sábado, 15 de setembro de 2012

Rei por ocasião


V8 de última geração, Audi RS5 Coupé assume o teto da família A5 no Brasil até que o modelo conversível seja lançado

A estratégia da Audi em lançar o A5 atualizado no Brasil aos poucos parece não terminar. Depois de trazer os modelos Sportback, Coupé e Cabriolet, seguidos pelos esportivos S5 nas três variações de carroceria, a marca alemã decidiu apresentar agora o RS5 – variação mais apimentada da gama – no modelo Coupé. Equipado com um motor 4.2 FSI oito cilindros de 450 cv (cavalos) de potência, ele tem preço sugerido de R$ 441.100. O valor pode parecer o teto máximo para a linha, mas na Europa a Audi está prestes a revelar o novo RS5 Cabriolet no Salão de Paris. O que significa que a família, por mais longo que possa parecer, só estará completa em 2013.

Como todos os carros da grife RS, o RS5 Coupé traz a tração integral quattro de série, aliada ao diferencial esportivo quattro, que distribui a força entre as rodas traseiras, direção dinâmica, suspensão esportiva DRC e quatro módulos de comportamento do veículo: Confort, Auto, Dynamic e Individual.


O desenho é ainda mais feroz que o do S5, identificado, além da carroceria 20 milímetros mais baixa que a de um A5, pela base do para-choque frontal na cor prata e a grade ostentando a sigla RS5. As entradas de ar cresceram. Faróis são bi-xenônio com faixas estreias de LEDs (diodos emissores de luz), com ajuste automático de altura e limpador. O perfil exibe linhas curvas. Atrás das rodas de liga leve de 20 polegadas e pneus 275/30, o mais atento certamente notará as pinças de freios pintadas em preto de alto brilho. Para completar, os retrovisores receberam capas em alumínio fosco. O aerofólio elétrico é outra primazia do modelo. Em velocidades acima de 120 km/h, ele se eleva para aumentar a pressão aerodinâmica.


Novos materiais foram adotados no interior. O acabamento do painel é de fibra de carbono, com volante multifuncional, interface digital de mídia, sistema de som Bang & Olufsen, com Bluetooth e microfones espalhados pela cabine e espelho retrovisor interno com função antiofuscante. Os bancos são de couro Napa Fina, com ajustes elétricos e de memória para o motorista. Opcionalmente, a Audi oferece bancos do tipo concha, com tapetes especiais e detalhes no painel em camurça.


Debaixo do capô, o RS5 Coupé guarda o motor 4.2 elaborado na planta da Audi em Györ, Hungria. Incorporando a tecnologia de injeção direta de combustível FSI, a unidade é capaz de resfriar o interior das câmaras de combustão para que possa ser aumentada a taxa de compressão, com vantagens tanto em termos de potência, quanto de torque. Desta forma, o motor permite faixas de rotação de até 8.250 rpm. Em conjunto com o câmbio S-tronic, de dupla embreagem, garante uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos.

Segurar tanta potência exige uma série de aparatos de segurança e eles não foram deixados de lado. Entre os recursos presentes no bólido estão airbags frontais, o Audi Drive Select, sistema que permite configurar o diferencial esportivo quattro, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro com gráfico e o Keyless-Go, que permite ao motorista abrir a porta e dar a partida sem a chave. Haja coração.


[saiba mais]
O RS5 Coupé em números

4,64 metros de comprimento
1.725 kg
455 litros de capacidade no porta-malas
8 opções de pintura: Branco Ibis, Prata Prisma, Cinza Suzuka, Cinza Daytona, Vermelho Misano, Preto Fantasma, Azul Sepang e Preto Pantera. O interior vem na cor preta.

HB20 parte de R$ 31.995 “completo”


O primeiro compacto brasileiro da Hyundai está pronto para ir às ruas. A marca coreana apresentou na noite de quarta-feira o HB20, inédito hatchback de quatro portas produzido na nova fábrica de Piracicaba (SP). Equipado com motores 1.0 12v e 1.6 16v, ele chega para concorrer com os líderes de vendas Volkswagen Gol, Fiat Uno/Palio, e novos modelos, como o Toyota Etios – a ser lançado na próxima semana. Atrativos para isso não lhe faltam.

O HB20 já vem equipado de série com ar-condicionado, airbags frontais, computador de bordo, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, mas o preço inicial, R$ 31.995 na versão básica Comfort, é bem superior aos dos rivais. Em mais três versões de acabamento, o carro pode vir com recursos como acionamento automático dos faróis, freios ABS (antitravamento) com distribuição eletrônica de frenagem, sensor de estacionamento traseiro, volante com comandos de áudio, regulagem em altura e distância. Completo, o HB20 vai para cerca de R$ 46, preço de um autêntico compacto premium, termo bastante utilizado pelas montadoras no Brasil para justificar o posicionamento de compactos mais bem equipados.
O porta-malas possui boa capacidade: 300 litros. O nome do modelo vêm da mistura da nomenclatura do projeto (HB, de hatch brasileiro), com o número 20 que identifica os carros compactos da marca, como o i20, em todo o mundo.


Mesmo motor do Kia Picanto, o 1.0 12 válvulas de três cilindros gera potência de até 80 cv (cavalos) e torque de 10,5 kgfm quando abastecimento com etanol. O outro motor disponível, o 1.6 16v de até 128 cv e 16,5 kgfm, semelhante à unidade que equipa o esportivo Veloster, porém com a tecnologia flex do Soul, pode vir com câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro.

As vendas começam em outubro durante o Salão do Automóvel de São Paulo, por meio de concessionárias próprias para o HB20. Enquanto o grupo Caoa permanecerá vendendo os demais modelos da marca, incluindo o Tucson fabricado em Goiás, a nova rede será identificada pela sigla HMB (de Hyundai Motor Brasil). Por outro lado, nenhuma concessionária foi inaugurada até agora.