terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Dafra lança pequena esportiva Roadwin 250


Chega ao mercado a pequena esportiva Dafra Roadwin 250, apresentada no ano passado no Salão Duas Rodas. O modelo, que inaugura a entrada da marca no segmento de 250cm³, utiliza tecnologia da coreana Daelim. O preço sugerido é de R$ 12.490. A carenagem tem linhas agressivas, e em relação ao projeto original, recebeu um novo desenho na traseira para atender ao gosto brasileiro. O painel é totalmente digital, com iluminação de LEDs (diodos emissores de luz) na cor azul.


Monocilíndrico, o motor de 247 cm3 vem com duplo comando de válvulas no cabeçote e gera 24 cv (cavalos) de potência a 9.000 rpm, sendo capaz de levar a Roadwin a uma máxima de 130km/h. As rodas são de liga-leve aro 17, nas medidas 110/70-17 na dianteira e 130/70-17 na traseira. Na frente, os freios tem disco duplo.

Apenas duas opções de cores são oferecidas: branca e vermelha. Nos próximos dois meses a Dafra vai lançar outro modelo: a street Next 250, em parceria com a marca SYM.

Volkswagen altera retrovisores de Gol, Golf e Kombi


Desde 1º de janeiro de 2012, os espelhos de automóveis e utilitários nacionais devem seguir a resolução 226/07 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que amplia o campo de visão dos retrovisores em largura e altura – buscando aumentar a segurança em ultrapassagens, mudanças de faixa ou ao sair e entrar em vagas paralelas. Para atender a nova norma, a Volkswagen alterou o equipamento nos modelos Gol G4, Novo Gol, Golf e a Kombi a partir de dezembro. Outros modelos da marca já atendiam às especificações.

"Os novos espelhos já estavam sendo adotados em alguns modelos da Volkswagen do Brasil ou naqueles que passaram por mudanças externas, ao longo de 2011. O novo Fox, por exemplo, foi lançado no segundo semestre de 2009 já com retrovisores adequados à nova legislação. O Polo hatch e o sedan também ganharam novos espelhos em julho de 2011", afirma o gerente-executivo de Engenharia de Carroceria, Acabamento e Segurança Veicular da Volkswagen do Brasil, Antônio Carnielli.

Maior campo de retrovisão
A legislação especifica que o motorista deve ser capaz de enxergar uma faixa de estrada com quatro metros de largura em ambos os lados, a partir de vinte metros atrás dos pontos oculares do condutor. Além disso, na região mais próxima, deve-se ter visibilidade lateral mínima de um metro, quatro metros para trás, também nos dois lados do veículo.


Para aumentar o campo de retrovisão e evitar que o retrovisor se tornasse muito grande, destoando do design dos carros, a Volkswagen decidiu adotar lentes convexas que ampliam a visão sem a necessidade de aumentar muito o corpo do espelho retrovisor.

Como a área das lentes dos retrovisores foi aumentada, foi necessário projetar novas estruturas externas e adaptar mecanismos de ajuste manuais e elétricos. A alteração, de acordo com o fabricante, afetou ainda a aerodinâmica dos carros, aumentando - mesmo que pouco - a área frontal.

Nova "versão" é lançada para o Fiat Uno


Em parceria com a fabricante de brinquedos Grow, a Fiat lança uma nova versão do Uno. Denominada Uni Duni Baby, ela é construída com carroceria de vinil, pode vir com duas ou quatro portas, desde que a cor seja o amarelo. Pneus são azuis, para-choques vermelhos, além de retrovisores, rack de teto e frisos laranja, baseados na versão Way. A lista de equipamentos de série inclui reprodutor de sons do alarme, buzina e motor, além de rodas livres que permitem aos proprietários movimentar o carrinho de um lado para o outro. Proprietários com até dois anos de idade, pois se trata de um brinquedo. O preço sugerido é de R$ 70.