terça-feira, 8 de novembro de 2011

Cobalt é espaçoso, mas peca em detalhes


O design frontal é quase igual ao do Agile, mas não se engane. O Chevrolet Cobalt, que estreia mundialmente no Brasil e substitui numa só tacada Astra e Corsa Sedan, não tem nada a ver com o criticado hatchback. Ao invés da velha plataforma do Corsa nacional de 1994, o novo sedã foi desenvolvido sobre a moderna base compacta da Opel, visando 40 mercados da África, América do Sul, Europa e Oriente Médio. Não foi a toa ele ter sido apresentado ainda como carro conceito no Salão de Buenos Aires. O resultado é um compacto por fora com espaço interno de sedã médio – algo próximo ao explorado pela Renault, com o Logan, e também agora no Nissan Versa.

Nas dimensões, o Cobalt prova que é um meio termo entre seus antecessores. O sedã mede 4,48 metros de comprimento, 1,74m de largura e 1,51 de altura. A distância entreeixos de 2,62 m, digna de carro maior, favorece o espaço no banco traseiro, que acomodaria três adultos com total conforto não fosse a incômoda presença do túnel central. No porta-malas, a capacidade para 563 litros é maior que a do próprio Cruze, que tem 450 litros.


O painel, que herdou o volante do Cruze (mas sem os comandos do rádio), mescla velocímetro e marcador de combustível digitais e um conta-giros analógico. A exemplo dos mais recentes lançamentos Chevrolet, a iluminação é em tom azul gelo. Mas a marca da gravata dourada se esqueceu de exibir a temperatura do motor. Existem 18 porta-objetos espalhados pelo interior.

De série
Ar-condicionado e direção hidráulica são equipamentos de série em todas as versões. Na LS, que começa em R$ 39.980, há também chave canivete com abertura a distância, banco do motorista com regulagem de altura e traseiro bipartido, desembaçador traseiro, trava elétrica das portas e porta-malas. A LT adiciona alarme, airbags frontais, coluna de direção regulável em  altura, freios ABS com EBD e vidros elétricos dianteiros. A topo de linha LTZ se diferencia por trazer computador de bordo, rádio CD MP3, faróis de neblina e rodas de liga leve aro 15. Ainda sim o Cobalt fica devendo itens de segurança básicos: cinco de três pontos e apoio de cabeça para quem viaja no meio do banco de trás.


O motor 1.4 flex de 97/102 cv (cavalos) é o mesmo utilizado por outros Chevrolet como Prisma e próprio antecessor, Corsa, mas com melhorias. Uma opção com motor 1.8 - que não é o Ecotec do Cruze – e transmissão automática de seis velocidades chega em abril de 2012, o que indica ainda que a marca não tem planos futuros para o apático câmbio Easytronic.

[saiba mais]
Preços do Chevrolet Cobalt:

1.4 LS – R$ 39.980
1.4 LT – R$ 43.780
1.4 LTZ – R$ 45.890


Peugeot 208 virá ao Brasil em 2013


Quando a Peugeot decidiu atualizar o 206 no Brasil, aplicou-lhe a frente, traseira, painel e o próprio nome do totalmente novo 207 europeu. O resultado da mentira nas vendas não foi animador. Mas a defasagem de produto finalmente está com os dias contados. A marca francesa anunciou que vai comercializar o recém apresentado 208 (este sim, verdadeiro) no Brasil a partir de 2013. O novo conviverá com o 207 tupiniquim, concorrendo com Fiat Punto e Ford New Fiesta. Para a produção local, a fábrica de Porto Real (RJ) será ampliada.