segunda-feira, 4 de junho de 2012

Caravana da Volvo apresenta motores Euro 5 e BRT


Demonstrar aos operadores de transporte de passageiros, na prática, como funcionam os novos motores adequados à legislação Proconve P7 (popularmente conhecida como Euro 5), em vigor desde janeiro. Este é o principal objetivo da Caravana Volvo Euro 5. Iniciada em abril, a incursão pelo país reúne 14 ônibus equipados com a tecnologia SCR (redução catalítica seletiva) adotada pela marca, além de dois lançamentos do mercado de carrocerias rodoviárias: o Comil Campione DD e o Mascarello Roma 370. Dividida em dois grupos – Norte e Sul – a caravana esteve na última semana em Belo Horizonte, onde os operadores também puderam conhecer o Marcopolo Viale BRT, articulado para até 160 passageiros que adianta detalhes da configuração do modelo de transporte rápido que será adotado na capital mineira em 2013.

No segmento rodoviário, a grande novidade da Volvo é o chassi B-450 R, o mais potente do mercado brasileiro, com 450 cv (cavalos). A linha de chassis é oferecida nas versões 4x2, nos modelos B-340 R e B-380 R, na versão 6x2 com os modelos B-380 R, B-420 R e B-450 R, e na versão 8x2 com os modelos B-420 R e B-450 R.


A nova linha vem equipada com avançadas soluções que reduzem os custos operacionais do transporte e aumentam a capacidade de carga, garante o fabricante. “Os novos chasis são mais leves, permitindo maior volume de carga, além de apresentarem uma economia de até 12% no consumo de combustível em relação aos modelos anteriores”, afirma o gerente da linha de ônibus rodoviários da Volvo Bus Latin America, José Luis Gonçalves.


Uma nova suspensão também foi adotada priorizando a estabilidade e o conforto. Além disso, os ônibus vêm equipados de série com caixa de câmbio eletrônica e freios ABS/EBS. Opcionalmente, eles podem vir equipados com o Alcolock – um bafômetro instalado no painel que impede o veículo de rodar caso o motorista apresente sinal de embriaguez.

Operação urbana
Na linha de urbanos, foi adotada uma caixa de transmissão automática – a Ecolife –, e um novo sistema de controle de aceleração. Somente a caixa Ecolife é capaz de reduzir o consumo de diesel em até 6%, além de outros custos operacionais do transporte, já que há menor desgaste de componentes internos, permitindo que os períodos de troca de óleo e manutenção sejam prolongados.

“Os ônibus urbanos Euro 5 também vêm equipados com um controle de aceleração inteligente, exclusivo da Volvo, cuja função é garantir que só a potência necessária seja empregada nos arranques e retomadas de velocidade, otimizando a eficiência do veículo e reduzindo o consumo de combustível”, observa o gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America, Euclides Castro.


O chassi com motor dianteiro B-270 F e os B-290 R e B- 290 R LE também adotam a tecnologia SCR para atender a legislação Proconve P7. No último sábado, a caravana seguiu para Governador Valadares.


[saiba mais]
No Facebook

Um perfil foi criado pela Volvo na rede social permitindo acompanhar a caravana em tempo real. Para acessar, basta clicar em: www.facebook.com/CaravanaVolvo.