quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Especialista alerta sobre riscos de cristalização na pintura


Para quem não abre mão de passar algumas horas do fim de semana cuidando do carro em busca do brilho perfeito, muitas dúvidas podem surgir na escolha de um produto ou serviço adequado. Os mais apaixonados que levam seus veículos para cristalizar, polir, ou mesmo, aplicar resinas em oficinas especializadas, então podem muitas vezes se enganar, diante de serviços que não atendam suas expectativas.

Engenheiro mecânico com 39 anos de experiência no segmento, André Avny alerta que existe muita falta de informação sobre a cristalização. Para ele, enquanto muitos acreditam que o serviço irá recuperar a pintura do carro, empresas do segmento sobrevivem e aproveitam da situação para ganham mercado.

Cristalizar significa mudar a estrutura molecular de um produto de amorfa (sem direção e regras definidas) para cristalina (com direção e regras definidas). “Por consequência, as promessas sobre a eficácia desse serviço acabam enganado muitos apaixonados por automóvel que não possuem tantas informações sobre os produtos e seu real resultado ao veículo”, afirma Avny.

O engenheiro, que já trabalhou com produtos anti-ferrugem na década de 70, e desde então acompanha a evolução do segmento, explica que para conseguir uma camada cerosa e duradoura - que proteja e preserve a pintura - é preciso utilizar polimento com polidores a base de água e que contenham um mínimo de cera, sem nenhum silicone. Assim, se limpa totalmente a superfície da tinta, extraindo todos os contaminantes sólidos incrustados.


Produtos abrasivos não são recomendados para se utilizar em mais de duas ou três vezes, pois podem desgastar a pintura durante a vida útil do carro. “Tudo porque a cada polimento desse tipo, a espessura do verniz diminui consideravelmente”, revela Avny. Outros cuidados envolvem o tipo de produto que será utilizado e o profissional que irá aplicar o material, o que poderá – em muitos casos – evitar danos e prejuízos à carroceria.

[saiba mais]:
Rede especializada
André Avny também é franqueado da Station Car, rede especializada em serviços de higienização, lavagem, enceramento, serviços de funilaria e pintura que atua em quatro estados do país (São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Pernambuco)