sexta-feira, 23 de março de 2012

Exclusivo: Dodge Dart com pinta de Fiat já roda no Brasil


Sucessor do estranho crossover Caliber nos EUA, o belo Dodge Dart'2013 - que em nada lembra o sedã homônimo dos anos 70 - também pode vir revigorar o segmento médio do grupo Chrysler no Brasil. Mas nas mãos, ou melhor, roupagem da Fiat, que detém controle sobre o conglomerado norte-americano. O modelo, afirma uma fonte ligada à marca italiana, começou a ser testado com pesada camuflagem na fábrica de Betim (MG), o que não inibe a percepção de faróis, grade, para-choques e lanternas diferenciados, sugerindo uma futura versão Fiat.

Desde que lançou o Linea no país, em 2008, a Fiat não conseguiu equiparar o sedã construído sobre a plataforma esticada do Punto com as vendas de Honda Civic e Toyota Corolla. Por ser maior (o Dart tem 4,67m de comprimento e 2,70m de entre-eixos, contra 4,56m e 2,60m do Linea, respectivamente), e mais potente, com motores 1.4, 2.0 e 2.4 Multiair, além de câmbio manual e automático de seis velocidades, o Dodge cairia como uma luva na linha de produtos da Fiat, o que enterraria os planos da marca em reestilizar o Linea em 2013.

O Fiat sofrerá concorrência interna com o Grand Siena, nova geração melhor em espaço e conteúdo, que será lançada neste fim de semana em Santiago, Chile.

59 anos de Brasil


Volkswagen completa aniversário relembrando trajetória de modelos como a Kombi, que deixará de ser produzida em 2014

Do Fusca ao Polo, da Kombi à... Kombi! A Volkswagen completa nesta sexta-feira 59 de atividades no Brasil, trajetória marcada pela produção de 19 milhões de automóveis e comerciais leves, dos quais a perua – carinhosamente apelidada de Velha Senhora - permanece em produção sem grandes mudanças. Se por um lado a marca deixou a tecnologia de lado no modelo, por outro, foi a primeira a lançar a tecnologia flex no Gol, em 2003, e a primeira a desenvolver modelos com índices reduzidos de consumo de combustíveis e emissões: o Polo BlueMotion, em 2009, e o Gol Ecomotion, lançado um ano depois.

Entre outras inovações, os Volkswagen também foram os primeiros modelos equipados com injeção eletrônica, no Gol GTi 2.0 (1988) e freios ABS, no Santana de segunda geração (1992).

Tudo começou com um pequeno armazém alugado na rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, em 23 de março de 1953. A ligação da Volkswagen com o país, no entanto, tomou corpo quatro anos antes, quando pesquisas realizadas no mercado latinoamericano apontaram o Brasil como local mais adequado para receber a primeira fábrica da marca fora da Alemanha. Do armazém saíram os primeiros Fuscas com peças importadas da Alemanha, produzidos por 12 empregados. De 1953 a 1957 foram fabricados 2.820 Volkswagen, sendo 2.268 unidades do Fusca com motor 1.2 l e 552 unidades da Kombi.


Os planos da construção da primeira fábrica foram iniciados em 1956, quando o presidente Juscelino Kubistchek decidiu instalar a indústria automobilística e fixou base para o rápido desenvolvimento do setor. Em 2 de setembro de 1957, saiu da linha de produção da fábrica de São Bernardo do Campo o primeiro veículo produzido pela marca: a Kombi, com 50% dos seus componentes já fabricados aqui no país.

Em julho de 1970, era alcançado o primeiro milhão de veículos vendidos. Em março de 1972, era a vez do Fusca completar a marca.


Nos anos 80, a Volkswagen lançou a família de modelos compactos BX, um dos maiores sucesso de vendas da indústria que daria origem ao hatchback Gol, a perua Parati, a picape Saveiro e o Voyage.

Buscando reduzir custos, em 1987 a marca e a Ford se juntaram, formando a Autolatina. Em somente sete anos de vida, a joint-venture deu vida aos modelos Apolo, Logus e Pointer, da Volkswagen, e Verona, Royale e Versailles, da Ford.


Fusca e Kombi são os mais carismáticos

Carro que lançou o nome Volkswagen no mundo, o Fusca acumula mais de 3 milhões de unidades vendidas no país. Pela sua popularidade, o modelo conquistou o coração do brasileiro e ganhou até uma data comemorativa: o 20 de janeiro, instituído o Dia Nacional do Fusca.

Fato marcante na história do Fusca no Brasil foi a retomada de produção do modelo em 1993, por sugestão do então presidente Itamar Franco, uma vez o modelo tinha sido descontinuado sete anos antes, em 1986. Em 23 de agosto de 1993, Itamar reinaugurou a linha do Fusca na fábrica Anchieta, a bordo de um conversível azul-claro, repetindo a clássica cena de Juscelino Kubitschek, em 1959, durante a inauguração da mesma fábrica.

Um caso único de sucesso e longevidade, a Kombi é produzida há 55 anos, e atingiu ano passado o marco de 1,5 milhão de unidades fabricadas no país. Mas o baixo custo de compra e manutenção do modelo - comparado a vans modernas - deixará de existir com o término de produção em 2014, quando entram em vigor nova lei que obriga a presença de airbags e freios ABS. A adoção dos novos equipamentos de segurança na Kombi é considerada inviável por conta da idade do projeto.


[saiba mais]:
As fábricas

Anchieta – São Bernardo do Campo (SP)
Inaugurada em 18 de novembro de 1959, foi a primeira da marca fora da Alemanha. É considerada um complexo industrial por abrigar estamparia, armação da carroceria, pintura, montagem final, fabricação de motores, caixas de câmbio e centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos. Produz Gol, Parati, Saveiro e Kombi.

Taubaté (SP)
A unidade responsável por parte da produção do Gol (líder de vendas no Brasil há 25 anos consecutivos) e Voyage completou 36 anos de operação no último dia 14 e está em obras de construção da nova unidade de pintura.

São José dos Pinhais (PR)
Uma das mais modernas fábricas do grupo, foi construída para produzir o Audi A3 e o Volkswagen Golf, mas atualmente só fabrica o segundo – na companhia dos modelos Fox, CrossFox e SpaceFox.


São Carlos (SP)
A terceira maior fábrica de motores do grupo iniciou suas atividades em outubro de 1996 e produz 42 diferentes unidades 1.0, 1.4 e 1.6 que equipam Gol, Fox, Voyage, Crossfox, Saveiro, Polo, Polo Sedan, Kombi, Gol G4 e Golf.


Linha cronológica
Conheça os modelos desenvolvidos pela marca no país

1968 - VW 1600
1969 – Variant
1972 – SP1 e SP2
1973 – Brasília
1977 – Variant II
1980 – Gol
1982 – Voyage
1983 – Saveiro e Parati
1984 – Santana
1985 – Santana Quantum
1990 – Apollo
1993 – Logus
1994 – Pointer
1994 – Gol (segunda teração)
1996 – Parati (segunda geração)
1997 – Saveiro (segunda geração)
1999 – Gol (profunda reestilização, chamada estrategicamente pela marca como geração 3)
2000 – Parati e Saveiro (profunda reestilização)
2003 – Fox
2003 – Polo Sedan
2005 – CrossFox
2008 – SpaceFox
2008 – Gol (terceira e atual geração, denominada geração 5 pela VW)
2008 – Voyage (segunda geração)
2009 – Saveiro (terceira geração)
2010 – Saveiro Cross
2011 – SpaceCross

Volkswagen Fox foi reestilizado em 2009