terça-feira, 9 de março de 2010

Fiat é condenada pela justiça a fazer recall no Stilo


Todos os Stilo produzidos desde abril de 2004 deverão ter os cubos das rodas traseiras trocados por outros de aço forjado. A decisão de recall, por incrível o que pareça, não partiu da Fiat, mas sim do Ministério da Justiça. Depois de uma série investigações e processos, a decisão foi tomada com base em laudo do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, que também prevê multa de R$ 3 milhões para o fabricante, por não ter solucionado o problema (entre 2004 e 2008 ocorreram cerca de 30 acidentes).


Em comunicado, a Fiat qualificou a decisão como "inusitada" a afirmou que cumprirá a sentença. Para o fabricante, "os modelos não apresentam qualquer inconveniente nem risco ao consumidor, conforme sustenta laudo técnico elaborado por sua área de engenharia, confirmado pelo Inmetro e outras instituições técnicas". Proprietários do Stilo devem entrar em contato com um órgão de defesa do consumidor ou a própria Fiat, por meio do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), no telefone 0800 707 1000.

Exclusivo: Já em produção, novo Uno terá verde vibrante entre as opções de cores


A Fiat já produz o novo Uno (também conhecido como projeto 327) numa escala de três a cinco carros por dia. Enquanto o lançamento, marcado para abril em Salvador/BA, não chega, os protótipos continuam os testes com camuflagens dos tipos "zebrada" e pesada - onde só é possível ver algumas partes da carroceria. Neste caso, porém, algumas unidades já exibem em parte do capô e do teto quais cores serão adotadas.


Duas das tonalidades serão inéditas, como mostra o flagrante exclusivo de Motorgerais: um verde metálico claro, aplicado na versão Way (a esquerda na foto acima), e outro verde, sólido e vibrante como a tinta de uma caneta "marca-texto" (a direita, também na imagem). Também haverá opções de azul metálico escuro, cinza, prata, vermelho e preto. No interior, o painel terá diferentes tonalidades e texturas de acordo com a versão - há protótipos com acabamento de plástico e de tecido nas portas.


Outra novidade é que a versão Way já exibe o detalhe prateado no pára-choque traseiro e as rodas de liga leve de cinco raios (veja na foto abaixo). Os motores 1.0 e 1.4 Fire vão manter a potência atual de 73/75 cv (cavalos) e 85/86 cv, com gasolina e etanol, na ordem.

Toyota não comparece a audiência pública e deputado diz que vai levar casos ao Ministério Público


A Toyota não enviou nenhum representante à audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor, na manhã de hoje, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Em nota, o fabricante alegou impossibilidade de comparecer à reunião e pediu uma remarcação entre 4 e 9 de abril. O deputado Délio Malheiros (PV-MG), autor do requerimento para a audiência, ouviu os casos de três proprietários de Corolla envolvidos com problemas de aceleração.

Malheiros garantiu que irá procurar o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, em Brasília, na próxima quinta-feira. “Levarei os relatos, além de solicitar ao DPDC que tome, imediatamente, medida administrativa contra a Toyota”, afirmou. O deputado ainda solicitou ao Ministério Público, a abertura de procedimento para apurar a situação.

Motor 2.0 flex
Diante do aparecimento de possíveis problemas de aceleração no Corolla nacional, a Toyota anunciou hoje a chegada do motor 2.0 Dual VVT-i flexível em combustível (etanol e gasolina) para o sedã médio. Dados como potência e torque, no entanto, ainda não foram revelados pela marca japonesa. O carro será apresentado à imprensa na próxima semana (dias 15 e 16 de março) em Itu (SP).

Ford inicia vendas do Transit Chassi


Chega às concessionárias Ford de caminhões a versão Chassi do Transit, apresentada durante a Fenatran (Feira Nacional do Transporte), em outubro passado. O utilitário produzido na Turquia mantém o motor 2.4 Duratorq de 115 cavalos das versões Van e Furgão, freios ABS e o câmbio manual de seis velocidades, podendo ser conduzido com habilitação categoria B. Rádio CD com controle no volante, travamento automático das portas, vidros e retrovisores elétricos são equipamentos de série. Como único opcional há o ar-condicionado. O PBT (Peso Bruto Total) é de 3.500 kg, sendo 1.696 kg de carga útil.