quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Livro reúne 40 pioneiros do transporte de cargas mineiro


A trajetória dos principais transportadores de cargas em Minas Gerais se confunde em causos, ilustrações e peculiaridades no livro Transportador Mineiro – História Pioneira. Lançado pela historiadora Ana Maria Nogueira Rezende e o jornalista Luciano Alves Pereira durante a feira Minastranspor’2012  realizada em agosto, no Expominas Belo Horizonte, o trabalho de mais de 200 páginas descreve o surgimento de 40 empresas pioneiras no Estado que continuam em plena atividade. A mais antiga surgiu em 1931 em Juiz de Fora (Região da Zona da Mata mineira) com o nome de Rodoviário Camerino, para anos mais tarde se transformar na Picorelli Transportes.


Em comum, revela Ana, há o fato de muitas das transportadoras serem originadas de imigrantes e familiares de origem italiana. Empresas que hoje estão até na quarta geração de diretores, após cresceram bastante no ramo de atuação. “São histórias interessantes de pessoas que enxergaram o transporte como um negócio, em uma época em que isso não era comum”, conta Ana. A historiadora acrescenta que como não haviam estradas asfaltadas, os caminhoneiros tinham que contar com a ajuda de foices e enxadas para desbravar os caminhos de terra. Houve até o caso de um pioneiro ter que tirar a carga da carroceria do pesado para conseguir transpor um morro.

Uma das histórias mais peculiares para Ana, entretanto, é o do proprietário da Transpes, fundada em 1966. O criador da empresa veio da Espanha como clandestino em um navio na década anterior. “E como aquelas pessoas que vinham clandestinas na época, ele achava que ia ter que entrar no Brasil pelo mar, nadando. Mas quando desceu no Rio de Janeiro encontrou uma roda de samba e começou a trabalhar ali mesmo no porto, carregando e descarregando. Conheceu um caminhoneiro e começou a viajar”, relata.


A produção do livro demandou cerca de três anos. Além da captação de recursos, outro desafio foi a coleta de informações. Para conseguir as histórias dos pioneiros, Ana teve de percorrer praticamente todo o Estado. Como não havia registros, a historiadora contou com a memória oral dos envolvidos.

Colaboração
Outro grande incentivo foram a colaboração de Luciano Alves Pereira, especialista no setor há mais de 40 anos com a revista Veículo, e o trabalho de desenhos a lápis desenvolvido por alunos do Centro de Artes Yara Tupynambá de Itaúna (Centro-oeste de Minas). Com a ajuda dos artistas, Ana conseguiu reunir imagens dos pioneiros e dos primeiros caminhões no livro, uma vez que haviam poucos registros fotográficos das empresas desde a sua fundação. O próximo desafio da historiadora é dar vida a uma segunda obra, desta vez focada nas empresas de transporte de passageiros no Estado.

Fabricantes antecipam novidades do Salão de São Paulo’2012


Um dos eventos mais aguardados do ano para os aficionados por automóveis, o Salão de São Paulo’2012 só vai começar daqui a pouco mais de duas semanas. Mas alguns fabricantes já se adiantaram e revelaram novidades para o evento. A Fiat anunciou que terá em seu estande duas grandes atrações para o público: a Ferrari 458 Spyder e o Maserati GranCabrio Sport. Máquinas dos sonhos para grande parte dos brasileiros, os superesportivos são representados no país pelo importador Via Itália, embora estejam presentes no espaço da marca mãe que os produz na Itália.


Além do novo EcoSport, que começará a ser vendido na Europa com motor 1.0 EcoBoost, a Ford terá a nova geração do sedã grande Fusion e o esportivo Mustang Boss 302, sem previsão de importação. As novidades do estande da marca do oval azul, o Ford Design Hall 2012, podem ser conferidas no site www.designhall.com.br. No endereço eletrônico, outros lançamentos como a nova Ranger e o Edge 2013 podem ser visualizados em 360 graus por meio de um aplicativo especial.


Na área Conheça nosso stand, uma animação leva o visitante a um passeio virtual pelo estande da marca, de conceito futurista. Para fazer companhia ao Mustang Boss 302, com 450 cv (cavalos) de potência, o público é convidado a votar na Garota Mustang e escolher uma das três modelos que estarão ao lado do veículo no Salão. Há também uma área dedicada ao 2º Concurso Ford de Talentos do Design, que vai dar um Ford Ka ao criador do melhor projeto para o EcoSport 2022, além de outros prêmios, e expor os desenhos finalistas para votação do público durante o Salão.

Em referência aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 no Rio, a Nissan lançará a série especial Rio’2016 do compacto March. Com um “atraente pacote de equipamentos”, a série será vendida com motores 1.0 e 16. Esteticamente será diferenciada por um logotipo nas laterais e tampa do porta-malas. Preços e maiores informações, porém, não foram revelados.

[saiba mais]
Serviço:
Salão do Automóvel de São Paulo’2012

Quando: de 24 de outubro a 4 de novembro
Onde: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo (SP)
Horários de funcionamento:
24/10 - das 14h às 22h (com entrada até 21h)
25/10 a 03/11 - das 13h às 22h (entrada até 21h)
04/11- das 11h às 19h (entrada até 17h)
Ingressos na bilheteria: 
R$ 45 no primeiro dia, R$ 55 nos dias de semana e R$ 80 nos fins de semana (estudantes e criança pagam meia entrada)
Maiores informações: www.salaodoautomovel.com.br

Cami EC 250F, da Gas Gas, será produzida em Contagem


Referência na fabricação de motos fora de estrada, a espanhola Gas Gas decidiu lançar mundialmente a Cami EC 250F no Brasil. Desenvolvida ao longo de três anos a pedido do importador – o grupo mineiro Celeghini –, para atender um mercado em ascensão, ela será inicialmente importada a partir de janeiro. Depois, será nacionalizada em uma nova linha de montagem em Contagem ao ritmo de 2.500 unidades/ano, com perspectiva de construção de uma nova fábrica a partir de 2015 para atender a América do Sul.

Vendida também na Europa, a Cami inicia uma nova família de motocicletas com cilindradas distintas. Seu motor é um quatro tempos com 249,6cm³, refrigeração líquida, e 28,5 cv (cavalos) de potência produzido sob encomenda em Taiwan. O farol é emoldurado por uma capa para fixação de números em competições e no quadro não há nem mesmo hodômetro. A partida é elétrica, com opção de pedal. Também do tipo competição, o escape possui um abafador. As rodas são de alumínio, aro 21 na dianteira e 18 atrás.


Leve (pesa 110 kg), a moto conta com um tanque de combustível para 6,3 litros. Assim como outras motos do segmento, a Camig não pode ser emplacada. O preço ficará em torno de R$ 17.800, dependendo da cotação do Euro no momento da importação, ressalta o grupo Celeghini.