terça-feira, 11 de agosto de 2009

LEAF, O NISSAN LIMPO

TECNOLOGIA - Carros elétricos são o que há de mais próximo de mobilidade limpa -que dispensa o uso de petróleo e não gera nenhum tipo de emissão de poluentes. Prova é a dupla Chevrolet Volt e Opel Ampera, prestes à chegar as lojas. Atentos, os japoneses não estão atrás e já mostraram o seu carro: o Nissan Leaf começa a ser vendido no Japão entre o final de 2010 e início de 2011, e na Europa até 2012. Dotado de um motor elétrico de 107 cavalos, ele é capaz de alcançar 140 km/h e tem uma automomia de 160 km. Com 4,44 metros, este hatch é quase do mesmo tamanho de um Peugeot 308 e Volkswagen Golf. No modo Recarga Rápida, suas baterias podem ter 80% de sua capacidade recarregada de 25 e 30 minutos. Para isso, basta conectá-lo à rede elétrica por meio de uma tampa na sua parte frontal. (B.F.)

GRUPO INVESTE EM PRODUÇÃO DE MOTOS EM ITAJUBÁ

DUAS RODAS - Dono da marca italiana LEM Motor, presente no Brasil desde 2005, o grupo Riba Motos Indústrias e Comércio assinou ontem, em Belo Horizonte, protocolo de intenções de investimentos de R$ 5 milhões para a instalação de uma fábrica e um centro de distribuição em Itajubá, no sul do Estado. O projeto iniciado em abril tem previsão de término ainda para agosto, quando as 400 primeiras motos devem sair da linha de montagem. A notícia foi divulgada pela Agência Minas.

O fabricante pretende produzir scooters movidos a gasolina e eletricidade, além de motos de alto desempenho para recreação e competições de minicross, uma especialidade da empresa. Segundo o representante da Riba Motos, Island Faria, a unidade em Minas Gerais deve gerar 21 empregos diretos e 47 empregos indiretos. Criada na Itália em 1973, a LEM Motos exporta 90% de sua produção, sendo que 35% responde a mercados fora da Europa. Na foto acima, Island Faria e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso. (B.F.)

PODEROSA PERUA

MERCADO - Depois do sedã e do cupê, a Mercedes-Benz apresenta a nova geração da carroceria station-wagon da Classe E, com vendas a partir de novembro, na Europa. Medindo 4,89 metros, o novo modelo -denominado Estate- traz em todas versões nove airbags, controle de velocidade ativo, abertura e fechamento automático da tampa do porta-malas, rebatimento total do banco traseiro (deixando o assoalho plano e com espaço para 1.950 litros de bagagem) e suspensão com molas pneumáticas, que podem regular a altura da traseira.

De início serão duas opções de motor a gasolina (3.5 V6 e 5.5 V8) e três a diesel (2.2 de 170 cavalos ou 204 cv e 3.0 de 231 cv). No entanto, mais opções virão no primeiro trimestre de 2010: 1.8 a gasolina, com injeção direta e potências de 184 cv e 204 cv e 2.2 diesel de 136 cv. O câmbio automático de sete velocidades é comum a todas as versões V6 e V8. Não há previsão de vendas no Brasil, segundo o fabricante, mas se seguir o cronograma do sedã a E Estate deverá desembarcar por aqui no primeiro semetre do próximo ano. (B.F.)

KA 2010

MERCADO - Mais itens de série e as novas cores azul Noronha (acima) e verde Laguna compõem as novidades da linha 2010 do Ford Ka, com preços iniciais de R$ 25.150 e R$ 30.450 nas versões 1.0 e 1.6, na ordem. Conta-giros, desligamento automáticos dos faróis, retrovisores com ajuste interno manual, para-sol do motorista com espelho e adesivo preto na coluna B passam a ser itens de série no Ka 1.0.

No entanto, diversos kits agregam outros equipamentos, oferecidos à parte: Class com versão Fly (ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos) por R$ 4.900, Neo com versão Fly (vidros elétricos, aquecedor, preparação para som nas portas, brake-light, lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro) por R$ 1.200, Prestige com versão Fly (vidros elétricos e direção hidráulica por R$ 2.800), Performer (rodas de liga leve aro 14) por R$ 800, Segurança (airbag duplo) por R$ 1.200, Somma (ar-condicionado) por R$ 2.600 e Tecno (calotas, rádio My Connection e instrumentação do painel exclusiva) por R$ 1.200. (B.F.)