quinta-feira, 7 de junho de 2012

Vídeo: Mercedes-Benz Sprinter 2012


Segunda geração da van Mercedes-Benz chega ao Brasil cinco anos atrasada em relação à Europa, evoluída no desenho, conteúdo e principalmente conjunto motor-câmbio

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Sucessor convincente


Belo e recheado, 508 assume o topo da gama Peugeot para tentar levar os antecessores 407 e 607 ao esquecimento

Um carro completamente novo, de estilo contemporâneo, recheado de tecnologia e que chega com a missão de bater de frente tanto com os sedãs alemães do segmento, quanto os asiáticos. Assim é o 508, novo topo de linha da Peugeot que substitui numa só tacada os insossos 407 – aposentado no Brasil há quase dois anos – e 607. Em única versão equipada com o mesmo motor 1.6 turbo do crossover 3008 e o roadster RCZ, o modelo produzido em Rennes-La-Janais, na França, tem no preço sugerido o único empecilho: ele custa salgados R$ 119.900.

No desenho, o 508 segue traços do conceito SR1, abandonando um pouco da linguagem radical assumida pela Peugeot a partir do 206, em 1998. A grade frontal, que remetia a uma grande boca, está contida em meio a um imenso capô, e vem ornamentada por frisos cromados. Faróis são direcionais de duplo xênon e luzes de LEDs. A lateral do sedã é sublinhada pelos retrovisores fixados por haste e o charme de um elemento que simula a presença do velho quebra-vento nas portas dianteiras. Na traseira, lanternas que avançam em direção as rodas completam um conjunto estético harmônico, bem resolvido e com excelente aerodinâmica de 0,26 cx.


Como no crossover 3008, uma lâmina translúcida em polibicarbonato projeta informações como velocidade, regulador de velocidade e indicações de navegação sobre o painel, sem que o condutor tire os olhos da estrada.


A lista de equipamentos de série é vasta e inclui ar-condicionado automático de quatro zonas de temperatura, bancos dianteiros com regulagem elétrica, botão Start/Stop de acionamento do motor, freio de estacionamento automático, iluminação com faróis de xênon autodirecionais, navegador com tela de sete polegadas, sistema de som Arkamys com amplificador de 500W e dez alto-falantes, sensor de estacionamento dianteiro que mede o espaço de vagas, sistema Open & Go (que destrava o carro por aproximação a até 1,8 metro de distância) e volante multifunção.

O esforço dispensado ao volante é adaptado automaticamente por meio da direção eletro-hidráulica variável. Todas os 508 produzidos vêm equipados com controle dinâmico de estabilidade (CDS), assistência à frenagem de urgência (AFU) e assistência para saídas em aclives, chamado pela Peugeot de Hill Assist. A segurança dos ocupantes é reforçada ainda pela presença de dois airbags frontais, dois laterais dianteiros e dois do tipo cortina. Apoios de cabeça de múltipla regulagem nos bancos dianteiros evitam o chamado efeito chicote em colisões traseiras. Duas ancoragens Isofix estão disponíveis no assento de trás.


Um dos quesitos mais valorizados na compra de um sedã, o porta-malas oferece capacidade mediada: 473 litros de bagagem. É no modo de abertura, porém, que está a maior sofisticação. A tampa se abre por meio do número 0 do logotipo 508, chave com comando a distância, ou um botão no painel. Diversos porta-objetos dentro do habitáculo aumentam o volume em 22 litros como nas portas dianteiras, onde há espaço para garrafas de até 1,5 litro.

165 cv com downsizing
Fabricado com bloco de alumínio, o motor 1.6 turbo – desenvolvido em parceria com a BWM – segue a tendência de downsizing de motores, aliando boa performance a menores níveis de consumo e emissão de poluentes. Alimentado por um sistema de injeção direta de gasolina, o propulsor de 1.598cm3 e 16 válvulas gera 165 (cv) cavalos de potência e torque máxima de 24,5 kgfm disponíveis a 1.400 rpm. Atrelado ao motor vem o câmbio automático de seis velocidades, que oferece opção de trocas de marchas no modo sequencial por meio de borboletas localizadas atrás do volante.


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Opções de cores:
Branco Nacré, Preto perla nera, Cinza alumínio e Cinza Haria

Crash-test cinco estrelas:
Em 2011, o Peugeot 508 foi avaliado pelos testes de impacto do instituto EuroNCap e obteve cinco estrelas, a mais alta pontuação. O sedã registrou melhor resultado na análise dos sistemas de apoio à segurança, obtendo 97% de aprovação. Na proteção dos ocupantes adultos, que compreende choques frontais, laterais e traseiros, atingiu 90%, e em relação à proteção das  crianças chegou ao índice de 87%.


Sprinter de segunda geração enfim chega ao Brasil


Atrasada cinco anos em relação à Europa, a segunda geração da van Mercedes-Benz Sprinter finalmente estreia no mercado brasileiro. E com equipamentos que prometem revigoram um segmento disputado basicamente com três concorrentes: Fiat Ducato, Ford Transit e Renault Master. Entre os novos recursos estão o controle da estabilidade ESP Adaptativo, airbag maior para os acompanhantes do motorista (furgão e chassi) ou para os passageiros da primeira fila de assentos (van), e tensionador do cinto de segurança, que funciona de forma associada com o airbag. Nada muda no estilo apresentado em 2007.

O câmbio manual passa a ser o ZF ECO Gear 6S-450 de seis velocidades, priorizando redução no consumo de diesel. Deixando do capô está o novo motor OM 651 LA biturbo de quatro cilindros e potências que variam de 114 cv (cavalos), na versão 311 CDI Street, a 146 cv, na 415 CDI e 515 CDI.