sábado, 28 de janeiro de 2012

Topo de linha, novo A8 L inicia temporada de lançamentos da Audi em 2012


Discreto por fora, extremamente requintado por dentro, o novo sedã Audi A8 L desembarca no Brasil como primeiro dos 20 lançamentos programados pela marca das quatro argolas para 2012. Equipado com motor 6.3 de 12 cilindros em forma de W, o modelo se diferencia do A8 pela distância entreeixos 13 centímetros maior e uma repleta lista tecnológica, que inclui desde recursos de segurança ao motorista – caso do piloto automático adaptativo – ao sistema de som Bang & Olufsen. Tudo por uma bagatela igualmente restrita: R$ 625 mil.

Presente desde a primeira geração do A8, há 15 anos, a carroceria de alumínio evoluiu e agora dispensa somente as colunas B, feitas de aço. Os 13 centímetros a mais deixaram o sedã com 5,27 metros de comprimento e 3,12 metros de entreeixos, garantindo mais conforto para os ocupantes do banco traseiro. Faróis são do tipo full LED, e incluem, no conjunto, luzes de neblina de 60 metros – quatro vezes mais que uma iluminação de nevoeiro convencional. As rodas de liga-leve tem aro de 19 poledas e pneus 255/45. No porta-malas cabem 510 litros de bagagem.


No interior, a lista de equipamentos agrega uma lista digna de chefes de estado, com ar-condicionado automático de quatro zonas, bancos dianteiros e traseiros ventilados e com função de massagem, cortinas elétricas para os vidros laterais traseiros e vidro traseiro, e teto solar panorâmico. O sistema de som é da marca  Bang & Olufsen, equipado com 19 alto falantes ativos, sistema 5.1 surround sound e amplificador de 1.400 watts de potência. O A8 L vem também com navegador, DVD, recepção de TV e Bluetooth. São 11 opções de cores externas e diversas combinações de cores dos assentos, paineis, tapetes e teto.


Motor 12 cilindros
O motor 6.3 W 12 se diferencia pelo arranjo compacto e leve. Em forma de W, é feito através de quatro fileiras de três cilindros cada, como dois blocos V6 juntos, com uma separação de 72º.
Dotado de injeção direta, produz 500 cv (cavalos) de potência a 6.200 rpm. Números que lhe conferem um desempenho digno de superesportivo: aceleração até 100 km/h em 4,7 segundos e máxima controlada em 250 km/h. A Audi anuncia um consumo médio de 8 km/litro (combinado cidade/estrada) e a emissão de CO2 de 290 g/km.

O câmbio Tiptronic de oito velocidades oferece opções de trocas por meio de alavanca seletora. Também de série, a tração integral quattro altera a distribuição entre os eixos conforme a necessidade.



[saiba mais]:
Anjos da guarda tecnológicos
Outros importantes recursos de segurança ao motorista diferenciam o A8 L no mercado. Entre eles está o Adaptative Cruise Control ou, traduzindo do inglês, piloto automático adaptativo. Integrado ao sistema Stop & Go, ele é capaz de desacelerar o novo A8 L e pará-lo completamente. Se o veículo da frente se mover, o Audi volta a se mover também.

Pre Sense Plus
É capaz de identificar possíveis situações de emergência, trabalhando  em colaboração com outros sistemas para iniciar medidas de proteção preventivas em caso de uma colisão iminente. Detectada o risco, o sistema aciona os freios automaticamente, modifica o posicionamento dos assentos, tenciona os cintos de segurança dianteiros e faz o fechamento total dos vidros e do teto solar. Aliado ao ACC Stop&Go, pode evitar possíveis colisões com o veículo da frente em velocidades acima de 30 km/h ou atenuar as consequências de tais acidentes. Primeiro, o motorista é alterado por meio de alertas sonoro e visual. Paralelamente, o sistema de freio é pré-carregado e os amortecedores da suspensão a ar adaptável ficam mais rígidos.

Night Vision
O assistente de visão noturna capta imagens por meio de uma câmera térmica instalada no emblema frontal do carro. Um computador transforma os dados e exibe as imagens na tela do painel de instrumentos. Infravermelho, a tecnologia capta até 300 metros diante do A8, dependendo da velocidade, reagindo ao calor emitido por pedestres ou animais.