segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Em primeiro contato, Toyota Etios agrada pelo acabamento


Primeiro carro compacto da Toyota à venda no país, a partir de outubro, o Etios brasileiro surpreende mais pelo acabamento do que no espaço interno, um dos diferenciais apregoados à ele no exterior. Foi esta a impressão de Motorgerais durante o contato inicial com o modelo, exposto em evento itinerane num shopping de Belo Horizonte. Ao lado do Toyota 86, esportivo recém lançado no Japão, e do híbrido Prius – importado a partir do segundo semestre - o Etios exibe um desenho retilíneo, repetindo a fórmula do Renault Logan. O conservadorismo dos japoneses fica ainda mais evidente na traseira do sedã, demasiadamente quadrada.



Bancos de veludo, apliques cromados e um painel onde o velocímetro e o conta-giros ficam ao centro, entretanto, quebram um pouco a aparência pouco atrativa por fora. Embora abuse de plástico no interior, o Etios aparenta uma excelente qualidade de construção. Um adulto de 1,90m de altura consegue se sentar com relativo conforto no banco traseiro, embora o terceiro apoio de cabeça não esteja presente.

Detalhe diferente entre o Etios hatch e o sedã, além das traseiras, é a distância entre-eixos. Além disso, o três volumes possui encosto maior no banco de trás. A capacidade do porta-malas, em ambos, é outro trunfo. Os preços irão de R$ 35 mil, no hatch equipado com motor 1.3, a R$ 48 mil, no sedã 1.5, valor alto considerando os principais concorrentes Volkswagen Gol e Voyage.



Motor 1.5 16v flex