terça-feira, 22 de maio de 2012

Símbolo suavizado


Ausente por dois anos, Chrysler 300C retorna em segunda geração mais elegante, equipada com novo motor 3.6 V6 e câmbio automático de oito velocidades

Fotos: Pedro Bicudo/Divulgação

O estilo bonachão do 300C sempre foi o grande chamariz do sedã grande, mas isso parece ter sido amenizado na segunda geração do carro, um dos símbolos da Chrysler. Produzido em Ontário, Canadá, ele retorna ao mercado brasileiro após um hiato de dois anos, totalmente reformulado por dentro e por fora, trazendo sob o capô um novo 3.6 V6 Pentastar 35 cv (cavalos) mais potente que o antecessor, aliado a um moderníssimo câmbio automático de oito velocidades, ao preço de R$ 179.900 na região Sudeste do país. Sinal de que os tempos da marca – agora controlada pelo grupo Fiat – são outros...

Suavizado por um lado, o 300C manteve as proporções bem imponentes da carroçaria por outro. Faróis são bixenônio adaptativos, com LEDs em forma de C. A grade de sete lâminas cromadas remete ao novo logotipo (e fase) da Chrysler. O para-brisa foi inclinado para trás em 7,5 cm, tudo em nome da aerodinâmica, enquanto a visibilidade cresceu 15% com a adoção de colunas dianteiras mais finas. Visto de lado, o sedã exibe rodas aro 18 de alumínio. A traseira conserva a classe das lanternas verticais com um toque de esportividade no pequeno defletor da tampa do porta-malas e as duas ponteiras ovais do escapamento.


O habitáculo, além de couro natural perfurado, apresenta acabamento sensivelmente superior. No painel, dezenas de apliques prateados dividem espaço com a bela iluminação azul-safira da instrumentação. O conjunto é completado por uma tela multimídia de 8,4 polegadas no console central. Sensível ao toque, ela integra o sistema Uconnect Touch – compatível com CD, DVD e MP3 – e o navegador da marca Garmin. O áudio é ecoado pelo potente sistema da Alpine, com amplificador de 506 W e dez alto-falantes, já incluindo um subwoofer.


A conectividade está presente por vários meios. Qualquer dispositivo com tecnologia Bluetooth pode ser pareado pelo sistema de comunicação Uconnect, que oferece comandos de voz. A entrada USB permite controle de aparelhos como iPod, iPhone e iPad. O 300C oferece ainda entrada auxiliar analógica.
Entre os equipamentos de série, segurança é referência. A lista inclui oito airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESC), freios a disco nas quatro com rodas com ABS e monitoramento da pressão dos pneus.

286 cv
Aplicado em outros membros da pole Chrysler – como o Jeep Wrangler –, o novo motor 3.6 V6 feito de alumínio ostenta 24 válvulas controladas por dois comandos variáveis na admissão e escape. Tecnologia suficiente para gerar 286 cv de potência, 37 cv a mais que o antigo 3.5 V6. Mas a maior troca veio na transmissão: no lugar da automática de cinco marchas, entra em cena o câmbio E-Shift de oito marchas, produzido pela ZF, prometendo mudanças tão imperceptíveis quanto um câmbio CVT. O aumento no número de marchas também otimizou a economia de combustível, garante a Chrysler (veja a ficha técnica).

O silêncio ao rodar é reforçado pela suspensão independente nas quatro rodas com dispositivo nivelador. A configuração é de dois braços em “A” na frente e de cinco braços (five-link) atrás. Outro fator importante é a distribuição de peso: 52% sobre o eixo dianteiro e 48% no traseiro, responsável pela tração. Um 300C mais “leve” do que nunca.


Ficha técnica
Chrysler 300C 2012

Motor – Seis cilindros em V, 3.604 cm³, a gasolina, com 24 válvulas; potência de 286 cv a 6.350 rpm; torque de 34,7 kgfm a 4.650 rpm
Transmissão – Automática, de oito velocidades
Aceleração até 100 km/h – n/d
Máxima – n/d
Direção – Assistência hidráulica
Dimensões – 5,04 metros de comprimento; 1,90m de largura; 1,48m de altura
Porta-malas – Capacidade para 462 litros de bagagem
Consumo médio – 8,1 km/l (urbano) e 13,2 km/l (rodoviário), ambos avaliados pela Chrysler nos EUA
Requisitos de combustível – gasolina comum sem chumbo, 87 octanas


[saiba mais] 
Preços distintos:

Para as regiões sul e os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, o 300 C custa R$ 179.900. No Espírito Santo e nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o valor cai para R$ 176.298.

Principais equipamentos de série:

Airbags frontais, laterais dianteiros, traseiros tipo cortina e suplementares laterais, montados nos bancos dianteiros
Ar-condicionado automático de duas zonas de temperatura
Áudio premium com nove alto-falantes, incluindo subwoofer e amplificador de 506 Watts
Bancos dianteiros elétricos, ajuste lombar e apoios de cabeça ativos
Bancos de couro, dianteiros com ventilação e aquecimento
Bancos traseiros com aquecimento
Computador de bordo com tela LCD de 3,5 polegadas
Controles de áudio no volante
Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC)
Faróis bixenônio adaptativos com LEDs diurnos
Freios ABS
Monitoramento da pressão dos pneus
Persiana traseira com acionamento elétrico
Piloto automático
Porta-copos climatizados
Rádio CD MP3 integrado à tela LCD de 8,4 polegadas, navegador e bluetooth
Retrovisores externos com luzes de direção integradas, rebatíveis eletricamente, aquecidos, memorizados e antiofuscantes
Sensor de chuva
Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
Sistema de entrada e partida sem chaves Enter’N GO
Teto solar panorâmico
Volante aquecido

Brazil Classics Show’2012 terá exposições sobre Ferdinand Porsche e Jeep


Criado entre um grupo de amigos colecionadores, o Brasil Classics Show – realizado a cada dois anos – chega à 20ª edição entre 6 de 9 de junho, no Grande Hotel de Araxá, com a expectativa de receber pelo menos 300 automóveis antigos e clássicos. Entre eles está um dos raros exemplares do Rolls Royce Phantom V, além de um Alfa Romeo 1900 SS Super Sprint e um Giulia 1600S Sprint Speciale. Duas homenagens prometem dar um tom especial à programação.

Fãs da Porsche poderão ver uma exposição sobre Ferdinand Porsche, projetista do 911 – principal modelo da marca alemã –, enquanto os 70 anos do Jeep serão comemorados com a aparição de diferentes utilitários que narram a trajetória do veículo, criado nos EUA durante a Segunda Guerra Mundial.

O encontro organizado pelo Veteran Car Club de Minas Gerais mantém o leilão, que está no 15° ano. Na última edição, em 2010, foram a leilão 65 veículos. Do total, 36 foram arrematados, movimentando R$ 2,5 milhão. A programação inclui ainda passeio pelas ruas de Araxá, palestras, mercado de pulgas (peças e acessórios), exposição de artistas plásticos e a premiação aos automóveis e colecionadores que mais se destacaram durante o evento.


[saiba mais]
Confira a programação do encontro:

Quarta-Feira (6/6)
9h – Credenciamento e colocação dos automóveis no pátio
20h – Coquetel de Boas-Vindas
Quinta-Feira (7/6)
8h - Credenciamento e colocação dos automóveis no pátio
16h – Assembéia da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e palestras técnicas no cinema do Grande Hotel
18h – Abertura oficial
22h – Apresentação beneficente
Sexta-Feira (8/6)
Manhã - Passeio de automóveis antigos por Araxá
17h – Happy Hour De Mulher Para Mulher com stand up comedy
19h – Leilão de automóveis antigos
Sábado (9/6)
09h30 – Alvorada com coral e café da manhã na pérgula da piscina do Grande Hotel
(exclusivo para hóspedes)
Tarde – livre
19h – Festa de premiação
22h – Coquetel de encerramento

Pajero Dakar de entrada traz câmbio automático por R$ 135.990


Após lançar nova versão de entrada do Pajero Dakar equipada com câmbio manual e cinco lugares, a Mitsubishi passa a oferecê-la também com transmissão automática de quatro velocidades ao preço de R$ 135.990 – diferença superior de R$ 6 mil. Comparada à opção a topo de linha HPE, ela se diferencia externamente pelo retrovisores, maçanetas, frisos e molduras dos faróis de neblina na cor preta. As rodas são aro 17, calçadas em pneus 265/65.

Airbags e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) vêm de série. Sob o capô manteve-se o motor 3.3 turbodiesel de 170 cv (cavalos) de potência e 35 kgfm de torque. A tração 4x4 atua em três modos distintos: 4x2, somente tração traseira, recomendado para uso urbano e em rodovias; 4x4, para trechos de baixa aderência; e 4x4 reduzida, ideal para situações onde toda a força do veículo é exigida.

Discovery 4 e Range Rover Sport agora vem com câmbio de oito velocidades


A Land Rover adere à utilização de câmbios de oito velocidades – difundidos por marcas alemãs como Audi e Mercedes-Benz – com a chegada da nova transmissão ZF 8HP70 nos utilitários-esportivos Discovery 4 e Range Rover Sport. Aliada ao motor 3.0 SDV6 turbo-diesel mais potente, agora com 256 cv (cavalos), o sistema traz relação de marchas mais ampla e própria para diferentes situações. Novos sistemas de som e entretenimento foram adicionados. Além disso, o Discovery 4 passa a ter capacidade para sete passageiros em todas as versões e o Range Rover Sport ganhou nova abertura elétrica do porta-malas.

Em vez de uma alavanca, o câmbio agora é operado por um botão seletor de marchas giratório, como nos Range Rover Evoque e Vogue. As trocas também podem ser feitas por meio de borboletas instaladas na parte de trás do volante. E para não confundir, o comando giratório do sistema Terrain Response foi substituído por um novo controle, agora acionado por botões.


O Sistema de Detecção do Modo de Condução supervisiona de forma constante o comportamento do veículo e do condutor para otimizar a resposta do câmbio a cada estilo de condução. Ele também trabalha de forma a evitar mudanças de marcha não desejadas quando deparamos com um percurso repleto de curvas.

A transmissão também atua de forma inteligente em outras situações: se registar uma temperatura elevada, uma mudança mais curta é automaticamente selecionada, aumentando as rotações do motor e do compressor do sistema de ar condicionado para resfriar o interior do veículo. Caso a temperatura ambiente seja baixa, o motor funciona a rotações mais elevadas para diminuir o tempo de aquecimento e as emissões de CO2.


“A nova transmissão de 8 velocidades é o complemento ideal para o nosso motor 3.0 Bi-Turbo Diesel SDV6. As novas relações, aliadas à capacidade de realizar várias mudanças de uma só vez, permitem que o motor trabalhe sempre na zona mais eficiente de seu desempenho”, afirma o Engenheiro-chefe da Land Rover, Paul Walker.


Motor adequado ao Proconve L6
Para receber o novo câmbio, o motor 3.0 SDV6 foi ajustado para ganhar mais potência, consumir menos combustível e reduzir os índices de emissões de CO2. O propulsor passou de 245 para 256 cavalos de potência, mantendo 600 Nm de torque a 2.000 rpm. A diferença de potência se deve a um um novo sistema de turbo-compressores paralelos sequenciais e um sistema de injeção common rail de terceira geração. A aceleração até 100 km/h ocorre em 8,9 segundos no Range Rover Sport. Os filtros de partículas diesel (DPF) também mudaram, para atender à nova fase Proconve L6 que regula os índices de emissões dos veículos movidos à Diesel no Brasil.

Outras boas novidades estão nos sistemas de som e entretenimento. As versões de entrada vem com oito alto-falantes Premium Harman Kardon e tela a cores que substitui a anterior, com conexão Bluetooth, DAB e USB/iPod. Nas versões topo de linha, os Land Rover Discovery 4 e Range Rover Sport contam com sistemas de som de 11 ou até 17 alto-falantes, com potência que pode atingir os 825W. O Sistema de Entretenimento dos Bancos Traseiros (RSE) adiciona unidade DVD na parte frontal do equipamento de som que permite introduzir o disco no interior do habitáculo. Este sistema substitui o anterior carregador de seis DVDs cujo acesso à disqueteira era feito pelo porta-malas.

Função Homelink
O sistema incorpora ainda uma nova característica que simplifica a volta para casa quando se tem portões de garagem com abertura por meio de comando à distância. A opção Homelink trabalha conjuntamente com a Assistência de Faróis de Longo Alcance memorizando a frequência de praticamente todos os comandos à distância utilizados para abrir e fechar portões ou garagens. Para isso, basta pressionar um botão.


Land Rover Discovery 4