quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Calendário de 2010 terá lançamentos como nunca



O ano mal começou, mas a previsão de novidades já promete superar toda a história da indústria no país. Em clara disputa com a Fiat pela liderança do mercado, a Volkswagen trará modelos inéditos, como a picape Amarok, e novas versões, como a Saveiro Crossover e o novo Gol Titan. Outras atrações serão reveladas durante a edição cinqüentenária do Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.

O principal alvo da Volks no Brasil é a Fiat, que planeja para abril ou junho o seu maior lançamento da década: a nova geração do Uno, conhecida como Projeto 327 e já revelada em detalhes por Motorgerais. Com teto alto, lanterna traseira elevada e uma evolução do atual motor 1.0 Fire, o compacto seguirá o estilo do Panda italiano. As novidades da marca mais vendida no mercado nacional não terminam por aí: no segundo semestre estréia a família de motores Tritec (1.4, 1.6 e 1.8), que aposenta o 1.8 de origem Powertrain e o hatch Bravo (acima), que de início poderá manter o Stilo no mercado.


Depois do Agile hatch, a Chevrolet prepara suas variações sedã e picape - esta, chega no segundo semestre. O sedã grande norte-americano Malibu também vem importado e o australiano Omega ganha ligeiras alterações, por dentro e por fora. Além dos motores 1.6 Sigma flex e 2.0 flex para o Focus, a Ford reestilizará o Fiesta como o Figo indiano (acima), que conserva a atual carroceria, mas traz parte do design kinetic da nova geração (que só chega aqui em 2011) em sua frente.



A Citroën inicia a produção brasileira da minivan C3 Picasso, em inédita versão aventureira, em setembro. Na onda dos compactos com aparência descolada, o fabricante francês também vai importar o recém-lançado DS3 (acima). Entretanto, antes de todos os lançamentos citados acima, a Peugeot lança a esperada 207 picape, em abril. Da Argentina virá o 308 Sedan, que promete não decepcionar no desenho traseiro tanto quanto o 307 três volumes. Depois de anunciar R$ 1 bilhão de investimentos para os próximos três anos, a Renault será mais tímida - expõe o sedã médio Fluence (abaixo) no Salão e reestiliza o Logan, como o modelo romeno da Dacia, em novembro.



O QUE VEM POR AÍ
Saiba quais serão as principais novidades do ano


Janeiro, fevereiro e março

Aston Martin Rapide
Bugatti Veyron
Bentley Continental GTC
BMW X1
Chery QQ
Chery Face
Chevrolet Classic (reestilização)
Chevrolet Omega (reestilização)
Fiat Uno (segunda geração)
Ford Focus 1.6 flex
Ford Focus 2.0 flex
Ford EcoSport (reestilização)
Hyundai Tucson (produção nacional)
Hyundai Genesis
Hyundai Santafe (reestilização)
Porsche 911 Turbo (sétima geração)
Subaru Legacy Subaru Outback
Volkswagen Saveiro Crossover
Volkswagen Amarok
Volkswagen Gol Titan (de nova geração)

Abril, maio e junho

Audi R8 Spyder
Chery A3
Citroën Berlingo
Hyundai Genesis Coupé
Peugeot 207 picape
Peugeot Partner
Volkswagen SpaceFox
Nissan Tiida (reestilização)

Julho, agosto e setembro

Fiat Idea (reestilização)
Chevrolet Agile picape
Chevrolet Malibu
Mitsubishi Pajero Dakar (produção nacional)

Outubro, novembro e dezembro

Audi A1
Audi A5 Sportback
BMW Série 5
Citroën C3 Picasso
Citroën DS3
Ferrari 458 Italia
Fiat Bravo
Ford Fiesta (reestilização)
Honda Civic 2.0
Hyundai Tucson iX 35
Kia Cadenza
Mercedes-Benz SLS
Peugeot RCZ
Peugeot 308 Sedan
Peugeot 3008
Porsche Cayenne (reestilização)
Renault Fluence
Toyota Corolla 2.0
Toyota Prius
Volkswagen Touareg (reestilização)
Volvo S60