segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Etios, o novo compacto da Toyota, terá airbags e freios ABS na versão de entrada


Não é mais segredo a um bom tempo que a Toyota deseja roubar uma fatia de vendas do líder Volkswagen Gol no segmento de carros compactos. Com o Etios, hatchback e sedã, a marca japonesa também poderá aumentar sua participação no mercado brasileiro. O modelo, que exigiu a construção de uma nova fábrica em Sorocaba (SP), só será lançado em outubro durante o Salão do Automóvel de São Paulo, mas a Toyota já divulgou seus preços e detalhes técnicos. Equipado com motores 1.3 16v flex e 1.5 16v flex, ele custará de R$ 35 a R$ 48 mil.

Valores considerados altos, se tomarmos com base o Gol – seu principal alvo –, embora a lista de equipamentos de série, ao contrário do VW, inclua airbags frontais e freios ABS na versão de entrada.
O desenho é pouco chamativo e as linhas demasiadamente quadradas já lhe renderam o apelido de Logan da Toyota. A capacidade do porta-malas, contudo, pretende ser um argumento de vendas que possa superar o estilo. O sedã terá um compartimento para 562 litros de bagagem, enquanto o hatch contará com generoso bagageiro de 263 litros. Em ambas as carrocerias, o tanque de combustível terá o mesmo tamanho, comportando 45 litros.


O Etios de entrada, disponível somente como hatch, utilizará um motor 1.3 16v flex de 84cv/90cv e torque de 11,9 kgfm/12,8 kgfm a 3.100 rpm, quando abastecido com gasolina e etanol, respectivamente. No 1.5 16v flex, hatch ou sedã, o motor desenvolve 92cv/96cv com torques de de 13,5 kgfm e 13,8 kgfm aos 3.100 giros, respectivamente.

Pré-venda
Até que ele chegue às concessionárias, após o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, a Toyota promove um evento itinerante para convencer potenciais interessados em reservar um Etios. Num espaço de 700m² que percorrerá os principais shoppings centers de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Brasília e Goiânia, a Toyota também exibe o Toyota 86, esportivo recém-lançado no Japão, e o Toyota Prius. O primeiro carro híbrido de larga escala em todo o mundo será vendido no Brasil a partir do segundo semestre.

Em BH, o Etios será mostrado de 17 a 19 de agosto no BH Shopping.

Centro de desenvolvimento da Iveco completa quatro anos com nova direção


Divisão da fábrica de Sete Lagoas responsável por projetar modelos específicos para a América Latina, o Centro de Desenvolvimento de Produto (CDP) da Iveco completou quatro anos em junho. Durante este período, foi responsável por criar todas as recentes famílias de produtos Iveco e a geração Ecoline de motores Euro 5, além de trabalhar no desenvolvimento do blindado Guarani, estudos e testes de novas tecnologias de combustíveis alternativos.

Dando continuidade aos projetos, um novo executivo assume o cargo de diretor de engenharia de produto. Presente há mais de 20 anos no grupo Fiat, o italiano Ugo Delfino, de 48 anos, ocupa o cargo de Marco Liccardo, que assumiu a Plataforma dos Projetos Globais da Iveco, na joint-venture da marca na China. Delfino chega com a missão de enriquecer a linha de produtos do fabricante e integrar as equipes de 300 profissionais do CDP (entre engenheiros e técnicos) com as plataformas da Argentina, Venezuela, Itália e China. “O desafio é alavancar ainda mais esse crescimento na América Latina, aliado aos novos projetos da montadora”, comenta.