segunda-feira, 21 de maio de 2012

Evento leva experiência da Renault aos alunos da PUC Minas


A teoria abre passagem para a prática no Renault Experience. Parte do eixo Educar do Instituto Renault, o projeto voltado à difusão de experiência no mercado de trabalho trará executivos da marca pela primeira vez à uma universidade mineira: a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) campus Coração Eucarístico, entre 28 de maio e 1° de junho.

Durante o clico de palestras e workshops, os estudantes poderão mergulhar no Case Duster - os bastidores do desenvolvimento e comercialização do primeiro utilitário-esportivo da Renault vendido no Brasil, além de abordar o trabalho em diferentes áreas do fabricante, como design, engenharia e produção, integrados com as áreas administrativas e vendas.

“O Renault Experience é um evento multidisciplinar que envolve alunos de diversas áreas do conhecimento como Engenharia, Design, Administração, Marketing e Comunicação. O projeto já levou para mais de 17 mil estudantes universitários de todo o Brasil um pouco da realidade do mercado de trabalho e o fascinante mundo da indústria automobilística”, afirma o Vice-Presidente do Instituto Renault, Antonio Calcagnotto.

Duster 360º
A interatividade é outra marca do evento. Os universitários poderão, por exemplo, participar do concurso Duster 360º e conhecer o Complexo Ayrton Senna em São Jose dos Pinhais (PR), onde é produzido o Renault Duster, ter os cursos de Direção Off Road e Direção Preventiva, outro eixo de atuação do Instituto Renault e almoçar no Projeto Social Borda Viva apoiado pelo mesmo. Para participar, basta responder a um questionário e criar uma frase criativa. Aqueles que criarem a melhor frase serão selecionados para a imersão de um dia na fábrica.

Desde a primeira edição, em agosto de 2009, o Renault Experiente já passou pela PUC-Campinas, ESPM de Porto Alegre (RS), Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis (SC), Universidade Presbiteriana Mackenzie, PUC-SP, PUC-Rio, UFRGS (Universidade Federal Rio Grande do Sul), Unifor (Universidade de Fotaleza)  e, agora chega à PUC Minas.


[saiba mais]
Programação do Renault Experiente

Quando: de 28 de maio a 1° de junho
Onde: PUC Minas – Av. Dom José Gaspar, 500, Coração Eucarístico, Belo Horizonte (MG)
Palestras: de 8h às 11h30 e 19h às 22h30 no Teatro Tuca (prédio 30)
Worshops: de 29 a 31 de maio
Mais informações: www.facebook.com/RenaultExperience

Esportividade sob medida


Primeiro cupê de quatro portas da BMW, Série 6 Gran Coupe alia empolgante dirigibilidade a espaço interno generoso, para cinco. Vendas no Brasil serão iniciadas somente em 2013

Por Fernando Calmon
fscalmon@gmail.com

Palermo (Itália) - A ideia de construir um cupê de quatro portas nasceu com o Mercedes-Benz CLS, em 2004. O modelo com perfil típico e linhas instigantes não chegou a explodir em preferências, mas ajudou o Classe E, do qual se deriva e se soma nas estatísticas de vendas. O segundo automóvel nessa configuração foi o Porsche Panamera, em 2009. No mesmo ano foi lançado o Audi A5 Sportback, que não se encaixa exatamente no conceito de cupê de quatro portas. O A7, de 2010, aproxima-se mais. Agora, a BMW lança o Série 6 Gran Coupe, de estilo harmonioso e inédito na sua gama, para explorar um nicho do qual não podia ficar de fora, como líder mundial entre as marcas premium.

O carro mede exatos 5 metros de comprimento e apenas 1,39 metro de altura. Seu capô longo, curvatura do teto à moda Hofmeister e janelas laterais traseiras que avançam sobre a coluna C formam um conjunto agradável e sem exageros. Antena traseira semelhante à barbatana de tubarão é coisa do passado nos novos BMW, deixando o teto totalmente limpo. Bem interessante é a carreira de LEDs que formam a terceira luz de freio, de extremidade a outra no alto do vigia traseiro, ótima solução de forma e função.


Distância entre-eixos de 2,97 metros (11,3 cm mais que no cupê Série 6) explica o espaço interno bastante generoso para quatro passageiros, inclusive para pernas no banco traseiro. A fábrica o classifica como 4+1 lugares porque o descansa-braço do banco de trás pode ser rebatido para um quinto passageiro. Nesse caso, entretanto, só alguém de estatura baixa e por trajetos curtos se submeteria ao desconforto do túnel alto no assoalho.

Equipamentos a bordo formam uma vasta lista, desde regulagens elétricas dos bancos e da coluna de direção com memórias, ao ar-condicionado de duas zonas de temperatura, passando pelo sistema de som Bang & Olufsen (opcional). Outros mimos: projeção colorida de informações no para-brisa, assistência para estacionar, câmeras de visão externa total, controlador de velocidade de cruzeiro com função para-e-anda, assistente de controle de farol alto e sistema de visão noturna que identifica pedestres a distância, entre outros.


O Série 6 Gran Coupe oferece dois motores a gasolina e um a diesel. No 640i, seis-em-linha biturbo de 3 litros/320 cv, de 5.800 a 6.000 rpm e 45,9 kgfm, de 1.300 a 4.500 rpm. No 650i surge, no último trimestre desse ano, o V-8 biturbo de nova geração, 4,4 litros/450 cv a 5.500 rpm e nada menos de 66,5 kgfm entre 2.000 e 4.500 rpm. O 640d também é seis-em-linha, de 3 litros/313 cv a 4.400 rpm e torque enorme de 64,2 kgfm entre 1.500 e 2.500 rpm. Caixa de câmbio automática tem oito marchas, do tipo epicicloidal e conversor de torque com bloqueios. Será oferecido, ainda, sistema de tração 4x4, no 650i xDrive.


Outras características incluem modo econômico Eco Pro e sistemas desliga-liga o motor quando em marcha lenta e de recuperação da energia de frenagem a fim de conter o consumo de combustível. Construção em alumínio de portas, capô, além de tampa do porta-malas em compósitos de fibra de vidro, ajudam a manter a massa total em 1.750 kg (1.790 kg, diesel) e também a economizar combustível.

Ao volante
O circuito nos arredores de Palermo, capital da ilha da Sicília, extremo sul da Itália, foi escolhido para avaliar o Gran Cupê em várias situações de uso. Apesar do teto baixo, acesso ao interior é bom, inclusive ao banco traseiro. Couro claro de alta qualidade, materiais agradáveis ao tato e perfeição do acabamento são típicos da marca. As opções de ajuste do banco e volante se transformam em convite para a motorista desfrutar ao máximo a sua experiência de guiar, em razão do posicionamento perfeito.


Direção com assistência elétrica é precisa e rápida para um carro desse porte. Suspensões permitem guiar rápido e sem sustos, possibilitando selecionar entre modos de conforto e esporte. Se a escolha for pelo segundo, terá real comprometimento do conforto em troca de condução veloz e segura, ainda melhor com alavanca do câmbio também na opção esporte e uso das paletas de troca de marcha atrás do volante.

O desempenho das versões é bem próximo, apesar da enorme diferença de torque do diesel, concentrada em uma faixa de rotação relativamente estreita. De acordo com o fabricante, ambos os motores aceleram de 0 a 100 km/h em 5,4 s. Já de 0 a 1.000 metros, o motor a gasolina leva 25 s, mais lento apenas 0,3 s que o a diesel. A sonoridade dos dois motores empolga. Mas, apesar do baixo nível de vibração da versão a diesel, há uma pequena diferença de aspereza sentida no volante, em favor da gasolina, quando se acelera de verdade.

A BMW começará as vendas na Alemanha, ainda este mês, a partir de 81 mil euros (equivalente a R$ 206 mil) com motor a gasolina. No restante da Europa e EUA, em junho. A previsão de chegada do 640i Gran Coupe ao Brasil é para o primeiro trimestre de 2013 com preço na faixa dos R$ 600 mil.

O jornalista viajou a convite da BMW