terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Salão de Detroit: Veja outras atrações do maior evento do gênero nos Estados Unidos

Bentley GTC Series 51
BMW Z4 S-Drive 35Is
Buick Regal GS
Cadillac CTS Coupe



Cadillac CTS-V Coupe
Chrysler 300 S6 e S8
Chevrolet Agile (apenas para demonstração)
Dodge Nitro Detonator
Dodge Viper ACR-X
Fiat 500 Abarth SS
Ford Mustang GT
Ford Mustang 302 R
GMC Acadia Denali
Hyundai Santa Fe 2011 (reestilização)
Lincoln MKX

Carros-conceito

BMW ActiveE Concept



Byd e6
Cadillac XTS Platinum
Chevrolet Aveo RS
Chrysler Lancia (Delta europeu)



GMC Granite
Mercedes-Benz CLS Sculpture
MINI Beachcomber



Volkswagen New Compact Coupé

Salão de Detroit: Novas gerações de Focus, Série 5 e A8 desembarcam no Brasil a partir deste ano



Enquanto os híbridos não se efetivam, os “carros comuns” se renovam. Caso do Ford Focus, que volta a ser global em sua terceira geração (os EUA vendiam até então a primeira geração redesenhada), à venda no exterior até o final do ano. Abrindo mão das lanternas verticais e com um sedã que remete ao novo Mondeo, o médio aposta em linhas mais arredondadas, porém repletas de vincos, dentro do conceito Kinetic Design da marca. Terá câmera traseira para auxiliar manobras, motores 1.6 e 2.0 com injeção direta de combustível, câmbio automatizado de seis velocidades e duas embreagens. Em 2011 os EUA terão uma versão elétrica, a primeira a ser produzida em larga escala pela Ford, e em 2014 também será produzido na Argentina.



Num patamar de preço superior estão as novas gerações dos sedãs de luxo BMW Série 5 e Audi A8 (acima). O primeiro abandonou o estilo polêmico assinado pelo designer Chris Bangle e se tornou mais comportado - o que não o deixa de ser arrojado. Tem seis opções de motores, de quatro a oito cilindros, e chega ao Brasil no primeiro semestre. O A8 já havia sido mostrado em Miami e traz câmbio automático de oito marchas, propulsor 4.2 FSI V8 de 377 cv e tração integral Quattro.



Substituto do CLK, o inédito Classe E Cabriolet é apontado pela Mercedes-Benz como o mais aerodinâmico da categoria, com um coeficente de 0,28. Ele vem com pára-brisa com defletor que reduz a turbulência a até 160 km/h e airbags de cabeça, inéditos entre os conversíveis da marca. Como o Audi, será importado até o final deste ano.

Salão de Detroit: Novos híbridos virão a curto prazo



Até quando teremos petróleo para abastecer nossos carros? Não se sabe a data exata, mas o certo é que o futuro depende de soluções próximas para substituir o combustível fóssil. Soluções que compõem boa parte do que se vê na edição 2010 do North American Internacional Auto Show (NAIAS), o Salão de Detroit, aberto ao público entre os dias 16 e 24 e que já passou dos 100 anos de história - sua primeira edição reuniu 30 modelos e 17 expositores em dezembro de 1907. O maior evento do gênero nos Estados Unidos também é uma espécie de vitrine para os grandes fabricantes daquele e outros mercados, interessados na maior economia mundial.



E como forma de demonstração de potencial tecnológico, vale até divulgar o calendário de híbridos a serem lançados na década - caso da Toyota, que vai apostar na pilha de combustível a partir de 2015 e em oito novos carros "ecológicos" nos próximos anos. Um deles certamente será o conceito FT-CH (acima), sigla para Future Compact Toyota Hybrid, desenhado pelo estúdio da empresa em Nice (França) e que funciona com gasolina ou eletricidade, embora dados técnicos não tenham sido revelados.



A concorrente (e também japonesa) Honda segue a mesma e lança o esportivo híbrido CR-Z (foto na abertura do post). Seu motor 1.5 16v a gasolina vem combinado a um propulsor elétrico de 14 cv que assume o comando do funcionamento do carro quando parado. Em desacelerações, o propulsor movido a eletricidade funciona como gerador para recarregar as baterias de hidreto metálico de níquel. Já a tração integral é o diferencial da Hybrid Tourer, perua da Subaru que combina dois motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro. BMW, Fiat, Ford e Volvo expõem versões elétricas dos modelos Série 1, 500, Fusion e C30, na ordem, enquanto a Audi traz uma evolução do E-Tron, cujo desenho da carroceria o afastou do esportivo R8.
 

Veja a cobertura completa do salão nas próximas postagens do blog

Família de motores Tritec estreia no Punto, em março



A nova família de motores Tritec vai equipar os Fiat Punto, em março, e Idea reestilizado, em maio. A informação é do blog Autos Segredos, do jornalista Marlos Ney Vidal. No motor 1.6 16v, a potência deverá ser de 128 cv com álcool, enquanto que no 1.8 16v poderá alcançar até 148 cv, “enterrando” o atual propulsor 1.9 16v do Línea. No Punto, além do novo motor haverá a adoção de um rádio semelhante ao adotado pelo Stilo. As alterações de estilo do modelo europeu, que envolveu conjunto ótico, pára-choques e painel, não tem previsão de chegada ao país.

Também no Palio
Outra grande novidade é que o novo motor poderá equipar o Palio já a partir do modelo 2011. Enquanto sua nova geração (conhecida como Projeto 326) não chega, o hatch também passará por mudanças no interior, por meio da adoção de novos tecidos nos bancos, cor no painel e grafismo do quadro de instrumentos, revela Vidal.