quinta-feira, 10 de junho de 2010

C3 Plus é mais uma série especial do Citroën


A Citroën parece determinada em manter a produção do C3 nacional, defasado em relação ao europeu, por mais dois ou três anos. Séries especiais para chamar a atenção do consumidor não faltam ao hatch compacto. A última delas é a Plus, que adiciona bancos de couro e rodas de liga leve de 15 polegadas em qualquer versão, como uma espécie de brinde.

Na 1.6 16v Exclusive ela vem configurada com o Pack Clim, com ar condicionado digital, acionamento automático dos faróis e do limpador do para-brisa. Os preços partem de R$ 38.990, embora não sejam anunciados no site do fabricante.

Aulas noturnas avaliam perspicácia dos futuros motoristas

Ajustar o banco e os retrovisores, acelerar e trocar de marcha. Dirigir exige atenção redobrada a quem está aprendendo e pretende tirar carteira. A obrigatoriedade das aulas noturnas, que avaliam a capacidade de visão do candidato, é definida pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) desde março. Até então, a lei fazia somente uma recomendação aos instrutores.

"É comum ouvirmos algumas pessoas reclamarem que dirigir à noite é mais complicado do que durante o dia. Ofuscamento, ardência e visão turva, são algumas das queixas", afirma o oftamologista e diretor do Instituto de Moléstias Oculares, Virgilio Centurion. O desconforto com a direção noturna pode ser atribuído à falta de detalhes nas imagens, explica o especialista.

A percepção de profundidade de campo de visão também é menor, o que aumenta a probabilidade de batidas. A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego alerta que 40% dos acidentes no Brasil acontecem à noite. "O indivíduo não consegue visualizar coisas, dimensionar espaços, distâncias e velocidades”, avalia o médico da entidade, Dirceu Alves Júnior.

Das 20 horas de aula que já eram exigidas por lei, quatro horas são direcionadas ao período noturno, o que também obriga as Auto-escolas a funcionarem até mais tarde e a cobrar mais por isso.

General Motors anuncia expansão da fábrica de Gravataí


A General Motors anunciou em cerimônia oficial, nesta quarta-feira (9), a expansão da fábrica de Gravataí (Região Metropolitana de Porto Alegre), que elevará a capacidade de produção de 230 mil para 380 mil veículos ao ano. O início das obras já havia sido adiantado por Motorgerais no início de maio. Serão investidos R$ 2 bilhões no projeto.

Parte do montante, R$ 1,4 bilhão, será aplicado na adequação e modernização da linha de montagem para a produção de dois novos carros do projeto Ônix. Um hatch e um sedã, que a longo prazo substituem Celta e Prisma, chegam ao mercado em 2012. Os demais R$ 600 milhões serão investidos nos centros de design e engenharia de São Caetano do Sul (SP), incluindo o Campo de Provas.

Sandero 2011 agrega poucos equipamentos de série


A Renault anuncia a linha 2011 do Sandero com modificações. A versão de entrada Authentique passa a vir somente com motor 1.0, difusores de ar no painel e maçanetas internas na cor prata, a partir de R$ 29.690. Na Expression, 1.0 ou 1.6 oito válvulas, os retrovisores agora têm a cor do carro e a manopla do câmbio também ganha detalhe prateado.

Custa a partir de R$ 32.440 à R$ 34.740, sem o Expression Pack, pacote de opcionais que inclui ar condicionado, travamento das portas a partir de 6 km/h, vidros e travas elétricos. Na topo de linha Privilège há computador de bordo e rodas de alumínio aro 15. O motor 1.6 16v, porém, passa a ser restrito à variação de estilo fora-de-estrada Stepway.