terça-feira, 7 de julho de 2009

TEST-DRIVE: ACTYON SPORTS

AME-A OU DEIXE-A - O design controverso da picape coreana Actyon Sports costuma gerar esse tipo de reação nas pessoas. Por isso seu maior atrativo é o preço, abaixo da média das equivalentes nacionais. Dotada de motor 2.0 turbodiesel de origem Mercedes-Benz, a SsangYong sai por R$ 89.990. E como ela não costuma ser cedida para avaliações da imprensa, fomos até uma concessionária conhecê-la. É o primeiro modelo da série Test-Drive, sinergia de conteúdo entre o Notícias Automotivas e o blog Motorgerais que pretende mostrar impressões como um consumidor comum.

Ao dirigir
No primeiro contato, com o veículo estático, o espaço interno parece estar acima da média. Fato confirmado ao me acomodar no banco do motorista, com regulagem de altura manual (elétrica, só opcional). Atrás, o banco vem com o terceiro encosto de cabeça e acomoda três adultos com certo conforto. No entanto, não consegui saber qual é a capacidade de carga da caçamba (bem como outras informações técnicas), seja pela loja, seja pelo site do fabricante. O acabamento é de boa qualidade, com ênfase no console central do painel voltado ao motorista e os comandos do rádio podendo ser acionados no volante.

Hora de levar a Actyon Sports para a pista, o motor só mostrou sua força com o turbo acionado. Abaixo disso, não espere nada próximo ao alto torque anunciado. O câmbio automático com duplo Shift-Tronic não dá a sensação de solavancos e troca de marchas suavemente. Alta e com ampla área envidraçada, a picape não nega visibilidade. Depois de tantos atributos, é hora de negociar. A loja aceita uma Frontier e uma Hilux para a troca, mas, definitivamente, a SsangYong não é tão conhecida e tão comercial como as picapes da Nissan e da Toyota. (B.F.)

FICHA TÉCNICA
SsangYong Actyon Sports

MOTOR - Quatro cilindros em linha, 16 válvulas, turbodiesel; potência de 141 cavalos a 4.000 rpm; torque de 31,6 kgfm de 1.800 a 2.700 rpm
TRANSMISSÃO - Automático, de seis velocidades
DIREÇÃO - Assistência hidráulica
SUSPENSÃO - N/D
FREIOS - N/D
RODAS/PNEUS - aro 16
DIMENSÕES - 4,96 metros de comprimento; 1,90 m de largura; 1,75 m de altura
PESO/CAPACIDADE DE CARGA - N/D

EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE - Freios ABS, airbags frontais, regulagem de altura dos faróis, rádio CD Player, rodas de liga leve aro 16, ar-condicionado automático, direção hidráulica, vidros e travas elétricas,

OPCIONAIS - Airbags laterais, bancos de couro, banco do motorista com regulagem elétrica, piloto automático e rodas de liga leve aro 18

BOM
- Desempenho
- Espaço interno

RUIM
- Design
- Valor de revenda

PREÇO: R$ 89.990

A6 EM MINAS

LANÇAMENTO - A Audi apresenta o novo A6 à imprensa automotiva mineira hoje na capital. Os jornalistas terão a oportunidade de guiar o sedã alemão -que recebeu diversos aprimoramentos estéticos e de conteúdo- até Ouro Preto, num trajeto de cerca de 100 km, a partir da concessionária Carbel. (B.F.)