terça-feira, 21 de julho de 2009

TRANSPÚBLICO 2009

FEIRA - Sob a temática "Transporte Público na Copa do Mundo", a edição 2009 da Transpúblico reuniu fabricantes, empresas, órgãos e instituições ligadas ao transporte de passageiros de todo o Brasil. O evento organizado pela NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) e Fabus (Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus) aconteceu entre os dias 14 e 16 de julho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Além dos expositores, a Transpúblico comemorou os 50 anos da Fabus, e foi palco para o Seminário Nacional da NTU, que discutiu os investimentos em transporte para a Copa do Mundo no Brasil em 2014. Motorgerais esteve lá e trará as novidades do evento nas próximas postagens. A seguir, confira quais foram os principais lançamentos da feira. (B.F.)

BUSSCAR URBANUSS PLUSS LE

NOVO BUSSCAR PANORÂMICO DD

NOVO CAIO MONDEGO



NOVO CAIO FOZ SUPER



COMIL SVELTO MIDI

MERCEDES-BENZ OH-1622 L

MASCARELLO ROMA 330

DICAS PARA MANTER O CARRO ORIGINAL COM SOM INSTALADO

ACESSÓRIOS - Carro novo, hora de instalar o som. Mas será que manter a desejada originalidade do zero km é uma desafio? Segundo o consultor técnico da Arlen do Brasil, Wellington Ribeiro, a resposta é não. "Hoje há diversos kits originais, mas as opções são variadas e isso requer atenção", comenta. O problema começa com o tamanho do alto-falante, muitas vezes reduzido para encaixar o falante com adaptador no espaço original. Aplicando um som menor perde-se a área do cone e do deslocamento de ar. Será necessário cortar o chicote de fios que vem no veículo, gerando perda de garantia, podendo ocorrer também curto circuito ou dano no reprodutor de áudio.

Escolha do som e instalador
Para fugir dessa situação, antes de tudo deve-se optar por kits originais, que vem com conector original e não exigem adaptadores. A loja onde será feita a instalação também é essencial no processo, devendo ser especializada (com profissionais experientes), limpa e com ferramental adequado. Optando pela sonorização básica, o trabalho do instalador é simplificado. Ela é composta pelo amplificador original (CD Player) e um conjunto de kit original que deve ser instalado no local definido pelo fabricante do veículo. Geralmente são dois alto falantes dianteiros e dois traseiros.

Preferência musical
Se você privilegia sons agudos, a melhor opção é a instalação de tweeters, que geralmente tem um espaço reservado próximo às maçanetas das portas dianteiras. Mas se os sons graves prevalecem, pode-se investir em um subwoofer, tipo especialmente desenvolvido para esse tipo de reprodução. O local de instalação é, na maioria das vezes, no porta malas -em caixa dutada ou selada. A opção pelo som com mais destaque para os graves exige a instalação de um booster ou de um amplificador, mas abre espaço para não instalar o kit traseiro.

DESCONTÃO

MERCADO - Até o final de julho a Land Rover do Brasil oferece o Freelander 2 com desconto de R$ 17 mil. A oferta é restrita a versão S, dotada de motor 3.2 seis cilindros a gasolina. Sua lista de equipamentos inclui airbags frontais, de cortina e de proteção aos joelhos do motorista, freios ABS, controles de tração, de descida em declives e dinâmico de estabilidade, sistemas de controle de torque e auxílio de frenagem em curvas e rodas de liga leve aro 18. Com a redução, o preço do utilitário passou para R$ 115 mil. (B.F.)

FLAGRA: ANIMAIS NA PISTA

ESTRADAS - Segurança é uma das vantagens de se dirigir em uma rodovia privatizada. Em teoria, no caso da MG-050. Na última quinta-feira (16) vários animais estavam soltos nos dois lados da estrada, num risco eminente de acidente -vários motoristas alertavam uns aos outros sobre a presença indesejada. O trecho em questão é urbano e passa por dentro da cidade de Mateus Leme. Dirigindo de Itaúna à Juatuba, não vi sequer um carro de apoio da concessionária que administra a rodovia. (B.F.)

ESTRÉIA

NO LESTE E SUL DE MG - Mais dois jornais mineiros passam a publicar o conteúdo de Motorgerais a partir desta semana. O Folha de Minas de Itabira (110 km de BH) terá a coluna aos sábados. Em O Registro, de Extrema (cidade na divisa com São Paulo), o conteúdo será utilizado no caderno de veículos mensal do jornal, cuja edição já pode ser acessada por meio de arquivo PDF. (B.F.)