segunda-feira, 16 de março de 2009

MADE IN JUIZ DE FORA



MEIO MINEIRO, MEIO ALEMÃO - Desde que deixou de produzir o Classe A, a planta da Mercedes-Benz de Juiz de Fora (Zona da Mata mineira) estava a espera de um milagre. Em 2007, ele chegou na forma do Classe C Sports Coupé, totalmente exportado para países da Europa, para a África do Sul, Austrália e outros. Reestilizado, agora ele se chama CLC 200 Kompressor e enfim começa a ser vendido no país em que é produzido -com índice de nacionalização de 30%- por R$ 124.900. (B.F.)

MOTO FLEX



OLÉ! - Quem mostrou primeiro foi a Amazonas (no Salão das Duas Rodas, ano passado), mas quem vai de fato começar a vender de forma pioneira é a Honda. Do que falamos? Da primeira motocicleta flex do mundo -a CG 150 Titan Mix. Algo semelhante já havia ocorrido no mundo das quatro rodas quando a Ford revelou seu sistema bicombustível à imprensa primeiro que a Volkswagen. Porém foi a marca alemã que lançou na frente o primeiro modelo do tipo (Gol 1.6 Total Flex). A história se repete... (B.F.)

SEGREDOS: LINEA E PARTNER

EXCLUSIVO? TALVEZ - Pra não perder a tradição de segredos da indústria automobilística (iniciada neste blog pela chinesa ZX Auto Grandtiger), duas novidades clicadas nesta semana.


Pra começar, um Fiat Linea despojado que indica uma nova versão cujo foco seria aumentar as vendas -pífias, perto dos concorrentes Chevrolet Vectra, Honda Civic e Toyota Corolla- e diminuir o preço, que hoje beira os R$ 60 mil, valor alto para um "Punto três volumes". O carro (flagrado em BH) não tem os frisos laterais, os pneus são aro 15 e o painel não tem airbag.



O furgãozinho num pátio Peugeot é o argentino Partner com a frente reestilizada -como na Europa- e, finalmente, motor 1.6 flex. Deve chegar no segundo semestre. (B.F.)

© Copyright - Reprodução permitida, desde que citados os devidos créditos

ESPORTIVO DE VERDADE



DE VOLTA AO TURBO - Após Uno (1993), Tempra (1995) e Marea (1999) a Fiat retorna a tradição das versões Turbo com o Punto T-Jet. O "bólido de bolso" foi apresentado há umas duas semanas em BH -queria ter ido ao test-drive, mas não pude comparecer graças a bombástica sinusite que me atacou após o evento da Volks.

Curioso é que o T-Jet chega bem depois da Fiat tirar o Stilo Abarth de linha (e a VW tirar o Golf GTI das lojas). O fato é que, entre altos e baixos, o Punto topo de linha vem muito bem equipado para o seu preço (R$ 59.500) e, ao contrário de versões maquiadas da concorrência, é um automóvel esportivo de verdade -debaixo do capô há um motor 1.4 16v turbo de 152 cavalos.

Enquanto não ganho na Mega Sena para conseguir adquirir este meu novo sonho de consumo, me contento com meu 1.4 ELX, agora sem o limpador traseiro, quebrado por vândalos em Itaguara, na RMBH. (B.F.)

COINCIDÊNCIA

TÍTULOS - Algo comum no jornalismo automotivo são títulos muito parecidos ou idênticos sobre determinadas pautas, como lançamentos. Assim foi com o Polo E-Flex, cuja frase "Adeus tanquinho flex" me passou pela cabeça quase que como um trovão, mas logo naufragou após uma navegada nos veículos dos colegas. O motivo?

"Adeus, tanquinho" - Estado de Minas
"Um adeus ao tanquinho" - Best Cars Web Site

(B.F.)

BUSOFILIA

EU RECOMENDO - Pra quem gosta de ônibus e cenas antigas, uma boa pedida é o fotopage Classical Buses, do carioca Alexandre Figueiredo. Tem de fotos de um dos primeiros acidentes em Brasília a fotos de vistas áereas de cidades, como Curitiba nos anos 50. Vale a pena conferir. (B.F.)