segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Motor 1.0 TEC melhora consumo do Fox


Depois do Gol e Voyage reestilizados, a Volkswagen aplica ao Fox o motor 1.0 TEC (sigla para tecnologia para economia de combustível), uma evolução da conhecida unidade da família EA111. Equipado com um tanque auxiliar para partida a frio, novos bicos injetores, coletor de admissão, unidade eletrônica de controle (ECU) e redução de atrito por meio de novos pistões, o motor TEC pode consomir até 3% menos. A potência é de 72 cv/76 cv (cavalos), e o torque, de 9,7 kgfm/10,6 kgfm, sempre abastecido com gasolina e etanol, na ordem. A aceleração até 100 km/h pode ocorrer em até 14,1 segundos e a máxima é de 160 km/h, quando abastecido com o combustível derivado da cana-de-açúcar.

Ampliação de autódromo turbina automobilismo mineiro


Fechada por cerca de dois anos para obras, a nova pista do Autódromo Mega Space em Santa Luzia (Região Metropolitana de Belo Horizonte) foi finalmente inaugurada. E com festa. Cerca de 16 bólidos preparados de acordo com o Grupo N da FIA – com motor 1.6, gaiola de segurança em aço e pneus aro 13 – abriram o campeonato mineiro de marcas e pilotos na pista. Ampliado de 1.500 metros para 2.600 m, o traçado segue as exigências da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e promete trazer algumas das principais categorias do país para Minas Gerais. Neste reinício, três mineiros engajados na modalidade foram homenageados: o piloto Toninho da Matta, 14 títulos nacionais em categorias de turismo e um dos grandes nomes da época dos corridas em torno do Mineirão, Carlos Calixto, proprietário do complexo, e o presidente da Federação Mineira de Automobilismo (FMA), Pedro Sereno.