quarta-feira, 24 de junho de 2009

SYMBOL PRIVILÈGE

PRIMEIRO DIA - Ausente do blog há algum tempo, a avaliação de sete dias retorna com o Symbol 1.6 16v Privilège. As impressões serão postadas dia-a-dia, sempre mostrando um ponto positivo e um negativo. Recém-lançado, o sedã argentino tem duas missões: suceder (e manter os clientes) do Clio Sedan e aumentar a participação da Renault no segmento. Para isso, ele aposta num farto pacote de equipamentos e motor 1.6 (8 ou 16 válvulas), posicionado-se entre Logan e Mégane. Topo de linha, a versão Privilège só vem com o propulsor mais potente e custa R$ 44.490.
Hoje falaremos sobre o desenho, cujo objetivo no Symbol é ser elegante. A traseira -ponto mais criticado no seu antecessor- tem lanternas de formato triangular e que invadem as laterais, friso cromado e abertura da tampa do porta-malas integrada ao logotipo Renault. Embora mantenha o pára-brisa e portas dianteiras do Clio, a lateral teve as portas traseiras redesenhadas e ganhou um vigia, que na prática não ajuda na visão do motorista. Faróis arredondados e de formato irregular compõem a dianteira, cuja grade poderia ter um aspecto mais ousado, como em demais Renault. (B.F.)

SCOOTER ELÉTRICO

DUAS RODAS - Primeiro veículo elétrico da Traxx, o scooter Vico utiliza quatro baterias de 12 volts que garantem uma autonomia de 80 km. O motor fica dentro da roda traseira e pode ser recarregado em uma tomada comum (de 110 ou 220 volts) por meio de três pinos localizados abaixo do banco. Entre os equipamentos há um alarme que, se disparado, trava a roda traseira. Preço: R$ 3.577. (B.F.)


V6 FLEX

MERCADO - A Mitsubishi é o primeiro fabricante a oferecer um motor V6 bicombustível com o lançamento do Pajero Sport 2010. O novo propulsor 3.5 24 válvulas desenvolve 200 cv a 5.000 rpm com gasolina e 205 cv a 4.800 rpm com álcool. Para ser adaptado, recebeu mudanças internas nos anéis, pistões e sede de válvulas. Visualmente, as novidades ficam por conta de nova grade dianteira e pára-choques. O utilitário-esportivo também ganhou sensor de estacionamento traseiro, volante de quatro raios de couro e tela LCD para o ar condicionado digital. Quem esperava a chegada de um SUV derivado da L200 Triton se enganou... (B.F.)

E COUPÉ

SUCESSOR DO CLK - Durante o lançamento da nova geração do Classe E, em Angra dos Reis, a Mercedes-Benz mostrou também a inédita versão coupé do modelo. De linhas futuristas, ela chega em agosto com o mesmo motor do sedã (3.5 V6 de 272 cv), mas o câmbio automático sequencial (de sete velocidades) não tem o comando para troca de marchas na coluna. Outras novidades do fabricante para o Brasil, em breve: Classe E 63 AMG (6.2 V8 de 525 cv) e Classe S reestilizada. (B.F.)

COMO NO MOTOGP

DUAS RODAS - A linha 2009 da superesportiva CBR 1000RR Fireblade traz de novidades os freios ABS opcionais e a nova versão laranja Repsol, com cores e grafismos iguais aos da RC211V, motoclicleta que disputa a MotoGP. As cores branca e azul metálica continuam entre as opções. Preços: US$ 33.079 (branca), US$ 34.079 (azul ou laranja Repsol) e US$ 36.190 (azul com ABS). (B.F.)

AUTOMÁTICO DE ENTRADA

POWERSHIFT - A Volvo inicia as vendas da versão de entrada do hatch C30 com transmissão automática no Brasil. Ao preço de R$ 90.950, o carro vem com motor 2.0 de 145 cv. A caixa Powershift possui seis velocidades e duas chapas de embreagem, que permitem que a velocidade seguinte sempre esteja programada, podendo ser engatada sem perda de torque. Na prática isso significa que o condutor pode escolher as mudanças, que são pré-selecionadas. A alavanca é semelhante a usada em transmissões automáticas que tem as posições P, R, N, D e M. Equipada com câmbio manual, a mesma versão sai por R$ 86.150. (B.F.)