quarta-feira, 5 de maio de 2010

Diferente e ergonômico, novo Uno parte de R$ 25.550 com motor 1.0 Fire Evo e duas portas


Você já leu quase tudo sobre o novo Uno nos blogs, como Motorgerais, que adiantaram a segunda geração do modelo. Faltavam detalhes como os preços, divulgados hoje pela Fiat durante a apresentação do carro à imprensa na Praia do Forte (BA). Na versão 1.0 Vivace, o hatch parte de R$ 25.550 e R$ 27.350 com duas e quatro portas, na ordem, e pode chegar a até R$ 31.870 na 1.4 Way 4p. Dentre os equipamentos de série, há relógio digital, hodômetros digitais total e parcial, brake-light de seis LEDs, apoios de cabeça traseiros rebaixados com regulagem de altura e calotas.

O estilo segue o conceito "Round Square", que mescla elementos quadrados e arredondados, a partir de um processo de criação onde os designers trabalharam lado a lado a um estúdio de pesquisa, fazendo perguntas e ouvindo clientes. Na dianteira, três elementos puramente estéticos e assimétricos identificam o carro. Os faróis são grandes, como no Uno original e a grade dianteira abriga uma peça em plástico onde está a placa. Nas laterais, os amplos retrovisores, caixas de rodas e ressaltos das portas repetem elementos quadrados. As lanternas em posição elevada, como no Punto e no italiano Panda, sugerem robustez.


Em contraste ao design externo, o interno explora formas arredondadas. O painel pode vir com o "insert molding", elementos gráficos coloridos. No quadro de instrumentos o display é iluminado por LED´s brancos e a versão Vivace traz com o Econômetro, indicador de consumo instantâneo já presente no Mille e Palio Fire. O tecido dos bancos e revestimentos das portas pode ser de tear, malha ou veludo, dependendo da configuração. Pode-se inclinar o banco traseiro em duas posições, de 11 a 14 porta-objetos estão espalhados e o porta-malas tem capacidade para 280 litros de bagagem.



Cheio de recheio
Logo acima da versão Vivace, a 1.0 Way traz alguns itens a mais de conforto e estilo, como barra longitudinal no teto, porta-luvas iluminado, conta-giros, faróis com máscara negra, lanternas traseiras fumê, suspensão elevada, anéis estéticos na grade dianteira, frisos laterais das portas com inscrição Way, detalhes estéticos nos para-choques dianteiro e traseiro e molduras nas caixas de roda.

Além dos equipamentos da versão Vivace (menos o econômetro), a 1.4 Attractive oferece cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e laterais traseiros retráteis de três pontos, conta-giros, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível, limpador e lavador do vidro traseiro com intermitência, retrovisores externos com comando interno, vidro traseiro térmico temporizado, volante com regulagem de altura, para-choques, maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor da carroceria, soleiras dianteiras e traseiras e frisos laterais nas portas.


Já a 1.4 Way traz a mais que a versão 1.0, pneus de uso misto, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível, console de teto, console central longo (dois porta-copos e porta-objetos), limpador e lavador do vidro traseiro com intermitência, retrovisores externos com comando interno, vidro traseiro térmico temporizado e volante com regulagem de altura, dentre outros.

[Quanto custa cada versão]

1.0 Vivace 2p - R$ 25.550
1.0 Vivace 4p - R$ 27.350
1.4 Attractive 2p - R$ 29.280
1.4 Attractive 4p - R$ 31.080
1.0 Way 2p - R$ 26.690
1.0 Way 4p - R$ 28.490
1.4 Way 2p - R$ 30.070
1.4 Way 4p - R$ 31.870

Motores 1.0 e 1.4 Fire Evo poluem e consomem menos

Evo. O termo abreviado à segunda geração de motores Fire sugere evolução em desempenho e consumo. Desenvolvidos pela FPT Powertrain Technologies, divisão do grupo Fiat, as unidades 1.0 e 1.4 que estreiam no novo Uno exigiram três anos de desenvolvimento e quase 20 mil horas de testes, além de uma nova linha de montagem em Betim (MG) automatizada em 60%. Componentes como bicos injetores, coletor de aspiração, pistões, eixos de comando, tampas de válvulas, tensor automático da correia de distribuição e central eletrônica de injeção foram refeitos também para reduzir a emissão de poluentes.

Para o motor 1.0, parte dos componentes foram projetados para aumentar o desempenho em baixas rotações e reduzir o atrito interno, resultando numa redução média de 3% no consumo de combustível. Os novos pistões têm design inspirado em modelos de competição, para reduzir o peso ao máximo, mantendo uma alta taxa de compressão, enquanto as bielas tiveram o comprimento aumentado em 26,5%, passando de 111,85 mm para 140,5 mm - fator fundamental para a redução do atrito.



Já o sistema Continuously Variable Cam Phaser (do inglês variador de fase contínuo) oferece ao propulsor 1.4  (acima) um recurso jamais existente entre motores de baixa cilindrada no Brasil. Trata-se de um novo sistema de distribuição que permite uma variação na fase entre eixo comando de válvulas e virabrequim de até 50° de forma contínua. Desta forma, é capaz de gerar uma redução de consumo de até 5%, além de permitir ganhos de desempenho em altas rotações.

Captiva 2.4 ganha equipamentos e opção de couro


A Chevrolet anuncia novos equipamentos de série e a opção de bancos de couro cinza para a versão 2.4 Ecotec do Captiva. Dentre os recursos, o utilitário-esportivo mexicano passa a contar com ar-condicionado automático, banco do motorista com ajuste elétrico, bancos dianteiros com aquecimento, volante e manopla de câmbio de couro e retrovisores externos com desembaçador. O preço inicial é de R$ 87.425.