídeo: Evolução do Range Rover em 40 anos



Símbolo de utilitário-esportivo, o Range Rover completa 40 anos dia 17. Para comemorar, a Land Rover narra a trajetória do jipão.

[Quer sugerir algum vídeo? Envie um e-mail para motorgerais@gmail.com]

Punto e família Palio 1.4 Attractive já são distribuídos


A Fiat se prepara para lançar a linha 2011 de Punto e família Palio, que nas versões 1.4 terão novas calotas e revestimento de tecidos. Unidades já são distribuídas em Betim, como mostra Motorgerais. O nome ELX dará lugar à denominação Attractive adotada no novo Uno. No site do fabricante, inclusive, já é possível configurar a versão do Punto a partir de R$ 38.940.


Strada Fire 2011 muda só na grade dianteira


Como no Palio Fire Economy, a linha 2011 da Strada Fire traz nova grade dianteira. O filete ao centro, porém, tem acabamento em cinza acetinado - no hatch, o detalhe imita cromado. Outra novidade é a cor Azul Trindad que entra no lugar da Azul Vitality. Mesmo não tendo sido anunciada, a versão de entrada da picape já é oferecida no site do fabricante a partir de R$ 30.440.

Maioria não compraria Amarok, revela enquete

Você compraria uma Volkswagen Amarok? Esta foi a pergunta levantada por Motorgerais em enquete, que revelou desconfiança em relação à primeira picape média do fabricante alemão. A maioria dos internautas (51%) votou nas opções "não", sendo que 27% optaria pela Toyota Hilux, principal concorrente.

Outros 37% manifestaram interesse de compra, enquanto que 11% disseram talvez. Veja o resultado, por percentual e número de participantes:

Sim - 37% (85)
Não - 24% (55)
Não, prefiro a Hilux - 27% (62)
Talvez - 11% (27)

[Agora o blog quer saber o que você acha do design do Tiida sedã]