quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Será que ele volta? Discussão sobre a venda de automóveis movidos a diesel no Brasil ganha força

Desde que a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou parecer favorável à liberação do diesel para automóveis, em agosto deste ano, a discussão sobre o tema tem ganhado força. Hoje, apenas utilitários com tração 4x4 ou veículos pesados podem ser movidos pelo combustível, no país. A proibição existe desde 1976. Na época, a lei foi imposta para reduzir a dependência do petróleo importado, incentivando a produção de veículos movidos a álcool - um ano antes havia sido implantado o programa Pró-Alcool.

Hoje diversos fabricantes nacionais produzem automóveis compactos a diesel para exportação, como Citroën (C3), Fiat (Punto), Peugeot (207) e Volkswagen (Gol). “Esse tipo de motor é mais robusto e confiável, oferece maior capacidade em torque, além de ser largamente empregado em outros países, mas no Brasil esbarra em restrições”, comenta o diretor do 6º Fórum SAE Brasil de Tecnologias de Motores Diesel (também realizado em agosto, em Curitiba), Wilson Loterio. Para ele, é hora de corrigir distorções e eliminar restrições legais, que proíbem a aplicação. “É preciso acreditar no potencial do diesel e seguir a tendência mundial”, diz.

Prós e contras
Entre as principais críticas à volta do diesel, está o fato do combustível nacional ainda ter elevado teor de enxofre, conforme aponta o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Isso tornaria sua aplicação viável, do ponto de vista ambiental, somente após 2013, quando novas medidas entram em vigor. Também pesam o fato do país dominar a tecnologia bicombustível e de ser um dos maiores produtores de etanol do mundo. Á favor está a dificuldade nas exportações, pois o país deixa de investir mais no desenvolvimento de compactos movidos a diesel. A demanda por esse tipo de automóvel está em franco crescimento na Europa, onde o combustível é a opção mais considerada na emissão de poluentes.

Divinópolis sedia 5ª etapa do Campeonato Mineiro de Rali de Velocidade neste final de semana

Na quinta, entre sete fases, vencer é o objetivo das três duplas melhores colocadas no Campeonato Mineiro de Rali de Velocidade, que chega à Divinópolis, região centro-oeste do estado, neste sábado e domingo. Fábio Saciotto/Arthur Carrão (Marinelli Team/Sila do Brasil/Master Lubrificante), Fabiano Altomar/Oswaldo Amorim (Marinelli Team/Almar Imóveis/Térmica Embalagem), e Eduardo Cunha/Eduardo Soneca (FPT/Stola/Fiat Sinal BH/Guindastes Savassi), brigam por um melhor tempo nas três categorias - geral, N-2 (veículos de até 2.000cc, com preparação restrita) e Trofeo Fiat -, embora a expectativa seja a de que os campeões sejam conhecidos somente na ultima etapa. As largadas serão no Parque da Ilha.


SERVIÇO
Veja a programação da prova

Sábado (17)
08h - Início do reconhecimento das especiais e montagem do parque de apoio
17h - Fim do levantamento
18h - Briefing
19h - Desfile Promocional

Domingo (18)
08h30 - Largada do primeiro carro
16h – Premiação

Na internet: http://www.rallyeclube.com.br/

Iveco testa caminhões chineses NJ 1028 e NJ 1080 - Veja as fotos de novo flagra

Diversas unidades dos caminhões leves NJ 1028 e NJ 1080 são testadas pela Iveco, conforme já adiantou o blog. Especula-se que os modelos da Yuejin, empresa com quem o fabricante italiano possui uma join-venture na China, sejam produzidos em Sete Lagoas, região central do estado. Porém, Motorgerais obteve a informação de que ambos poderão ser importados do país oriental. Também flagramos os dois modelos em testes na BR-381, em Itatiaiuçu (MG). A expectativa é que a nova família seja apresentada a partir do próximo dia 26, durante a Fenatran (Feira Nacional dos Transportes), em São Paulo.


Yuejin NJ 1080

Yuejin NJ 1028