quinta-feira, 5 de abril de 2012

Nissan revela NV200 final e novo Altima em Nova York


Enquanto não renova efetivamente o segmento dos médios no Brasil, a Nissan apresenta duas novidades nos Estados Unidos. A primeira é a versão final da NV200, minivan aprovada pelo órgão New York City Taxi and Limousine Commission (TLC) para uso exclusivo na Big Apple a partir do fim de 2013. Projetado “de dentro para fora”, o modelo foi escolhido – dentre outras opções – por oferecer airbags de cortina para motorista e passageiros do banco central e traseiro, controles de tração e estabilidade. O motor 2.0 é um quatro cilindros e a garantia é de 150 mil milhas.


A outra boa nova é a quinta geração do sedã Altima, principal atração da marca japonesa no Salão de Nova York, que abre as portas na sexta-feira (6). Redesenhado por completo, o modelo oferece como equipamentos de série bluetooth, monitoramento de pressão dos pneus, navegador, além de novos recursos de segurança: o aviso de objeto no ponto cego do veículo (BSW), alerta de mudança de faixa (LDW) e detetor de objetos (MOD).

Por dentro, os bancos dianteiros de couro foram inspirados no conceito de “gravidade zero” da Agência Especial Norte-Americana (NASA) e um novo sistema de informações no console do painel reúne dados de navegação, mensagens de texto e de áudio. São duas as opções de motor, ambas oferecidas com a transmissão Xtronic CVT de trocas continuamente variáveis: 2.5 quatro cilindros de 182 cv (cavalos) e 3.5 V6 de 270 cv. As vendas começam no segundo semestre do ano.



Honesto, Tiida Sedan 2013 chega com... novas rodas de liga-leve?!


Não bastasse o fato de ser considerado o patinho feio do segmento dos sedãs médios, o Tiida Sedan continua sem grandes mudanças após a chegada do Versa – apontado como seu sucessor. Ao lançar a linha 2013, a Nissan parece não estar preocupada com essa imagem: o modelo oferece como única novidade rodas de liga-leve aro 15 de série e aro 16 opcionais (por R$ 600). Está certo que as rodas deram uma repaginada no estilo quadradão, mas o farto pacote de equipamentos de série continua sendo o maior atrativo do três volumes, sugerido a partir de R$ 45.590.

Entre seus mimos estão airbags frontais, alarme, ar-condicionado, computador de bordo, direção com assistência elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos. O motor é um eficiente 1.8 16v aliado a um câmbio manual de seis velocidades e a garantia de três anos, claro, serve como outro bom argumento de vendas.

Lei da placa refletiva começa a valer


Entrou em vigor dia 1° de abril (e não é mentira) a lei que exige a presença de película refletiva nas placas de veículos novos e transferidos de município no Brasil. A exigência faz parte de alteração na Resolução 231 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), prevista para entrar em vigor em 1º de janeiro, mas que foi prorrogada pelo órgão.

Quem já tiver feito o emplacamento antes de abril não vai precisar trocar de placa. Os veículos que tiverem a documentação transferida para outro município, por outro lado, terão de ter o emplacamento refeito conforme a lei.

A medida, afirma o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), tem como objetivo aumentar a segurança no trânsito, em casos onde a visibilidade da placa fica comprometida – como em situações de chuva, neblina ou mesmo à noite. De acordo com a descrição da lei, publicada no Diário Oficial da União de 2 de agosto de 2011, a película refletiva deverá cobrir a superfície da placa, excluindo a borda, sendo flexível com adesivo sensível à pressão e conformável para suportar elongação necessária no processo produtivo.

Maiores para motos
A exigência de placas refletivas vem acompanhada do aumento da placa para motos zero quilômetro ou que também forem transferidas de município. O texto prevê que a altura das placas passe de 13,6cm para 17cm, e o comprimento de 18,7cm para 20cm.


Até então as placas refletivas eram facultativas para veículos de quatro rodas e obrigatórias para motocicletas.

Fotos: Machado´s Autoplacas e Componentes