quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Salão'2012: Mahindra aposta em utilitários compactos e novo topo de linha


A marca indiana Mahindra, representada no Brasil pelo grupo Bramont, apresentou no Salão’2012 três novos utilitários que serão importados a partir de 2013. Eles farão companhia à picape chassi, cabine dupla e o jipe Full 4x4 (anteriormente chamado de Scorpio) montados em esquema de CKD em Manaus (AM).

O primeiro novo modelo é o Quanto, um utilitário-esportivo compacto com dimensões próximas ao do Ford EcoSport. Impulsionado por um motor 2.2 turbodiesel de 120 cv (cavalos) de potência, o jipinho conta com o sistema start stopo, que desliga o motor quando o está parado e liga automaticamente assim que o pedal de embreagem é acionado. O câmbio é manual de cinco marchas, sem opção de transmissão automática – como no concorrente –, mas a lista de equipamentos de série é atraente e inclui airbags frontais, freios ABS com EBD, e computador de bordo. As vendas começam no segundo semestre do ano que vem.



Sob a mesma plataforma do Quanto, a Mahindra oferece a Genio, uma picapinha oferece em duas configurações de carroceria: cabine simples e dupla. Ambas vem com computador de bordo e volante com regulagem de altura.

No outro extremo da linha, a marca indiana passa a ser representada por novo topo de linha. Um autêntico utilitário-esportivo moderno, o XUV 500 é bem diferente da rusticidade do jipe Full montado em Manaus (AM), e marcado pelo desenho arrojado e imponente, além de poder levar sete passageiros. Recheado de tecnologia e seguro – recebeu quatro estrelas no teste australiano de segurança ANCAP, equivalente ao Euro NCAP e Latin NCAP – ele vem com o mesmo motor 2.2 dos demais, mas com potência de 140 cv, opção de câmbio manual de seis velocidades e tração 4x4. Seis airbags, ar-condicionado digital, piloto automático, monitoramento de pressão dos pneus, sensores de acendimento dos faróis e de chuva de série mostram que, com ele, a Mahindra quer mostrar que tem um utilitário-esportivo em pé de igualdade do Kia Sportage e Hyundai ix35.


[saiba mais]
Como funciona a fábrica:
A Mahindra monta a antiga família Scorpio no esquema CKD, quando as peças são importadas e o carro é montado.  Segundo a marca, a fábrica tem capacidade para montar 360 carros por mês, número que pode ser elevado com a possível montagem dos novos modelos ao Brasil.

Salão'2012: Cupês conceituais ressaltam desenho musculoso


Citroën e Ford aproveitam o Salão’2012 para apresentar aos brasileiros dois cupês conceituais já conhecidos lá fora, mas que carregam em suas linhas musculosas o futuro DNA de desenho dos fabricantes. Exposto no centro do estande da Citroën, o Survot reflete o que a marca pensa para um esportivo elétrico do futuro. Propondo uma visão radicalmente diferente do que já foi mostrado até então, o carro conceito alia glamour à extravagância da alta costura. Dois motores elétricos capazes de gerar juntos 300 cv movem o Survot, que assim é capaz de acelerar até 100 km/h em apenas cinco segundos e alcançar uma máxima de 260 km/h.


Fazendo companhia ao Mustang Boss 302 Laguna Seca 2013, o Fiesta ST Concept com motor 1.6 EcoBoost de 180 cv e a nova geração do Focus Sedan na Ford, o imponente Evos carrega a linguagem dos futuros lançamentos globais da marca do oval azul. Sob as linhas envolventes e superfícies refinadas estão soluções que serão adotadas no futuro. Ao mesmo tempo, o estudo compartilha elementos dos atuais carros da Ford, como a grade dianteira em formato de trapézio invertido e faróis oblíquos.