segunda-feira, 9 de julho de 2012

Minivans Citroën ganham novos motores 1.5 e 1.6 16v


Sem fazer alarde, a Citroën passou a equipar as minivans C3 Picasso e Aircross com novos motores na linha 2013. No primeiro modelo – que concorre com Fiat Idea e o recém lançado Chevrolet Spin –,  as versões GL e GLX com câmbio manual receberam um inédito propulsor 1.5 de oito válvulas. O motor, que é derivado do antigo 1.4, gera 89cv/93 cv (cavalos) de potência e torque de 13,4kgfm/14,2kgfm abastecida com gasolina e etanol, respectivamente. Nas versões Exclusive e GLX automático, a novidade é a também inédita unidade 1.6 16v, estendida à toda linha Aircross (GLX e Exclusive, tanto manual quanto automático).



Lançado no Peugeot 308, o motor EC5 oferece 115cv/122cv e torque de 15,5kgfm/16,4kgfm e, por meio do sistema Flex Start, dispensa a necessidade do tanquinho de gasolina (usado para auxiliar a partida do motor em temperaturas baixas). Veja quais são os preços da nova linha:

C3 Picasso 1.5 GL – R$ 45.600
C3 Picasso 1.5 GLX – R$ 48.500
C3 Picasso 1.6 16v GLX automática – R$ 53.500
C3 Picasso 1.6 16v Exclusive – R$ 55.500
C3 Picasso 1.6 16v Exclusive automática – R$ 58.900
Aircross 1.6 16v GLX – R$ 53.900
Aircross 1.6 16v GLX automática – R$ 57.600
Aircross 1.6 16v Exclusive – R$ 60.500
Aircross 1.6 16v Exclusive automática – R$ 64.200

Clio fica mais arrojado e eficiente... na Europa


Um dos lançamentos mais aguardados do Salão de Paris, em setembro, a quarta geração do Clio acaba de ser revelada pela Renault na Europa. De estilo ousado, o hatchback mantém sua identidade com uma tendência conhecida na carroceria de quatro portas: a maçaneta das portas traseiras vem integrada às janelas, como nos Alfa Romeo, modelos que parecem ter inspirado a Renault... O interior pode vir com painel em diferentes cores, tela central de sete polegadas semelhante a um tablet e partida do motor sem chave – como no Fluence.


São dois motores a gasolina e um a diesel, entre eles o Energy TCe 90 a gasolina, primeiro três cilindros do fabricante francês. Com 900 cm³ e turbo, a unidade é capaz de gerar 90 cv e torque de 13,7 kgfm, dos quais 90% estão disponíveis a 1.650 rpm. O consumo é baixo: 23,2 km/l. Não há previsão de chegada ao Brasil, onde o Clio ainda está em sua geração e há previsão de mais uma reestilização, baseada no três volumes Symbol.