quarta-feira, 2 de setembro de 2009

TEST-DRIVE: EFFA ULC



PARA O TRABALHO. NÃO MUITO PESADO - Nos anos 90 a microvan Asia Towner se tornou um fenômeno no Brasil graças à sua praticidade e economia de combustível. Porém, ela foi descontinuada, os anos se passaram e o seu maior público -os profissionais autônomos- ficaram sem opção à altura. Pelo menos até a chegada de três modelos chineses bem semelhantes. O Effa ULC, versão passageiros, foi o primeiro deles a ser dirigido por Motorgerais para a série Test-Drive, sinergia de conteúdo com o site Notícias Automotivas que mostra as impressões como um consumidor comum.

Ao dirigir
Para os maiores de 1,85 m, como eu, o amplo espaço interno é a primeira característica ao ser notada logo ao entrar no interior. Sentado no banco do motorista, vem a primeira decepção: não há regulagem de altura para o volante. O acabamento é simples, com ênfase no plástico abundante no painel, nas portas e a forração dos bancos é semelhante a uma capa de proteção. Pode-se levar até sete passageiros (na configuração 2 + 2 + 3) e a visibilidade é ótima, graças aos amplos vidros laterais e traseiro.

Dada a partida, hora de guiar. Logo na saída o câmbio se mostra impraticável: é algo impreciso e extremamente difícil para se encaixar as marchas. É preciso ter certa manha. Embora seja 1.0, o motor com 47 cavalos e 7,4 kgfm de torque parece ter 800 cilindrada, também exigindo paciência. É difícil acompanhar o trânsito de uma avenida, mesmo pisando fundo no acelerador. A velocidade máxima anunciada pelo importador é de 100 km/h. Na hora de negociar, nos foram ofertadas duas opções de compra: uma ULC ano 2007 por R$ 26 mil e várias outras unidades ano 2008 por R$ 27.200, o que indica estoque antigo nas revendas. (B.F.)



FICHA TÉCNICA
Effa ULC (Ultra Light Comercial)

MOTOR - Quatro cilindros em linha, oito válvulas, a gasolina; potência de 47 cavalos a 5.000 rpm; torque de 7,4 kgfm de 3.500 rpm
TRANSMISSÃO - Manual, de cinco velocidades
DIREÇÃO - Mecânica, tipo pinhão e cremalheira
SUSPENSÃO - Dianteira independente, do tipo McPherson, com molas espirais e amortecedores pressurizados; traseira de eixo rígido com feixe de molas helicoidais e amortecedores pressurizados
FREIOS - Dianteiro a disco e traseiro com tambor auto-ajustável
RODAS/PNEUS - aro 13, 165/70
DIMENSÕES - 3,56 metros de comprimento; 1,60 m de largura; 1,67 m de altura
PESO/CAPACIDADE DE CARGA - 960 kg; 570 kg

EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE - Acendedor de cigarros, ar quente, rádio, desembaçador e limpador do vidro traseiro

OPCIONAIS - Não há

BOM
- Espaço interno
- Visibilidade

RUIM
- Acabamento
- Desempenho

PREÇO: R$ 26 mil (modelo 2007) e R$ 27.200 (modelo 2008)