terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Opel e Vauxhall revelam as primeiras fotos da segunda geração da minivan Meriva



Portas traseiras que se abrem ao contrário, do tipo "suicida", são uma das novidades da segunda geração da Meriva. As primeiras fotos da minivan, que estreia no Salão de Genebra (Suiça) em março foram reveladas pela Opel e Vauxhall, marcas da General Motors na Europa, e revelam um visual que mudou por inteiro, com linhas que lembram o sedã Insignia. Entretanto, quase tudo o que se vê já foi adiantado pelo carro conceito mostrado em 2008. Serão seis opções de motor, com potências de 75 cavalos a 140 cv. Segundo o fabricante, o consumo médio foi reduzido em 15% e a emissão média de poluentes é de 25g/km.




Etios, brasileiro em 2011, surge como protótipo




Muito se fala a respeito do Etios, futuro compacto a ser produzido pela Toyota, no final de 2011, em Sorocaba (SP). Hoje, enfim, ele foi revelado à imprensa durante o Salão de Nova Deli (Índia), mas ainda como protótipo. Pensado para países emergentes, o carro terá carrocerias hatch e sedã, motor 1.5 a gasolina e, num segundo momento, 1.2. Segundo o Engenheiro-Chefe do projeto, Yoshinori Noritake, seu desenvolvimento está sendo feito há quatro anos, por mais de dois mil profissionais. A Toyota planeja vender 70 mil unidades por ano, em todo o mundo, embora os países onde o carro será vendido ainda não foram revelados - embora China, Índia e Brasil já estejam dados como certos.


Segunda fase da Etiqueta Veicular ganha novo método de avaliação de consumo e a participação de Renault e Toyota



Um novo fator, que mede o consumo de combustível em condições reais de uso, passa a ser adotado na tabela 2010 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. Baseado num modelo da Agência de Proteção Ambiental norte-americana (EPA), o método, também estendido para a tabela 2009, avalia fatores (como qualidade do combustível, maneira de dirigir, uso do ar-condicionado, conservação das ruas e estradas, e calibragem dos pneus) que não podem ser avaliados em laboratório. Também passam a fazer parte do programa as marcas Renault e Toyota, que se somam à Fiat, Honda, Kia e Volkswagen, totalizando 67 modelos avaliados - cerca de 50% do volume de vendas do mercado nacional. Até 2009, na primeira fase do programa, havia 31 modelos inscritos.

O que é o programa
Concluída em dezembro pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) em parceria com o Conpet (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural), programa vinculado ao Ministério de Minas e Energia e desenvolvido pela Petrobras, a segunda fase da Etiqueta Veicular classifica os veículos de acordo com a eficiência energética por categoria. Ou seja, quanto eles despendem de energia para se locomover.

A classificação vai de "A" (mais eficiente) até "E" (menos eficiente). São considerados mais eficientes os automóveis que, nas mesmas condições, gastam menos energia em relação a seus pares e, portanto, consomem menos combustível. Para comparar veículos que usam combustíveis diferentes, os valores de consumo verificados em álcool e gasolina são convertidos em joule, unidade que mede a energia.

Iveco e Exército assinam contrato de R$ 6 bilhões para produção do Projeto VBTP-MR, o sucessor do Urutu




A Iveco e o Exército Brasileiro assinaram um contrato de R$ 6 bilhões para a produção de 2.044 unidades do Projeto VBTP-MR (Veículos Blindados para o Transporte de Pessoal Médio Sobre Rodas) em 20 anos. Os veículos, cuja produção tem previsão de início em 2012 e término em 2030, substituirão os antigos Urutu utilizados pelas Forças Armadas brasileiras. A cadeira produtiva deverá ter cerca de 110 fornecedores diretos e 600 indiretos.

Para o Exército, o projeto VBTP-MR significa aumentar a operacionalidade da força terrestre, incrementando a capacidade de atuação nas diversas missões onde a utilização desse tipo de veículo é adequada, por meio de diferentes configurações (transporte de pessoal, reconhecimento, socorro, ambulância, etc). A família terá peso de 18 toneladas, motor diesel, tração 6x6 e capacidade anfíbia, capaz de transportar 11 militares.