quinta-feira, 15 de abril de 2010

Sem preço, Ferrari 458 Italia aparece no Brasil dia 20


Sucessora da F430, a 458 Italia será apresentada na próxima terça-feira (20), em São Paulo. A Via Italia, representante Ferrari no país, ainda não revelou o preço - que deve partir de R$ 1,8 milhão. O estilo ousado é assinado pelo estúdio Pininfarina e se diferencia pelas formas ressaltadas do capô e lanternas. Sob o vidro traseiro está o motor 4.5 V8 de 570 cv (cavalos) e 55 kgfm de torque, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e alcançar 325 km/h. Nada mal para um automóvel que pesa 1.380 kg.



Brazil Classics Fiat Show 2010 será de 2 a 5 de junho

"Um dos mais importantes eventos do antigomobilismo no Brasil está chegando". O aviso vêm do Veteran Car Club do Brasil, que prepara, com o apoio da Fiat, a edição 2010 do Brasil Classics Fiat Show. Neste ano, o encontro acontece de 2 a 5 de junho, como sempre, no Grande Hotel de Araxá (região do Alto Paranaíba mineiro). Aguarde a cobertura de Motorgerais e do jornal parceiro Correio de Araxá.

Carregador "inteligente" dianostica bateria de motocicletas

Falta de manutenção ou instalação de acessórios que demandam consumo elevado de energia, como faróis de xenon, tendem a ser tornar um problema para o motociclista. Como solução, a empresa catarinense Magnetron, especializada na produção de sistemas de energia e ignição para motos, oferece um novo carregador de baterias “inteligente”, que além de eliminar a popular “chupeta”, testa possíveis defeitos. O preço varia de acordo com a região do país.

“Ao perceber a situação da bateria, o carregador ajusta a corrente de carga, sendo três modalidades: 2, 6 ou 12 A”, comenta o engenheiro do fabricante, Marcos Pauletti. Comparado a um carregador comum, o “inteligente”, é apontado como três vezes mais rápido, tem controle eletrônico da carga inicial, monitoramento de tensão e corrente da carga, desligamento eletrônico e indicação de carga concluída.

Motorgerais responde: Quando virá o novo Polo?

Dúvidas e sugestões são publicadas pelo blog na seção Motorgerais responde. Se você tem alguma pergunta, envie um e-mail para motorgerais@gmail.com

Bruno, venho acompanhando o seu blog a alguns meses. Gostaria de saber se você tem informações sobre o novo Polo. Um conhecido que trabalha na engenharia da Volkswagen disse que o start-up da produção será na semana 14. Mas como ele não esta participando do projeto não pode confirmar qual modelo e nem mesmo para quando sera o lançamento. Estou otimista na possibilidade de vê-lo no Salão do Automóvel! O que você acha?

Hernane Macedo

“Hernane, de acordo outras publicações, a nova geração do Polo só deverá chegar ao Brasil em 2012. Não há flagras do modelo rodando em testes no país ainda, mas um sketch (desenho) do sedã circula na web. O seu conhecido não estaria falando de alguma série especial?”

Multiuso Partner reestilizado, agora também para passageiros, aparece na Reatech e chega em junho


Como a Fiat, que reestilizou o Doblò nacional tardiamente, a Peugeot somente agora apresenta o Partner com mudanças de estilo, durante a Reatech, em São Paulo. Na Europa, o multiuso já é vendido em nova geração. Produzido na Agentina, o modelo reestilizado chegará às lojas em junho, em três versões com motor 1.6 flex de até 113 cv (cavalos), incluindo uma inédita configuração de passageiros para o Brasil, com direito a adereços fora-de-estrada. Feira volta a tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, a Reatech acontece até o próximo dia 18 no Centro de Exposição Imigrantes em São Paulo.


SERVIÇO
Reatech (Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade)

Quando: de 15 a 18/04
Onde: Centro de Exposições Imigrantes - Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo
Horários: das 13h às 21h nos dias 15 e 16 (quinta e sexta-feira); das 10h00 às 19h00 nos dias 17 e 18 (sábado e domingo)
Entrada: gratuita

FPT divulga nome e logo dos motores E.torQ, que estreiam no Punto

A FPT Powertrain Technologies, divisão do grupo Fiat, confirmou o nome E.torQ para sua nova linha de motores, conforme adiantou Motorgerais. A denominação faz referência ao alto torque em baixas rotações, um dos principais atributos do propulsor. Já a letra E evoca características como engenharia, energia e ecologia.

O fabricante também divulgou a logomarca que identificará o motor nos modelos em que estará presente. A família E.torQ começou a ser produzida no início de 2010, em unidades 1.6 16v e 1.8 16v, flex e a gasolina. O primeiro Fiat a adotá-la será o Punto, ainda no primeiro semestre deste ano, seguido de Idea reestilizado, família Palio, Doblò e Linea, que ainda utilizam propulsores de origem Powertrain.

Gol Fest, aniversário de 30 anos, teve de sorteio à mosaico


Quase 25 mil pessoas foram ao Sambódromo paulistano no último sábado (10) para celebrar um aniversário. Não o de um artista, e muito menos de uma escola de samba, mas do Volkswagen Gol, carro mais vendido do Brasil que completou 30 anos de produção. De sorteio de três unidades à um mosaico de 460 automóveis da marca, que ao formar a palavra Gol entrou para o Guinness Book, o Gol Fest também teve shows musicais e acrobacias com a Equipe Steves.

Outro ponto alto foi a entrega da primeira placa preta ao modelo 1980, do paulistano Arnaldo Bruno, classificando-o como veículo de colecionador. Somente automóveis com 30 anos e que mantenham, no mínimo, 80% de seus itens originais podem fazer parte desta categoria, que passa pelo crivo da FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos). Desde que começou a ser produzido, o hatch soma mais de cinco milhões de unidades vendidas no mercado nacional.

 


Baseado no romeno, Logan nacional ganha estilo e interior suavizados, sem aumento de preços


Antes tachado de esquisito, o Renault Logan ganhou estilo atualizado ao Dacia europeu, mais harmônico, sem mudar muito. Opções de motores 1.0 16v e 1.6 8v foram mantidas, bem como os acabamentos Authentique e Expression, e os preços, que partem de R$ 28.690. Para a Renault, o sedã representa um divisor de águas. “Foi um modelo que aumentou a acessibilidade à marca, que tinha fama de importada”, comenta o Vice-Presidente Comercial da Renault do Brasil, Christian Pouillaude.

O estilo frontal ganhou novos faróis e grade maior, em plástico preto e friso cromado na parte superior. Três divisões compõem o para-choque, agora arredondado e encorpado. Nas laterais, mudam o desenho das calotas, rodas de liga-leve e há acabamento em preto fosco entre as portas. A traseira manteve o formato retilíneo, mas trouxe novas lanternas, tampa do porta-malas, com ligeiro relevo que remete a um aerofólio, e para-choque.


Pacote de segurança
Ficou parecido com o hatch Sandero, “o irmão caçula” da família, que ainda dará origem ao utilitário-esportivo Duster, em 2011, e uma nova picape. O interior evoluiu com um acabamento de melhor qualidade, outra instrumentação no painel e, finalmente, botões de acionamento dos vidros elétricos nas portas (antes, eles ficavam em incômoda posição no console central). Por mais R$ 2 mil, o Pack Segurança oferece airbags frontais, freios ABS e terceiro encosto de cabeça traseiro.


O pacote de equipamentos de série, no entanto, ainda é restrito. Na versão 1.0 16v Authentique, há somente alarme sonoro de luzes de advertência, brake-light, conta-giros e rodas aro 14. Os motores não mudam. O 1.0 16v oferece 76 cv (cavalos) e 77 cv com gasolina e etanol, e torque máximo de 10,1 kgfm. No 1.6 8v, a potência passa a 92 cv e 95 cv, na ordem. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre entre 11,8 segundos e 12,2 s e velocidade máxima chega aos 175 km/h com etanol.

Citroën convoca 6.125 C4 hatch e Pallas para recall no sistema de direção elétrica

Proprietários de C4 hatch e Pallas, ano/modelo 2009 e 2010, são convocados pela Citroën para um recall no sistema de direção elétrica. Segundo o fabricante, a direção pode endurecer em manobras rápidas. Como solução, o programa do módulo de controle será atualizado. Ao todo são 6.215 unidades envolvidas, sendo 1.273 hatch e 4.942 sedan. Os chassis variam de 9G533889 a AG518279, mas há carros neste intervalo que não foram incluídos. Outras informações: 0800-011-8088.