quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Filho fora do casamento


HB 20, o novo hatch compacto da Hyundai, inicia nova fase da marca no Brasil. Em versões 1.0 e 1.6 16v, ele tem o Fiat Palio e o Volkswagen Gol na mira

O sucesso de vendas foi o prenúncio. Agora, definitivamente consolidada no mercado, a Hyundai está prestes a iniciar uma nova fase no Brasil. Representada pelo grupo Caoa no país desde a década de 1990, a marca sul-coreana começará a atuar sob a batuta da matriz e com novos produtos compactos principalmente focados na América do Sul. O primeiro filho da prole fora do casamento é o hatchback compacto HB 20, que começa a ser produzido neste mês na nova fábrica de Piracicaba (SP) para chegar às concessionárias em outubro.

Seu objetivo: concorrer com os líderes do segmento Fiat Palio e Volkswagen Gol. Estilo sedutor, para isso, não falta ao HB 20. Compartilhando a linguagem de escultura fluída adotada pela Hyundai nos seus mais recentes lançamentos, como o utilitário-esportivo ix35, o hatch possui faróis afilados, capô encorpado e uma linha de cintura alta que lhe conferem uma estética bem mais arrojada que seus principais rivais. Um belo argumento de vendas para o consumidor brasileiro, ávido por design.


Embora ainda não tenha sido apresentado por inteiro, algumas imagens do carro completamente desnudo já foram reveladas pelo site UOL Carros durante gravação publicitária em plena Avenida Paulista, coração financeiro de São Paulo – oficialmente, somente projeções e imagens de algumas partes do modelo haviam sido reveladas –, o que comprova nosso discurso. O espaço interno, com altura do banco traseiro suficiente para passageiros de mais de 1,80 m, e a boa qualidade de construção (a exemplo de outros Hyundai), também deverão ser atrativos.


Sob o capô, ele herdará dois motores, ambos flex. O mais simples é o já conhecido 1.0 de três cilindros adotado no Kia Picanto (Kia e Hyundai pertencem a mesmo grupo, sinergia que somente agora começará a funcionar no Brasil...), com potência estimada entre 80 cv (cavalos) e 82 cv, com gasolina e etanol, respectivamente. A outra unidade é o 1.6 16 válvulas do Kia Soul, que por sua vez gera 130 cv com o combustível derivado da cana-de-açúcar. Nesse motor, aliás, haverá ainda câmbio automático de quatro velocidades, se o comprador não quiser optar pela tradicional caixa manual de cinco marchas.

As vendas, por mais incrível que pareça, ficarão sob responsabilidade de uma nova rede 130 de concessionárias independentes, o que, pelo menos até o momento, não foi oficializado. A Caoa não deverá nem tocar no HB 20, continuando responsável pela comercializado de modelos importados, adiantou o presidente da Hyundai no Brasil, Chang-Kyun Han. Como as concessionárias serão diferenciadas e quem vai operá-las? Ninguém sabe. O carro será apresentado à imprensa na próxima semana.



[saiba mais]
Os motores do HB 20
1.0    três cilindros do Kia Picanto, com potência aproximada de 80 cv e 82 cv
1.6 16 flex, o mesmo do Kia Picanto, com 130 cv

Expectativa de preço
A partir de R$ 28 mil

Maternidade
A fábrica de Piracicaba (SP) exigiu investimentos de US$ 600 milhões. Com 1.390.000 m² e 69.000 m² de área construída, também dará vida a uma variação aventureira do HB 20 e um inédito sedã compacto em 2013 ou no máximo 2014. Operando em dois turnos, a capacidade de produção é de 150 mil unidades/ano, número suficiente para balançar o segmento dos compactos. Mas ainda longe de ameaçar diretamente Palio e Gol.