quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Salão'2012: Jetta Hybrid é boa proposta “limpa”, ainda sem vinda certa


No rastro do Ford Fusion Hybrid – primeiro carro híbrido à venda no Brasil – fabricantes aproveitam o Salão do Automóvel de São Paulo’2012 para apresentar propostas com a nova tecnologia. Além da Kia, que aguarda incentivos fiscais para lançar o Optima com motores a gasolina e elétrico, a Volkswagen trouxe para demonstração o Jetta Hybrid. Movido por uma unidade 1.4 TSI a gasolina de 150 cv, e outra elétrica de 20 kW de força, o sedã médio à venda no Canadá e EUA associa uma transmissão automática de sete velocidades e dupla embreagem à possibilidade de rodar até 19 quilômetros por litro.


Ao mesmo tempo, ele oferece desempenho convincente: a aceleração até 100 km/h acontece em menos de 9 segundos. O sistema elétrico é capaz de mover o carro completamente até 70 km/h em distâncias de até dois quilômetros, por meio de baterias de íon de lítio instaladas atrás do banco traseiro. Como no Fusion, a bateria é recarregada por meio de recuperação de energia gerada durante frenagens.

Visualmente, o Jetta híbrido se diferencial por modificações aerodinâmicas que incluem defletores na dianteira e traseira, rodas de liga leve especiais com pneus otimizados para reduzir a resistência à rolagem e a nova cor branco Oryx. Boa proposta que só depende de maior interesse e ousadia maior dos alemães para ser importada.



Extensor de caçamba é oferecido para a Strada


Aos poucos fabricantes vem desenvolvendo novos itens para suprimir adaptações feitas fora de fábrica. Exemplo é a Fiat Strada. A picapinha estreou recentemente a configuração de cabine dupla, atendendo uma demanda que vinha driblando a lei ao instalar um banco traseiro na cabine estendida. Durante o Salão’2012, a Fiat apresenta uma nova “solução” para o modelo: um extensor de caçamba. Montado sobre a tampa traseira, o acessório desmontável amplia a capacidade volumétrica da Strada em até 250 litros, mas suporta até 50kg. Para ser homologado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o extensor recebeu luz auxiliar de segurança e local de instalação para placa suplementar.



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Evolução no automatizado
Outra novidade da Fiat é atualização do câmbio automatizado Dualogic, batizada de Plus, nas versões Essence e Adventure do Idea. Além de amenizar o “tranco” entre as trocas de marcha, a transmissão – já aplicada ao Punto, Linea e Bravo – traz duas novas funções: a Creeping, que se encarrega de mover o carro lentamente sem a necessidade de pressionar o pedal de acelerador, e a Auto-Up Shift Abort, capaz de identificar o momento de uma retomada de velocidade e, se for o caso, abortar a troca para uma marcha superior. Assim, mantém a rotação do motor elevada para oferecer mais torque e potência.

Belo Horizonte testa ônibus movido a GNV


Disposta a marcar presença, a Iveco deu um novo passo no mercado de ônibus. Após apresentar o projeto S-170, seu primeiro coletivo brasileiro, durante a FetransRio’2012, a marca do grupo Fiat cedeu um ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNV) para ser testado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O modelo Eurorider de motor traseiro faz parte de um convênio assinado com a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) e a Secretaria de Estado de Transportes e Obras (Setop), que pretende avaliar, durante seis meses, a viabilidade desse tipo de veículo no transporte coletivo mineiro. Entre as vantagens dos motores movidos a GNV, está o custo operacional até 30% menor e uma redução de emissão de material particulado de 99%. O busão desenvolvido na Europa é equipado com câmbio automático e suspensão a ar,e está operando a linha 1280 – Lindéia x Belo Horizonte, desde segunda-feira.