quarta-feira, 7 de março de 2012

Mercedes-Benz Classe A vira hatchback em Genebra


Antiga aposta da Mercedes-Benz para o Brasil – onde foi produzido entre 1999 e 2005, sem fazer muito sucesso nas vendas – o Classe A aparece em sua terceira geração no Salão de Genebra, que abre as portas amanhã. Mas o que se vê agora não é um monovolume, e sim um hatchback. Com a premissa de “iniciar um capítulo completamente novo no segmento dos compactos” da marca da estrela de três pontas, o modelo exibe um desenho dinâmico, 18 cm mais próximo do solo, e interior que complementa esta essência esportiva.

Serão quatro as configurações de acabamento oferecidas: básica, Urban, Style e AMG Sport. A linha de motores a gasolina vai de unidades de 1,6 a 2 litros, com potência entre 115 hp a 211 hp, todos dotados de injeção direta de combustível, turbocompressão pelos gases de escapamento e função start/stop de série. A transmissão é manual de seis velocidades ou, opcionalmente, automática 7G-DCT de sete marchas, com dupla embreagem.


“Ele é completamente novo, até o último detalhe. Não é sempre que, na área do desenvolvimento automotivo, você tem a oportunidade de começar com uma folha de papel em branco. Nossos engenheiros e designers aproveitaram ao máximo esta oportunidade”, afirma o presidente do Conselho de Direção da Daimler AG e CEO da Mercedes-Benz Cars, Dieter Zetsche.

O carro chegará às concessionárias da Europa em setembro. No Brasil, desembarca importado em 2013.

Já imaginou um Focus 1.0? Agora ele é realidade


Entre as novidades da Ford no Salão de Genebra está o Focus 1.0 EcoBoost, versão equipada com motor turbo, de três cilindros, projetada para extrair níveis máximos de força e economia num bloco tão compacto que cabe sobre uma folha de papel tamanho A4. Desta forma, o motor – com 100 cv de potência – faz mais de 20 km por litro de combustível.

C3 Solaris reaparece na companhia do C4


Defasado há anos frente ao equivalente europeu, o Citroën C3 reaparece na série especial Solaris na companhia do C4. Ambos se diferenciam pela presença de um teto solar elétrico do tipo “spoiler”,que se desliza para trás e para cima ao ser aberto. Baseado na versão Exclusive, com motor 1.6 16v e câmbio automático sequencial, o C3 sai por R$ 48.490. Já o C4 Solaris é oferecido com câmbio manual ou automático, motor 2.0 16v e preços de R$ 61.300 e R$ 69.090, respectivamente.