sábado, 22 de setembro de 2012

Popularização japonesa


A partir de R$ 29.990, Etios coloca a Toyota na briga dos carros de entrada. 1.3 ou 1.5, hatch e sedã surpreendem no espaço interno, mas estilo é controverso.

Por Fernando Marcos Rodrigues

Sorocaba (SP) – Um carro prático, um tanto ousado, e confiável como qualquer outro Toyota. Assim é o Etios, primeiro modelo de entrada pensado pela marca japonesa para o Brasil. O modelo estreia nas carrocerias hatchback e sedã com motores 1.3 e 1.5 16v flex em quatro versões - básica, X, XS e XLS - a partir de R$ 29.990. Seu plano de vendas é ousado: 70 mil unidades ao ano. O nome Etios remete à palavra grega Ethos, que significa essência original.

Criado sob o conceito de simplicidade arrojada, o desenho do modelo não surpreende. Embora seja ousada em detalhes, a carroceria é marcada pelas formas retilíneas, o que, por outro lado, aumenta a sensação de espaço interno. Na dianteira, a combinação da grade curva e da abertura do para-choque remete à identidade de outros carros da Toyota, formando um sorriso. A silhueta lateral exbe uma linha fluida que parte do capô e vai até o aerofólio presente no hatch. Mesmo quadradão, o Etios apresenta um bom coeficente aerodinâmico: 0,33 cx no hatch e 0,31 cx no três volumes. Rodas são de liga-leve 15 polegadas ou 14 pol. com calotas. A traseira do sedã é um dos pontos mais controversos do projeto. As lanternas verticais ocupam boa parte do conjunto, numa solução estética semelhante à aplicada no concorrente Renault Logan.


Com instrumentação central, o painel traz uma maior originalidade ao interior. Dupla tonalidade e detalhes cromados acompanham as versões mais caras. Os bancos são um dos mimos do carro. Aconchegantes, possuem apoio lombar nos assentos da frente. Atrás, há apoios laterais e encosto alto no sedã, com boa distância para as pernas. A capacidade do porta-malas do três volumes é uma das maiores do segmento: 562 litros. O hatchback comporta 270 litros, ambos não considerando o rebatimento dos bancos traseiros.


Equipamentos
O Etios hatchback básico vem equipado com airbags frontais, porta-luvas ventilado, alertas visuais e sonoros do não afivelamento do cinto de segurança e abertura de portas. A versão X, também com motor 1.3, adiciona direção com regulagem de altura, aerofólio traseiro, direção com assistência elétrica, freios ABS com EDB, desembaçador do vidro traseiro e filtro anti-pólen. Ar-condicionado é oferecido como item opcional. No Etios XS, há ar-condicionado, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, sistema de áudio com rádio CD MP3, vidros e travas elétricas nas quatro portas, além de conta-giros, item comum à concorrência mas que, inexplicavelmente, não consta nas versões de entrada. A XLS traz ainda motor 1.5, faróis de neblina, grade dianteira com moldura cromada, rodas de liga leve de 15 polegadas, abertura do porta-malas por comando elétrico, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme. No Etios sedã, não existe a versão inicial e o único motor é o 1.5.

Os motores são inéditos no Brasil. O 1.3 16 gera 84 cv/90 cv (cavalos) e torque de 11,9 kgfm/ 12,8 kgfm, abastecido com gasolina e etanol, respectivamente, pequena diferença de potência em relação ao 1.5. Com gasolina, a segunda opção de motor vai aos 92 cv, enquanto com etanol, sobe para 96,5 cv. A aceleração até 100 km/h varia de 12,2 segundos a 11,1 segundos no hatch, enquanto o sedã demora até 11,8 segundos. Números de velocidade máxima não foram divulgados pela Toyota. Pelo menos inicialmente, só há uma opção de câmbio: manual de cinco marchas.



São sete as opções de cores: branco, preto, cinza, azul e prata (sedã e hatchback), verde e vermelho (disponível no hatchback). Nas versões X, XS e XLS, o Etios custa a partir de R$ 33.490, 38.790 e R$ 42.790, respectivamente.

O jornalista viajou a convite da Toyota


[saiba mais]: 
Primeira vitória

E por falar em Toyota, o TS030 híbrido guiado pela dupla Alexander Wurz e Nicolas Lapierre superou os dois R18 da Audi pela primeira vez na temporada’2012 do Mundial de Endurance. A façanha aconteceu sábado em Interlagos, durante as 6 Horas de São Paulo. Após conquistar a pole position na categoria LMP1, a Toyota Racing percorreu as 247 do autódromo paulista a uma média de 186 km/h, chegando a frente do Audi e-tron quattro do trio Marcel Fässler, André Lotterer, Benoit Tréluyer, em segundo, e do Audi R8 Ultra de Tom Kristensen, Allan McNish e Lucas Di Grassi, em terceiro. A próxima etapa do campeonato acontece de 27 a 29 de setembro no Bahrein. No Brasil, a corrida de resistência volta nos dias 29, 30 e 31 de agosto de 2013.


Toyota TS030