terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Vai comprar um carro usado? Fique atento!

O preço do carro usado caiu significativamente nos últimos dois anos e meio – 18,5% de setembro de 2008 a fevereiro de 2011, conforme estudo do AutoInforme/Molicar. A pesquisa analisou a evolução dos preços das 2,9 mil versões dos carros, nacionais ou importados, vendidos no mercado brasileiro. Embora o momento seja ideal para pechinchar, o comprador deve analisar o usado minuciosamente antes de fazer negócio.


O primeiro passo é identificar o modelo ideal, que tenha custo de manutenção acessível e esteja dentro do orçamento. Em seguida, a orientação é checar a documentação do veículo, afirma o diretor de tecnologia da informação do portal Nube Motors, Jeferson dos Anjos. O especialista recomenda checar nos órgãos públicos (Detran, Secretaria da Fazenda, Poder Judiciário) se não existe busca e apreensão ou possíveis débitos de impostos e multas atrelados ao veículo. Com a documentação em dia, o próximo passo é verificar a mecânica, a lataria e os componentes elétricos.

Para isso, Anjos aconselha levar o usado a um mecânico de confiança. “As agências de seminovos são obrigadas por lei a dar garantia da mecânica e outros componentes do veículo. Já na aquisição de veículos de particulares, não existe, por lei, nenhuma garantia definida. É preciso realmente revisar o automóvel para verificar a qualidade”, alerta o especialista.

Primeira volta
Ao avaliar as condições do veículo, a dica é fazer um test-drive para conferir se a lataria não está batendo, se a embreagem e os itens elétricos funcionam em perfeito estado. “É importante não se deixar enganar pelas aparências, pois, às vezes um veículo está com uma lataria e estofamento impecáveis, mas suas peças estão gastas ou danificadas”, explica o especialista.

Ao volante, deve-se observar se o pedal da embreagem está exigindo mais força que o normal e se as marchas estão arranhando, mesmo com o pedal totalmente pressionado. A suspensão também pode apresentar desgaste com o tempo e, por isso, trafegar em pisos diferentes como ruas calçadas e asfaltadas, pode ser crucial. Diante de algum barulho na suspensão ou perda de estabilidade, podem haver problemas nos amortecedores, molas, buchas ou outros componentes da suspensão.

Depois de rodar com o veículo, é a vez de verificar o nível de água e óleo no motor. A temperatura também tem que ser testada, a fim de checar a existência de superaquecimento causado por falta de água, lubrificação do motor, trincas no motor ou falhas da válvula termostática.

Longo prazo
Anjos salienta que todas as dicas ajudam a se ter mais confiança para fechar o negócio, mas o que vale mesmo é ficar atento às garantias contratuais. “O cliente também precisa pensar em longo prazo. Caso ele queria trocar ou revender o veículo no futuro deve avaliar o modelo e sua desvalorização no mercado. Alguns fabricantes costumam alterar radicalmente seus modelos ou tirá-los de linha. Com isso, o modelo anterior tem o preço de revenda reduzido.”

Restrição ao crédito impacta na produção e vendas de motos em janeiro

O setor de duas rodas sentiu no primeiro mês de 2012 as consequências da restrição ao crédito. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), em janeiro foram comercializadas 152.906 motocicletas zero quilômetro, diferença de 7,3% em relação ao ano passado, quando foram vendidas 164.925 unidades. Comparado à dezembro, houve alta de 34%, resultado das férias coletivas que afetam os números do último mês do ano, afirma a entidade.

Seguindo o mesmo desempenho, em janeiro a produção de motociclos apresentou recuo de 4% em relação ao mesmo mês de 2011, com 173.277 motocicletas fabricadas, e elevação de 69,3% comparado a dezembro (102.370).

 “O mês de dezembro é afetado pela paralisação das linhas de produção, o que acarreta nessa alta nos dados do início do ano. Porém, as medidas de restrição ao crédito, já bastante rigorosas neste início de 2012, representaram um impacto ainda maior nos dados com baixa em relação ao ano passado”, comenta o presidente da Abraciclo, Roberto Akiyama.

Emplacamentos
Entre os emplacamentos, houve aumento de 6,9% em janeiro (142.219), contra 133.043 unidades emplacadas no mesmo período de 2011. Mas se forem consideradas as vendas diárias, o resultado apresenta alta de 2,1%, ou seja, 6.465 unidades ante 6.330. “O crescimento fica ainda menos expressivo se considerarmos que em janeiro em 2011 as concessionárias estavam com estoque baixo, inclusive com demanda não atendida”, acrescenta Akiyama.

Confirmando a tendência de alta projetada pela associação, as vendas externas apresentaram alta de 88% em relação a janeiro de 2011 (3.603), com 6.758 unidades exportadas.


HONDA CBR 600RR 2012
As novas cores vermelha e preta são as únicas novidades da linha 2012 da superesportiva CBR 600RR. Comercializado ao preço de R$ 47.900 na versão de entrada e R$ 50.900 na C-ABS, o modelo importado do Japão é dotado de painel de instrumentos com tacômetro digital e mostrador analógico, amortecedor de direção eletrônico – capaz de anular eventuais oscilações do guidão percebidas nas rápidas acelerações –, rodas de alumínio aro 17 e tanque de combustível com capacidade para 18 litros. O motor é um quatro cilindros em linha de 599 cm3 e 16 válvulas, capaz de gerar 120 cv (cavalos) de potência a 13.500 rpm e torque de 6,73 kgfm a 11.250 rpm. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.