terça-feira, 7 de agosto de 2012

EcoExport



Inéditos equipamentos e estilo arrojado indicam: a segunda geração do EcoSport foi feita para ser global

Um dos modelos mais bem sucedidos da Ford no Brasil, o EcoSport praticamente reinventou o segmento dos utilitários-esportivos. Bonito, prático e acessível, o modelo lançado em 2003 abriu caminho para um conceito hoje bastante explorado pela concorrência e que tem como último representante o Renault Duster. Passados quase dez anos, era hora do jipinho pioneiro se renovar e a marca do oval azul não economizou nos detalhes em sua segunda geração. Construído sobre a plataforma do renovado New Fiesta importado do México, o modelo estreia refinado com um novo motor 1.6 importantes recursos de segurança – como seis airbags –, de conforto, caso da direção com assistência elétrica e a central multimídia SYNC de série, em quatro versões: S, SE, FreeStyle e Titanium. O preço também evoluiu e agora parte de R$ 53.490.
 
O desenho é delineado por formas arrojadas e uma frente bem imponente. A grade octogonal e com ângulos proeminentes, busca enfatizar robustez ao EcoSport. Deu certo. Aliado aos faróis afilados, luzes de LEDs (dirunas) complementam o conjunto. De perfil, o modelo exibe uma linha de cintura alta, ascendendo em direção à traseira. O DNA estético, puramente inspirado no New Fiesta, não abriu mão do vigia lateral, importante item no quesito visibilidade traseira. Rodas são de 15 ou 16 polegadas e a partir da versão SE há um rack de teto. O estepe fixado na tampa do porta-malas foi mantido como marca registrada e a abertura do compartimento é feita por meio de uma maçaneta embutida na lanterna direita.


Por dentro, o novo EcoSport guarda um painel igualmente anguloso, com dois mostradores circulares na instrumentação, entradas de ar verticais e tela de LCD de 3,5 polegadas integrando o sistema SYNC, no console central. O recurso permite ao motorista controlar diversas funções por comando de voz, como fazer e atender chamadas no celular e selecionar músicas sem precisar tirar as mãos do volante. A cor Ice Blue na iluminação dos instrumentos repeteum mesmo tom já adotado pela General Motors. Os bancos dianteiros tem formato envolvente, e vem acompanhados de apoio de braços. No assento de trás, há encostos de cabeça e cintos de segurança para os três ocupantes. Segurança e conforto que vem aliados à praticidade de se inclinar o encosto em quatro estágios.


A cabine é composta de 20 porta-objetos para acomodar diferentes tipos de bugigangas. Sob o banco do passageiro, por exemplo, há uma gaveta própria para bolsas ou laptops. O porta-malas oferece capacidade mediana – 362 litros –, mas com o banco traseiro rebatido, pode ter a capacidade acrescida para 705 litros.

Novo motor 1.6
Utilizado no New Fiesta e Focus, o motor 1.6 Sigma faz sua estreia no EcoSport com potências de 110 cv/115 cv abastecido com gasolina e etanol, respectivamente. A aceleração até 100 km/h, com esta unidade sob o capô, é de 12,4s/12,5s e a máxima chega aos 180 km/h. Equipado com o já conhecido motor 2.0 Duratec, de 141 cv/147 cv, os números passam à 10,5s/10,8s de aceleração, sem máxima divulgada pela Ford. Em ambos os casos, a transmissão é a IB5 Plus manual de cinco velocidades. Pelo menos de início, o fabricante optou por não oferecê-lo com câmbio automático, mimo que virá no futuro, a exemplo do que ocorreu com o primeiro EcoSport.
 
Projetada na América do Sul, a segunda geração também será produzida na China, Índia e Tailândia, além de ser vendida em cerca de outros 100 países. Uma mostra de que a Ford não fez tantas evoluções pensando só no Brasil, onde tudo começou para o EcoSport.



[saiba mais]
Conteúdo das versões e preços:

A opção de entrada S (R$ 53.490) vem com airbags frontais, ar-condicionado, direção com assistência elétrica, freios ABS, sistema multimídia SYNC, vidros dianteiros, travas e espelhos retrovisores externos elétricos. A SE (R$ 53.490) adiciona faróis de neblina, rack de teto e vidros elétricos traseiros, diferenciada pelo tipo de roda. Na FreeStyle (R$59.990), o visual é mais detalhista. Além da capa dos retrovisores e maçanetas externas na cor cinza, a versão é composta por rodas de liga leve aro 16, computador de bordo, sensor de estacionamento, vidros elétricos com acionamento a um toque e sensor antiesmagamento, fechamento global, assistente de partida em rampa, controle eletrônico de estabilidade e controle de tração. Equipada com airbags laterais, de cortina e bancos de couro, o preço da versão sobe para R$ 63.690. Com motor 2.0, a FreeStyle custa R$ 66.190. Disponível unicamente nessa motorização, a topo de linha Titanium (R$ 70.190) se destaca pela sofisticação. Exclusividade da versão, a grade dianteira cromada e as rodas de liga leve aro 16 são acompanhadas por airbags laterais e de cortina, ar-condicionado digital, bandos de couro, faróis com acendimento automático, retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e partida em chave. 

Oito opções de cores:  
Branco Ártico, preto Ebony, vermelho Arpoador, prata Enseada, cinza Camburi, prata Riviera, azul Maraú e a nova laranja Savana.

Sport: um A1 mais apimentado



Durante o lançamento do divertido A1, a Audi já havia adiantado a intenção de importar o carrinho na versão mais potente do motor 1.4 TFSI, de 185 cv. O tempo passou e antes mesmo da carroceria quatro portas estrear por aqui, a marca das quatro argolas decidiu trazer o motor apimentado na versão Sport. Acrescido de 63 cv e torque de 25,4 kgfm, contra 20,4 kgfm do A1 de entrada, a unidade guarda sob o capô um compressor volumétrico Eaton Roots que dá força extra nas rotações mais altas. A aceleração até 100 km/h é feita em 6,9 segundos e a máxima chega aos 227 km/h - como comparação, o A1 "normal" faz 8,9s e 203 km/h do A1. O preço, contudo, é quase R$ 17 mil maior: R$ 109.900.


Toyota sugere donos de RAV4 a rebocá-lo, caso seja detectado problema de recall


Enquanto um flagra na Arábia Saudita revelou as formas da nova geração do Toyota RAV4, no Brasil o utilitário-esportivo é alvo de recall devido a um problema no suspensão. É que a Toyota detectou possíveis folgas nas porcas que prendem o braço da suspensão traseira, o que provocaria ruídos, ferrugem e em casos mais graves, desgaste prematuro e consequente desprendimento dos componentes.

A campanha é mundial, envolve cerca de 760 mil unidades - dos quais 5.897 no Brasil - fabricadas entre 1º de outubro de 2005 e 31 de agosto de 2010 e será feita em duas fases. Na primeira etapa, a ser iniciada em 16 de agosto,haverá inspeção visual na verificação do torque das contraporcas do braço 1 do sistema de suspensão e troca de componentes que estiverem danificados. A segunda intervenção está marcada para outubro, quando será instalado um reforço metálico no mesmo ponto de fixação de aviso. Até que o problema seja solucionado, causa estranheza a sugestão que a marca japonesa fez aos proprietários dos carros: se for detectado algum ruído anormal na suspensão traseira, o RAV4 deverá ser rebocado. A Toyota só não deixou claro quem vai pagar pelo reboque...

Estão envolvidos os modelos ACA33L - ANPGK, de chassis JTMBD31V** de 5005722 a 5262087, e ACA38L – ANPGK, chassis JTMZD31V** de 5164432 a 5167398. O agendamento pode ser feito por meio do telefone 0800-703-0206 ou no site www.toyota.com.br.

Symbol 2013 tem única versão com preço reduzido: R$ 37.390


Base para mais uma plástica no Clio, o sedã Symbol parece não estar vendendo tanto quando a Renault esperava. A razão é o enxugamento de versões na linha 2013. Oferecido desde então nas opções 1.6 8v Expression e 1.6 16v Privilège, o modelo - nada mais que uma reestilização sobre o extinto Clio Sedan - passa a ser oferecido somente na segunda opção, com o preço reduzido para R$ 37.390, ante os R$ 42.260 pedidos anteriormente.


Apesar de pouco atrativo na estética e defasado tecnologicamente, o Renault argentino agrada quando o assunto são os equipamentos de série. Ele vem com airbags frontais, ar-condicionado, direção hidráulica com volante regulável em altura, computador de bordo, sensor de estacionamento, faróis de neblina e rodas de liga leve aro 15. Seu único opcional é o pacote Pack, que adiciona ar-condicionado digital, retrovisores externos na cor do carro e com regulagem elétrica, freios ABS com EBD (distribuidor eletrônico de força de frenagem) e termômetro, por R$ 2.060.