segunda-feira, 30 de julho de 2012

fortwo 2013 inicia nova estratégia da smart no Brasil


Lançado na Europa em abril, o smart fortwo 2013 chega ao Brasil. O minicarro passou por alterações pontuais de estilo e acabamento. A grade frontal, por exemplo, passa a ostentar o logotipo da marca e contorno prateado nas versões impulsionadas pelo motor turbo. No para-choque há nova entrada de ar e luzes diurnas de LEDs (diodos emissores de luz). Os pneus do smart mhd agregam as mesmas medidas das demais versões: 175/55 na dianteira e 195/50 na traseira. Além disso, o desenho das rodas mudou, foram adotados novos spoiler e saias laterais, que podem ser na cor preta mhd, ou na cor do carro.

A cor, aliás, também varia no interior do smart turbo. São três opções que envolvem bancos, painel e estofamento das portas: bege, preto ou vermelho. No cabrio, a capota pode vir colorida. A carroceria estreia a opção de cor cinza fosco. Exceto no mdh, o sistema multimídia conta com tela de 6,5 polegadas, navegador e rádio CD com DVD, entradas auxiliar, SD card e Bluetooth. Assistente de partida em ladeiras, ar-condicionado, controles de estabilidade, direção com assistência elétrica, freios ABS e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis são itens de série.


O motor é um 1.0 de 71 cv (cavalos) na versão mhd e 84 cv no smart turbo, sempre acoplado a um câmbio automatizado de cinco velocidades.
   
Rede integrada
Desde que chegou ao Brasil importado da França, em 2009, o fortwo acumula mais de 4 mil unidades vendidas no país. Em busca de redução de custos, a smart mudará sua estratégia no mercado local, vendendo os modelos num espaço dentro das concessionárias Mercedes-Benz – que detém controle sobre a marca –, em vez de concessionárias próprias. A ideia é manter vendedores e técnicos exclusivos.
Atualmente existem oito revendas smart no Brasil, em Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória. Até o fim de 2012, os planos da smart são inaugurar mais três concessionárias para o microcarro. Em 2013, outras duas.


[saiba mais]
Preços da linha 2013:

fortwo mhd coupé  – R$ 52.500
fortwo turbo coupé – R$ 68.500
fortwo turbo cabrio – R$ 72.500
fortwo turbo cabrio tritop (com capota colorida) – R$ 72.900

C3 Picasso e Aircross tem recall nos freios


Uma falha nos flexíveis dos freios dianteiros levou a Citroën à convocar proprietários das minivans C3 Picasso e Aircross 2010 a 2012 a um recall. De acordo com o fabricante, a montagem incorreta dos componentes pode provocar desgaste no contato com as peças do entorno e perda de fluído de freio, com risco de acidentes. O tempo estimado de serviço é de 1h30. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone 0800-011-8088 ou no site www.citroen.com.br.