segunda-feira, 24 de maio de 2010

Malibu oferece conforto a R$ 89.900, mas terá vida curta


Sete gerações marcam a história do sedã grande Malibu nos EUA. Para preencher uma lacuna, a Chevrolet passa a vendê-lo no Brasil a partir da segunda quinzena de junho, em única versão, 2.4 LTZ, a R$ 89.900. Para a marca, Accord e Camry seriam os principais concorrentes, mas é óbvio que ele vem para rivalizar com o sucesso Fusion.

O design segue a atual identidade do fabricante, com uma ampla grade frontal e o logotipo da gravata dourada ao centro. Nas laterais, rodas de 18 polegadas calçadas em pneus 225/50. A traseira, segundo o fabricante, é inspirada no Corvette. Dois círculos compõem as lanternas, como na quinta e sexta gerações do esportivo.


No interior, acabamento em madeira e bancos de couro com regulagens elétricas e aquecimento. Como nos concorrentes, o espaço é um diferencial. A distância entre eixos de 2,85 m privilegia a acomodação das pernas tanto para quem viaja na frente quanto para os passageiros do banco de trás. O pára-brisa é duplo, preocupação acústica.


Mordomia a bordo
A lista de equipamentos de série inclui airbags dianteiros, laterais e de cortina, ar-condicionado digital, computador de bordo com monitoramento de pressão por pneu, controles de estabilidade e tração, direção com assistência elétrica, freios ABS com EBD, rádio CD MP3 e sensor crepuscular, que ascende os faróis automaticamente.

O motor 2.4 Ecotec a gasolina é o mesmo aplicado no Captiva. Gera 171 cv (cavalos) a 6.200 rpm, torque de 22,2 kgfm a 5.100 rpm e vem combinado com uma transmissão automática de seis velocidades, com opções de trocas seqüenciais (Active Select). A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em até 10,9 segundos e a máxima é de 194 km/h.


Atributos não lhe faltam. O preço é competitivo, mas a informação pode ser crucial no sucesso nos números de venda. Em seu mercado de origem, o Malibu está prestes a ser substituído, ao contrário do Fusion, mexicano, e do Azera, coreano, que terão ao menos dois anos de mercado pela frente.

Siena EL 2011 exibe somente novas calotas


Outra novidade da Fiat para o segmento de entrada na linha 2011 está no Siena EL. A versão intermediária do sedã 1.0 exibe somente novas calotas, pois já vinha bem equipada com direção hidráulica, computador de bordo e três apoios de cabeça no banco traseiro. O design, porém, continua com os faróis monoparábola abandonados pelo Palio.

Palio Fire Economy muda pouco na linha 2011


A Fiat já forma estoque da linha 2011 do Palio Fire Economy. A versão de entrada do hatch passou por leves alterações de estilo, como mostram as fotos de Motorgerais. Na dianteira, a grade passa a ter um filete cromado, além de nova entrada de ar com filetes horizontais no para-choque. Também muda a peça que envolve os faróis de neblina.

Serão duas opções de calotas, uma já utilizada pelo Palio ELX e a outra de seis raios que aparece nas imagens. Lanternas escurecidas são a única novidade na traseira. O painel continua sendo o do Palio de segunda geração, embora a padronagem do tecido dos bancos e das portas também tenha mudado. O pacote de opcionais Celebration permanece.


Primeiro MG à venda no Brasil, sedã 550 será apresentado em evento promovido por revista


Nada mais apropriado que o traçado do Autódromo de Interlagos para mostrar o que há de melhor em um carro. O maior entrave seria uma data apropriada, mas a MG Motors Brasil parece não ter considerado este quesito ao decidir apresentar o sedã 550 durante o badalado Quatro Rodas Experience, de 30 de maio a 6 de julho.

O evento permite que qualquer tipo de pessoa se inscreva e guie o veículo desejado, desde que pague por isso. Primeiro modelo da “Morris Garage” no Brasil, o 550 será importado da China e da Inglaterra, dependendo da unidade. O preço será de R$ 94.700 (dólar a R$ 1,70), focando Audi A4, BMW 320 e Mercedes-Benz C180.


Tecnologia não falta para isso. O motor é 1.8 turbo de 170 cv e o câmbio automático, de cinco velocidades. A lista de equipamentos inclui seis airbags, bancos de couro, câmera de marcha-a-ré traseira, DVD e sistema de navegação. Resta saber se este tradicional sedã inglês, hoje produzido por chineses, cairá nas graças dos brasileiros.

Lâmpada queimada pode ser sinal de pane elétrica


Poucos dias depois de trocar a lâmpada da sua motocicleta, ela queima novamente. A origem do problema quase sempre está no sistema elétrico. “Pode ser o sinal de que a fiação está em mau estado. Muitas vezes foi prejudicada pelo tempo de uso, clima ou adaptações”, comenta o gerente de engenharia da Magnetron, Amarildo Pereira.

Outra peça que também pode estar falhando é o regulador ou retificador, que regula a tensão para o farol e fornece a corrente para carregar a bateria. “O regular/retificador trabalha a fim de evitar o excesso de carga sobre a bateria ou aumento da tensão no farol e por isso precisa estar sempre em perfeito funcionamento”, explica Pereira.

A bateria que não carrega ou perde a carga com frequência também pode ser um sinal de que há problemas elétricos na motocicleta, seja na fiação ou no regulador/retificador. Como algumas das motos à venda com partida elétrica não tem a tradicional “partida a pedal”, é importante ficar atento e tomar como referência um mecânico de confiança.

Internautas ajudam a criar terceiro conceito FCC


Para o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, a Fiat prepara o terceiro FCC (Fiat Concept Car). Mais de 1,5 milhão de internautas já participaram de idéias para o projeto por meio do site http://www.fiatmio.cc/. No endereço, é construído o Mio, veículo de inovação aberta que irá inspirar o novo conceito.

Dentre os anseios, um veículo compacto, urbano, fácil de estacionar, com zero de emissão e convergência de mídia. O design, clean e funcional, foi desenvolvido por uma equipe de 10 profissionais que também interagiram na web. As dimensões do novo FCC já foram definidas: 2,50 m de comprimento, 1,53 m de altura e 1,56 m de largura.

Banda americana ZZ Top desfilou em PT Cruiser customizado durante turnê no Brasil


Para recepcionar a banda de rock americana ZZ Top no Brasil, a Chrysler disponibilizou um PT Cruiser customizado numa inusitada ação de marketing. Batizado de ZZ Cruiser, o carro desfilou pelo Via Funchal, local dos shows em São Paulo, e seguirá para a coleção de Hot Rods do vocalista e guitarrista do ZZ Top, Billy Gibbons, nos EUA.


O projeto foi criado pelo restaurador Sandro Marcasso em parceria com a Chrysler, Alive Concerts e o escritório Fittipaldi. Seu estilo se diferencia pela pintura saia e blusa, nas cores vermelho e preto, e uma faixa divisória inspirada no logotipo da banda. Produzido no México há 10 anos, o PT Cruiser está em final de vida.