quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

SEGREDO: ZX AUTO GRANDTIGER

INVASÃO CHINESA - Guerra! Os chineses estão invadindo o Brasil! Para ser mais específico, no setor automotivo, por meio de carros pequenos e picapes. Picapes? É..., mais um segmento a ser explorado por eles vem aí. Foi o que constantei "in loco" ao flagrar este exemplar da ZX Auto Grandtiger, na BR-381, no interior de São Paulo.


Ao que consta, o modelo está passando por uma série de adaptações ao nosso clima e estradas (pouco exemplares). Em pesquisa na internet, descobri uma prévia publicada pela revista Auto Esporte -que adianta como ela deverá desembarcar por aqui.



Grade dianteira, faróis e acabamento interno serão um pouco diferentes. Mas a mecânica a diesel, de origem Mitsubishi, será mantida. Preço? Na faixa dos R$ 60 mil, bem ao gosto chinês, competitivo. Será que, com poucas revendas, vai emplacar por aqui? Só o tempo dirá. (B.F.)

© Copyright - Reprodução permitida, desde que citados os devidos créditos

OU VAI, OU RACHA

PEDÁGIO - Sempre fui defensor de rodovias pedagiadas. Não adianta: nem com toda a carga tributária submetida aos proprietários de veículos, o Estado brasileiro nunca (e parece que nunca irá) cuida das vias da maneira devida, ocasionando mais prejuízos ao nosso bolso.

Nesse campo há resultados bastante positivos, como a BR-381 -Fernão Dias- que ganhou melhorias válidas, como terceira pista em vários pontos, entre Belo Horizonte e São Paulo. E, por enquanto, há somente três pedágios de R$ 1,10 cada (no total serão oito).



Mas para quem usa a MG-050, fruto da PPP (Parceria Público Privada) do governo de Minas Gerais, segundas faixas para ultrapassagem são, digamos, uma miragem -vide foto.

No sentido Itaúna X Divinópolis não há nenhuma (no sentido inverso há somente uma faixa adicional, após o trevo de acesso à Carmo do Cajuru). E mesmo com a cobrança de R$ 3,30 em cinco praças, a pista única continua predominando ao longo do trajeto.

Não vi alargamento de pista. O resultado é um enorme gargalo no trânsito -vide foto, mais uma vez- e velocidades que não superam a casa dos 80 km/h (na Fernão, dirige-se a 110 km/h sem sustos).

Será que a concessionária da MG-050 não deveria seguir o exemplo da sua "irmã" da BR-381? (B.F.)

PAU PRA TODA OBRA

CARGUEIRAS - Eles já viraram febre, o padeiro da sua esquisa usa e o supermercado também!!!

Os triciclos e side-car (pauta da Gazeta do Oeste de 14 de janeiro) tem a vantagem de custar bem menos que um furgão -como Fiat Fiorino e Volkswagen Kombi- e gastar bem menos combustível também. E o custo da adaptação não é muito caro não: varia de R$ 2.000 a R$ 14 mil, dependendo do tamanho da "encomenda".



Mas como nem tudo na vida são flores, há a desvantagem da moto adaptada perder a garantia de fábrica: alterações feitas por terceiros nunca foram bem aceitas pelos grandes fabricantes.

Mesmo assim parece ser um bom negócio. Em Minas, a Brazcar de Patos de Minas (que no passado fazia aquelas cabines duplas para picape) se especializou neles e tem dado muito certo. (B.F.)

QUE BICHO É ESSE?

CURIOSO - Dias atrás dei um pulo na rodoviária de BH e, em meio a um multirão de táxis Palio e Corsa, eis que vejo uma estranha silhueta no estacionamento... Aproximo-me e noto que se trata de um raro -no Brasil- Honda Element, um multiuso (mistura de Fiat Dobló e SUV - Sport Utility Vehicle) bolado pela marca japonesa para o mercado norte-americano.



De cara, achei tratar-se de um daqueles carros trazidos ao Brasil via importação independente (em São Paulo tem várias lojas especializadas nisso), mas ao ver a placa vi tratar-se de um turista: o carro é da Bolívia!


Mas o que este "caixote" fazia na "rodô" de BH?

Hipótese 1 - Será que seus donos preferem viajar de ônibus?
Hipótese 2 - Será que as condições precárias das nossas estradas os assustaram?
Hipótese 3 - Será que o alto preço dos pedágios de algumas das nossas estradas os assustaram?


Apostem suas fichas! (B.F.)

© Copyright - Reprodução permitida, desde que citados os devidos créditos

BLOG NOVO NA WEB

O INÍCIO - Tava demorando, mas finalmente saiu o projeto do blog Motor Gerais. A idéia é reunir curiosidades de tudo que tiver relação com veículos: carro, moto, avião, trator, carroça, carrinho de rolimã... Se andar e for motorizado, tá valendo! E pra isso acontecer vou precisar de uma mãozinha de vocês, amigos internautas, no envio de fotos e relatos peculiares Brasil afora. Nosso e-mail: motorgerais@pop.com.br

É isso aí!
Mãos à obra! (B.F.)