quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

ABRE E (AGORA) FECHA


ANTES


DEPOIS


DEFEITO - Como previsto hoje levei o Punto para consertar a tampa do tanque de combustível -que não fechava direito- e, como previsto, o problema foi sanado.

Também hoje a Fiat respondeu sobre as ocorrências do tipo no modelo, por meio da sua assessoria de imprensa (embora o "dead-line" da Gazeta do Oeste tenha sido ontem e, o relato do blog, publicado na edição desta quarta-feira do jornal). Veja o que disse Carlos Henrique Ferreira (o Caíque), responsável pelo departamento:


- A Fiat Automóveis tem ciência do fato?

Temos registro de alguns casos de reclamação sobre fechamento da tampa de combustível, principalmente de veículos do início de produção, não caracterizando um problema crônico do modelo. Portanto, é necessário uma análise de cada caso para que seja identificada a eventual causa de cada reclamação e o devido reparo.

- O fabricante faz algum tipo de recall ou reparo para sanar o problema?

Por não ser um problema crônico não seria o caso de um recall. Vale ressaltar ainda que, como é de seu conhecimento, o termo recall é utilizado para itens de segurança do veículo, conforme estabelecido por lei, o que não se enquadra no caso citado.


Antes de concluir o post, faço duas ressalvas à resposta oficial do fabricante:

- Meu Punto foi fabricado em 2008 e não parte do início da produção.
- A concessionária que procurei está fazendo o conserto gratuitamente para todas as unidades que têm o problema (na própria revenda descobri outros proprietários na mesma situação), o que, conforme questionado à Fiat, é uma forma de reparo para sanar o problema. (B.F.)


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DISTÂNCIA

MERCADO - A Alliance Automobile -nova concessionária Citroën em Sete Lagoas, inaugurada hoje- está pronta para atender à demanda dos municípios de Pedro Leopoldo, Curvelo, Pompeu, Divinópolis, Formiga, Bom Despacho e Pará de Minas. É o que informa a assessoria de imprensa do fabricante. O porém é que, Sete Lagoas está algumas dezenas de quilômetros mais distante do que Belo Horizonte (onde há duas concessionárias da marca) para as cidades destacadas -o qual também faltou acrescentar um município de médio porte, como os demais: Itaúna.

Será que a nova agência vai criar um atrativo para os clientes destas localidades? (B.F.)


DE CARRO OU DE CANOA?

ENCHENTES - Em época de chuvas (e alagamentos -que o digam os motoristas de Divinópolis e a equipe da Gazeta do Oeste) o que não faltam são sugestões sobre como fugir desse terrível inconveniente -e prejuízo. Só nessa semana recebi duas por e-mail.

Confira o que cada especialista recomenda:


DICA 1
Antonio Cesar Costa, consultor da Oficina Brasil (São Paulo/SP):

- Nunca desligue o motor do carro durante enchentes
- Mantenha o veículo em marcha lenta e ande devagar ao passar por enxurradas,
- Sempre verifique a altura da água que está batendo no carro
- Cuidado com o escapamento: a água pode entrar pelo filtro de ar e danificar bicos injetores, cilindros e velas
- O prejuízo pode ser maior se o carro estiver ligado durante muito tempo: com a temperatura alta há chance de choque térmico, o que provoca trinca do bloco do motor e catalisador
- Sintomas de entrada de água: perda de potência, falha do motor e pane total


DICA 2
José Palácio, auditor do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva):

- A sucção de água para o motor produz calço hidráulico: no lugar de ar, o cilindro aspira água, forçando o pistão a comprimir um volume maior. Há risco das bielas empenarem, a correia dentada arrebentar, pistão e bloco do motor quebrarem
- Nunca mude de marcha durante travessias
- É importante medir a distância do alagamento, engatar a primeira marcha e não tirar o pé do acelerador; o movimento do carro vai impedir que a água entre
- Se a água estiver na altura do escapamento e o motorista trocar de marcha tirando o pe do acelerador, a água vai invadir a tubulação; o motor deixará de funcionar e a água irá danificar o catalisador. O correto é engatar a primeira marcha e atravessar todo o alagamento
- O limite para o carro não afogar é passar com água até a metade da altura dos pneus
- Na dúvida, o melhor é procurar outro caminho seguro ou esperar a água baixar

(B.F.)

RECRUTA ZERO



MILITAR - Todo velho combatente merece uma devida aposentadoria. Este raro caminhão de guerra Imperator Reo M35 ac2 6x6 (isso mesmo, tração nas seis rodas) já desfruta desse privilégio há alguns anos, quando entrou para a garagem de um colecionador de Belo Horizonte. No entanto, na época destas fotos, em 2007, ele estava à venda. Por onde será que anda o "bichão"? (B.F.)









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