quarta-feira, 9 de maio de 2012

Chevrolet aplica teto-solar no Captiva 2012


Enquanto o utilitário-esportivo compacto Enjoy não chega ao Brasil, a Chevrolet vai atualizando o Captiva para deixá-lo atrativo num mercado onde as novidades não param. Após ganhar acabamento e motores aprimorados ano passado, o modelo mexicano chega à linha 2012 com novos equipamentos de série nas versões 2.4 e V6 AWD, de tração integral.

Na primeira opção, o ar-condicionado passa a ser automático, agora há o Remote Start – sistema que permite ligar o carro à distância –, banco do motorista com aquecimento e regulagens elétricas, iluminação nas sombreiras e retrovisores externos com desembaçador. O motor é o 2.4 16v Ecotec de 185 cv (cavalos) de potência e 23,8 kgfm, e a transmissão, automática sequencial de seis velocidades.


A versão V6 AWD também concentra as novidades no interior. Ou melhor, a única novidade: o teto-solar elétrico. Desde 2011, o Captiva topo de linha vem equipado com o novo motor 3.0 V6 de 268 cv, diferença de 7 cv em relação ao propulsor anterior. O torque é de 30,6 kgfm a 5.100 rpm.



De série, o utilitário-esportivo vem equipado ainda com importantes recursos de segurança. Entre eles estão airbagas frontais, laterais e do tipo cortina, freios ABS, controles de estabilidade e tração.


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Preços da linha 2012:

Captiva Sport 2.4 Ecotec – R$ 89.900
Captiva Sport V6 – R$ 96.600
Captiva Sport V6 AWD – R$ 101.900

Pelas terras do Brasil


BMW G 650 GS fica mais parruda na Sertão, versão desenvolvida bem ao gosto fora-de-estrada tupiniquim

Em 2009, a BMW iniciou a montagem da G 650 GS em parceria com a Dafra, em Manaus (AM). Tratava-se não somente de um grande passo para a marca alemã, atenta ao crescimento do mercado nacional, como também um marco – a fora-de-estrada foi a primeira moto da família GS construída em regime de CKD fora da Europa. O tempo passou e desde então mais de 4 mil unidades foram vendidas no país, consagrando o Brasil como um dos principais mercados para a BMW no mundo.

Toda essa atenção rendeu o primeiro fruto: a G 650 GS Sertão, versão mais aventureira do modelo voltada a quem não abre mão de incursões na terra. Apresentada no Salão das Duas Rodas 2011, ela chega às concessionárias por R$ 32.800 ostentando uma nomenclatura inexistente no idioma alemão, mas que também estará presente na Alemanha, Itália e Espanha, onde a moto é vendida desde outubro.


A carenagem é de uma mota mais parruda. Na dianteira, a roda aro 19 deu vez a uma maior, de 21 polegadas. A suspensão tem curso mais longo tanto na frente tanto atrás, com 210mm, o que diminui as chances do chassi bater no solo. Em todo caso, um protetor de alumínio foi adicionado sob o motor para proteção contra impactos. A distância entreeixos também cresceu: passou de 1,477mm para 1484mm. Nas dimensões, ela tem 2,18m de comprimento, 1,44m de altura e 920mm de largura.


Para-brisa ficou mais alto, para proteção de poeira e pedras. O assento também subiu e agora tem altura de 860mm (contra 800mm da G 650 GS). Outra novidade igualmente importante para a pilotagem na terra é o protetor de mão. Fora as novidades, os equipamentos de série são os mesmos, incluindo aquecedor de manoplas e freios ABS, que pode ser desabilitado para rodagem na terra por meio de um botão no lado esquerdo do guidão. Ainda assim, falta marcador de combustível e o tanque de combustível – com capacidade para somente 14 litros – é pequeno para o segmento.

Projetado pela BMW e produzido pela marca chinesa Loncin, o motor monocilíndrico de 652 cm³ possui injeção eletrônica e refrigeração líquida, gera 50 cv (cavalos) de potência e 6,11 kgfm de toque. A máxima anunciada é de 170 km/h. A BMW espera vender 500 unidades do modelo até o fim de 2012, uma média de 60 unidades/mês, contra 200 da G 650 GS standart.


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As grandes concorrentes da Sertão:

Honda XL 700V Transalp
Motor: dois cilindros, 680 cm³, 60 cv
Peso seco: 201 kg a 205 kg (com ABS)
Comprimento: 2,25 m
Tanque: 17,5 litros
Preço: a partir de R$ 31.800

Kawasaki Versys
Motor: dois cilindros, 649 cm³, 64 cv
Peso seco: n/d
Comprimento: 2,12 m
Tanque: 19 litros
Preço: a partir de R$ 29.990

Yamaha XT660Z Ténéré
Motor: um cilindro, 660 cm³, 48 cv
Peso seco: 186 kg
Comprimento: 2,24m
Tanque: 23 litros
Preço: R$ 31.110

Mitsubishi expõe Pajero Full em LED


Em alusão aos 30 anos do Pajero Full, a Mitsubishi aproveita a realização da SP Arte – um dos principais eventos do gênero na América Latina – para expor uma obra criada pelo consagrado artista Muti Randolph: o utilitário-esportivo em LED. “Foram usados tubos de ferro e cubos de acrílico com LED RGB controlados individualmente, aplicados em animações de linhas se deslocando em velocidades variadas, simulando o movimento do carro, vento, água e a poeira passando por ele”, explica o artista, que levou cerca de três meses para finalizar o projeto.

Com novo motor e transmissão, Daily inicia família Ecoline


Acompanhando a onda de lançamentos adequados à legislação antipoluentes Proconve P7, a Iveco apresenta a família Daily com motores aprimorados, câmbio de seis marchas no painel, inédita configuração Minibus e a denominação Ecoline. Com potência que varia entre 147 cv (na versão 35S14) a 170 cv, o motor 3.0 FPT FIC Dual Stage adota a tecnologia EGR (traduzindo do inglês, recirculação dos gases de exaustão), que dispensa a adição do Arla 32, e vem somado a uma nova transmissão ZF com a sexta marcha desmultiplicada (em overdrive). E economia de combustível, afirma a Iveco, chega a 9%.

Ar-condicionado automático, freios ABS com EBD, navegador, rádio CD MP3, retrovisores com aquecimento e tacógrafo. são opcionais para toda a linha. No furgão também são oferecidos câmera e sensor de estacionamento. Com capacidade que varia de 15 a 19 passageiros, a configuração Minibus pode vir nas versões 45S17, com entreeixos de 3,30 m, e 5517, de 3,95 m. O motor é o de 170 cv.


TRAKKER TAMBÉM
Outra novidade da família Ecoline da Iveco é o pesado fora-de-estrada Trakker com motor adequado à legislação e opção do câmbio automatizado Eurotronic de 16 marchas. Utilizando a tecnologia SCR, o motor Cursor 13 passa a gerar potências de 420 cv e 480 cv (acréscimo de 40 cavalos respectivamente) e toque até 18% superior. Outras boas evoluções estão no interior, com novo painel, sistema de engate da transmissão manual do tipo single H, e opção de cabine leito.

A lista de equipamentos de série inclui ar-condicionado, rádio CD MP3 e vidros elétricos. Além disso, duas novas versões de entreeixos passam a ser oferecidas para o cavalo mecânico: 3200mm e 3500mm. A Iveco promete também a chegada, até o fim do ano, da versão plataforma com 4800mm.

Cilindro de freio é motivo de recall da CB 300R 2012


A Honda convoca proprietários de 3.314 unidades da CB 300R 2012 para inspeção e, se necessário, substituição do cilindro mestre do freio dianteiro. Segundo a marca, algumas unidades da motocicleta podem apresentar perda súbita da capacidade de frenagem da roda dianteira, gerando risco de colisão ou queda. O recall deve ser agendado na central de atendimento da Honda (telefone 0800-701-3432), de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.

Para conferir se sua moto está inclusa na convocação, basta consultar o site www.honda.com.br/recall/motos e fazer uma pesquisa pelo número do chassi para verificar se a sua moto deve passar por este recall. Endereços e telefones de concessionárias podem ser obtidos em www.honda.com.br/concessionarias.