domingo, 24 de junho de 2012

Classe média transviada


Mercedes-Benz C mais esportivo de todos os tempos, 63 AMG Coupé Black Series chega ao Brasil por US$ 337.800

A exemplo de Audi A4 e BMW série 3, cabe à Classe C representar a porta de entrada aos consumidores que anseiam pelo primeiro sedã Mercedes-Benz. Iniciada há 19 anos por um primogênito de formas sisudas – bem ao estilo dos três volumes da marca naquele início da década 1990 –, a família de carros médios evoluiu, acompanhou tendências e em sua terceira e atual geração deu vida a um inédito cupê. Coube ao filho pródigo agora representá-la numa verdadeira transferência de tecnologia das pistas de corrida para as estradas: O C 63 AMG Coupé Black Series. Inspirado no SLS AMG competidor do GT3, o C mais potente de todos os tempos estreia no mercado brasileiro pela bagatela de US$ 337.800.

Seu desenho é marcado pelas enormes entradas de ar no para-choque frontal, capô e laterais. Um divisor de fluxo adicional – na base frontal – ajuda a equilibrá-lo aerodinamicamente. Para abrigar as novas rodas, o eixo dianteiro recebeu bitolas 28 mm maiores. Atrás, o acréscimo é de 42 mm. As rodas aro 19 em preto fosco são calçadas em diferentes medidas de pneus: 255/35 e 285/30, combinação que, segundo a marca da estrela de três pontas, desempenha importante papel na aparência dinâmica. Quatro saídas de escape em meio a um imenso difusor preto voltam as atenções na traseira. Um spoiler integrado à tampa do porta-malas pressiona o fluxo de ar sobre o eixo traseiro, aumentando a estabilidade em alta velocidade.


O interior repete a atmosfera de carro de corrida, começando pelos dois assentos tipo concha e a forração em microfibra, nos painéis centrais dos bancos e das portas. O volante de napa, como não poderia deixar de ser, traz borboletas integradas para troca de marchas. Ao abrir a porta do C 63 AMG Coupé Black Series, o motorista é saudado pelo letreiro AMG.


A direção sensível à velocidade facilita o controle do carro por meio de um mapa de controle da assistência e o bloqueio de diferencial, garantindo a tração especialmente em pistas de corrida. Com tanto cavalaria à diposição, a segurança não foi esquecida. Cinco airbags, controle automático de velocidade, freios ABS com ESP de triplo estágio, cintos de segurança com limitadores e tensionadores são equipamentos de série. A suspensão com molas helicoidais envolventes é outra inspiração do automobilismo. Oferecendo diferentes opções de regulagem, ela permite que o motorista crie seu próprio acerto. Os freios ficaram maiores, com discos dianteiros em material composto de 390 x 36 milímetros e traseiros de aço de 360 x 26 milímetros. Pinças pintadas de vermelho com seis pistões na dianteira e quatro pistões na traseira desaceleram com segurança os discos ventilados, perfurados e resistentes à fadiga por aquecimento.

Oito cilindros aprimorado
Retrabalhado para o C, o motor M156 oito cilindros, com 6,3 litros de deslocamento e 517 cv (cavalos) de potência, recebeu pistões forjados, bielas e virabrequim ultraleves também provenientes do SLS. Assim, o cupê acelera até 100 km/h em 4,2 segundos, emitindo o som característico dos Mercedes-Benz da grife graças ao escapamento esportivo. A transmissão é a AMG Speedshift MCT de sete velocidades, operável em quatro modos de transmissão. Nos modos Sport Plus e Manual as trocas de marchas ocorrem em apenas 100 milésimos de segundo. Outra solução herdada do GT3 é a refrigeração do óleo do motor. A superfície do radiador de óleo ficou 50% maior. Nunca um Classe C esteve tão próximo das pistas de corrida.


Força em números:
Motor 6.3 V8 de 517 cv de potência
Torque de 620 nm a 5.200 rpm
Aceleração até 100 km/h em 4,2 segundos
Máxima de 300 km/h


Principais equipamentos:
Bancos dianteiros AMG com sistema de aquecimento dos assentos
Estofamento em couro Designo
Pacote AMG Exterior Carbon-Fibre (estrutura transversal na dianteira, carenagens dos espelhos retrovisores externos, insertos nos painéis laterais da soleira, difusor e spoiler)
Pedaleira e soleiras das portas em aço escovado
Rádio CD MP3 com duplo sintonizador, display colorido, interface Bluetooth, função hands-free, interface USB, oito altofalantes e GPS
Sistema de acesso Keyless-GO
Sistema de iluminação inteligente ILS
Vidros escurecidos laterais e traseiro



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Quarto membro desde 2006
A chegada do C63 Coupé dá sequência à série Black Series de bólidos vestidos com o pacote esportivo AMG. O primeiro a ser lançado foi o SLK 55, em julho de 2006. Equipado com motor 5.5 V8 de 400 cv, o roadster teve 120 unidades produzidas até abril de 2007. Nessa mesma época deu as caras o CLK 63, movido por um vigoroso 6.3 V8 de 507 cv. Desta leva, nasceram 700 cupês. Em julho de 2008 veio aquele que é considerado o filho mais pródigo: o SL 65, esportivo de alto desempenho dotado de nada menos que 670 cv extraídos de um bloco V12 biturbo. No total, 350 unidades foram construídas entre setembro de 2008 e agosto de 2009.

Atualizados, Idea e Linea 2013 perdem versões esportivas


Um novo rádio, adeus às versões esportivas, nada alterações no painel ou estilo. Ao lançar a linha 2013 de Idea e Linea, a Fiat se conteve em aplicar ao monovolume e ao sedã recursos já conhecidos de sua gama. Em vez do painel com quadro de instrumentos e volante remodelados – aplicado à Siena EL, Palio Weekend e Strada –, o Idea ganhou somente o novo rádio, diferenciado pela cor de acordo com a versão.


Na Attractive e na intermediária Essence ele é preto, enquanto na Adventure é cinza. As saídas de ar do painel permanecem intactas, uma vez que as peças laterais são diferentes dos demais compactos da família Palio. Botões das funções My Car, Locker e travamento central das portas, no console central, foram reposicionados para baixo. Um novo padrão de tecido para o acabamento dos bancos e das portas acompanham as mudanças, que decretam o fim da versão 1.8 16v Sporting.


Quem também deixou de ser oferecido foi o verdadeiramente esportivo Linea T-Jet, equipado com motor 1.4 turbo de 152 cv (cavalos). Não foi desta vez que o sedã derivado do Punto recebeu a reestilização aplicada recentemente na Turquia, mas por dentro há nova grafia do quadro de instrumentos em tom de branco e o Dualogic Plus, atualização do câmbio automatizado que prioriza a troca de marchas sem trancos. Dois novos opcionais passam a ser oferecidos na versão Essence: comando borboleta e novas rodas de 16 polegadas. A Absolute adiciona de série parafusos anti-furto nas rodas e tapete em carpete preto.

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Preços do Idea e Linea 2013:

Idea 1.4 Attractive - R$ 42.370
Idea 1.6 16v Essence - R$ 45.140
Idea 1.6 16v Essence Dualogic - R$ 47.130
Idea 1.8 16v Adventure - R$ 51.040
Idea 1.8 16v Adventure Dualogic -R$ 52.980
Linea 1.8 16v Essence - R$ 52.990
Linea 1.8 16v Essence Dualogic - R$ 55.780
Linea 1.8 16v Absolute Dualogic - R$ 63.140


Quadro de instrumentos do Linea 2013