terça-feira, 3 de novembro de 2009

Pajero Full ganha motor diesel mais potente na linha 2010



A linha 2010 do Mitsubishi Pajero Full chega com nova potência de 200 cv a 3.750 rpm para o motor 3.2 diesel, dotado de injeção direta Common Rail. Com as alterações, o torque do propulsor passa a 49 kfgm a 2.000 rpm. As versões HPE, de três ou cinco portas, continuam com o motor 3.8 V6 24v movido a gasolina, com 250 cv e torque de 33,6 kgfm a 2.750 rpm.

Faróis de xenon, lavadores de faróis, teto-solar e rodas de liga leve 18 são equipamentos de série que complementam o visual. No interior, os bancos são de couro e podem ser revestidos nas cores bege ou preta. Para os bancos dianteiros há aquecimento. Outros itens de utilitário-esportivo são ar-condicionado com comando traseiro (na versão de cinco portas), relógio, bússola e sensor de estacionamento. Há opções das cores Cool Silver Metalic, Deep Sea Green, Warn White, Platinum Beige e Black Mica.

Fórmula SAE 2009 bate recorde de inscritos



A 6ª edição da Competição Formula SAE Brasil, a ser realizada no Campo de Provas da Goodyear, em Americana (SP), neste final de semana, bateu um recorde de inscrições. Vinte equipes de carros tipo fórmula, projetados e construídos por mais de 250 estudantes de engenharia, de instituições de ensino de seis estados e da Venezuela, irão participar da competição, contra as 15 equipes participantes em 2008.

Para a SAE Brasil, o crescimento do número de equipes é fruto da contribuição que o projeto oferece ao complementar a formação acadêmica e aproximar os participantes do ambiente profissional, que é o mundo do automobilismo. “Exemplo disso é que já temos ex-participantes da competição atuando em equipes de F1, Stock Car e Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, e a expectativa é que cada vez mais estudantes consigam atingir seus objetivos”, diz Leandro Siqueira, diretor geral do Comitê Organizador Fórmula SAE.

Entre as 20 equipes inscritas na competição em Americana, dez são de São Paulo, três do Rio de Janeiro e duas de Bahia e Minas Gerais, que será representado pelo Cefet e pela UFMG. Os estados do Paraná e da Paraíba (que participa pela primeira vez das provas) serão representados por uma equipe. A Venezuela também conta com uma equipe inscrita.

Durante a competição, os carros serão avaliados por especialistas da indústria da mobilidade, desde a concepção técnica (projeto, relatórios de engenharia e inspeção técnica de segurança) até a viabilidade comercial (relatório de custos e apresentação do produto). Além disso, os veículos enfrentarão provas dinâmicas, como prova de aceleração lateral, manobrabilidade, e a prova mais esperada: o enduro, que testa desempenho, resistência e consumo.

Ao final da competição, a equipe que obtiver a melhor pontuação na soma geral das provas poderá representar o País na tradicional competição da SAE International, em Michigan, nos EUA, em 2010.

Honda expõe motos flex em feira de meio ambiente



As motocicletas CG 150 Titan Mix EX e NXR 150 Bros Mix ESD, ambas flex, são as atrações do stand da Honda na 11ª Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade (Fimai), aberta a partir de amanhã no Expo Center Norte em São Paulo. Além disso, a Honda apresentará um vídeo explicando aos visitantes o funcionamento de seu sistema bicombustível para motocicletas.

Motorgerais agora também está no Jornal Visão

A coluna Motorgerais estreou neste sábado (30) no Jornal Visão, periódico semanal de Luz que também circula em Dores do Indaiá, Moema e Serra da Saudade, cidades do oeste de Minas Gerais.

Para ler o conteúdo do jornal, basta clicar aqui.