quinta-feira, 19 de abril de 2012

Evolução vermelha


Chinesas Chery e Jac revelam no Salão de Pequim novidades que chegam em breve ao Brasil

Produzindo carros bem equipados a preços abaixo da média, a indústria automobilística chinesa se fortalece a cada ano. Há, inclusive, quem aposte que a qualidade dos seus produtos vai se equiparar à dos coreanos em no máximo dez anos. Uma demonstração do que será a futura evolução vermelha estará no Salão de Pequim – a partir da próxima semana –, com novidades próximas do mercado brasileiro.

As principais vem da Jac Motors. Modelo mais vendido da marca, o J3 (ou Tongyue na China) aparece profundamente reestilizado com uma frente de estilo mais maduro e refinado. No interior, o hatch eo  sedã compacto também ganharam um painel novinho em folha, com console central de moldura tipo black piano e volante de três aros com base prateada.



Na minivan J6 as alterações foram ainda mais profundas. Acompanhando as imagens do novo J3 disseminadas na web, o modelo familiar apareceu em sketchs que apontam uma forte influência do estilo escultura fluída da Hyundai na parte frontal. Na traseira, as lanternas abandonam o formato vertical e agora passam a invadir a tampa do porta-malas. Como no J3, o painel foi totalmente modificado (para melhor).

Carros-conceito
O estande da Chery terá, no mínimo, dois novos conceitos que servirão de estudo para a criação de futuros modelos da marca. O mais chamativo deles é o TX, crossover que mescla as proporções de um utilitário-esportivo compacto com as formas de um esportivo, moda lançada pelo X6 da BMW. A própria Chery afirma que as linhas do conceito servirão de base para o futuro, o que deixa claro que ele servirá de inspiração para a segunda geração do Tiggo.


Já o segundo conceito é mais sustentável. Inspirado na movimentação e formação das formigas, o microcar Ant aponta uma tecnologia anti-engarrafamento, onde cada unidade é capaz de se conectar com outros carros, formando filas que facilitam a mobilidade em centros urbanos ou estradas.



[saiba mais]:
Outras novidades do salão

BMW Série 3 alongada
Brilliance H 230
Brilliance It´s Me
Novo Ford EcoSport (versão chinesa)
Porsche Cayenne GTS
Volkswagen Beetle conversível

Fiat revela Viaggio e Linea 2013 em detalhes


Mal faz um mês que o Grand Siena foi lançado, a Fiat vaza outras duas novidades no mercado de sedãs que podem vir em breve para o Brasil. A primeira – adiantada por Motorgerais –, é a versão Fiat do Dodge Dart, em testes na fábrica de Betim. Chamado de Viaggio (mesma nomenclatura adotada pela Marcopolo num ônibus rodoviário), o modelo apareceu na web em forma de teasers, antecipando sua apresentação no Salão de Pequim, a partir do dia 23. A troca de marca incluiu alterações no desenho da carroceria, como novos faróis, grade, para-choques e lanternas, além da posição da placa traseira, que subiu para a tampa do porta-malas. As vendas começam na China a partir de junho.


A segunda boa nova é o Linea reestilizado, cuja produção foi colocada em xeque pela presença do próprio Dart sob a logo Fiat. Revelado em imagens na linha de produção da Tofas, na Turquia, o três volumes exibe novo estilo frontal, composto de grade e entradas de ar do para-choque acrescidas, além de cromados. Por dentro o painel deve evoluir, a exemplo do que ocorreu no Punto Evo. Há possibilidade do Linea 2013 ser lançado no Brasil até o fim do ano, somente alguns meses depois do hatch.


No futuro, quem sabe poderá conviver como opção inferior ao Viaggio, com chances de ser produzido na fábrica que a Fiat está construindo em Goiana (PE).